BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

9 passos para se tornar fluente em inglês

Aprender uma nova língua é um processo que demanda tempo e, ao longo do caminho, você vai precisar tomar muitas decisões. Com que frequência você deve estudar? Você deve ter um professor ou pode estudar por conta própria? Como você pode praticar o idioma todos os dias? O que você deve fazer se ficar entediado? Pensando nisso, neste guia vamos te orientar em cada etapa que você precisa seguir para se tornar fluente em inglês! Vamos começar?

Como me tornar fluente em inglês?

Abaixo estão os 9 passos que você precisa seguir para se tornar fluente em inglês. Depois de ler todos eles, você vai saber exatamente o que precisa fazer para aprender a falar a língua inglesa!

1. Defina uma meta

Seu primeiro passo para aprender inglês é definir uma meta. Fazer isso tem duas finalidades: em primeiro lugar, ter uma meta te deixa mais motivado, uma vez que você tem um objetivo concreto pelo qual vai trabalhar. Isso torna mais fácil acompanhar o seu progresso e decidir se está indo bem nos seus estudos. Em segundo lugar, se lembrar do seu objetivo e do motivo pelo qual começou a aprender inglês vai te ajudar a manter a motivação quando o estudo ficar difícil ou chato.

Lembre-se: há um motivo importante pelo qual você decidiu estudar e se tornar fluente em inglês! Alguns exemplos de metas para aprender o idioma incluem: atingir uma determinada pontuação em um teste de proficiência, ser capaz de entender seu programa favorito em inglês sem legendas ou mesmo de manter uma conversa com um amigo falando em inglês. Existem muitos outros objetivos que você pode escolher, então decida um que seja importante para você!

1-se-tornar-fluente-em-ingles
(Estée Janssens/Unsplash)

2. Crie um cronograma de estudo

Depois de definir uma meta, você precisa descobrir quando vai trabalhar para alcançá-la. Um cronograma de estudos é a melhor maneira de fazer isso.

Com um plano de estudos, você reserva um tempo para saber quando deve estudar e pode definir metas regulares. Muitas vezes é útil reservar o mesmo período de tempo para estudar – isso torna mais fácil lembrar quando você deve praticar e te ajuda a planejar o resto da sua programação em torno do aprendizado de inglês. 

Confira abaixo um exemplo de cronograma de estudo de uma semana.

Dia

Horário

Atividade

Habilidade

Segunda-feira

12:00-13:00

Escrever um texto de pelo menos 500 palavras em inglês

Escrita

Terça-feira

18:00-20:00

Ler um capítulo na apostila de inglês

Todas

Quarta-feira

12:00-13:00

Praticar com flashcards durante o almoço. Aprender pelo menos 10 novas palavras.

Vocabulário

Quinta-feira

18:00-20:00

Ler um capítulo na apostila de inglês

Todas

Sexta-feira

17:00-18:30

Conversar com alguém em inglês

Fala, Escuta

Sábado

14:00-16:00

Ler 100 páginas de um livro em inglês

Leitura

Domingo

FOLGA

-

-

Quanto mais detalhado for o seu cronograma de estudos, mais ele vai te ajudar. Tente planejar exatamente o que você vai fazer em cada sessão de estudo, como no exemplo acima. Além disso, certifique-se de reservar um tempo para praticar cada uma das quatro principais habilidades do inglês: leitura, escrita, escuta e fala.

3. Decida quais ferramentas você vai usar

Seu próximo passo é escolher as ferramentas que vai usar para estudar e se tornar fluente em inglês. Para te ajudar com isso, separamos abaixo seis dos recursos mais comuns, dando uma visão geral de cada um deles. Durante seus estudos, você provavelmente vai usar mais de uma ferramenta e pode até mesmo acabar utilizando todas as seis.

Professor individual

A tutoria individual é uma das maneiras mais rápidas de aprender um idioma. Com ela, você  vai se encontrar com um professor (pessoalmente ou online), discutir o que deseja aprender e onde deseja melhorar e, a cada sessão, o tutor terá uma aula preparada para vocês trabalharem juntos.

As aulas podem ser adaptadas para focar nas habilidades específicas de inglês que você deseja aprender, ou você pode pedir para estudar todas as áreas do idioma. Professores podem ser caros, mas um bom tutor vai descobrir exatamente o que você precisa estudar, fazer aulas sob medida para você e te motivar a continuar aprendendo.

Aulas de inglês

Em uma aula de inglês, você vai se encontrar regularmente com um professor e um grupo de outros alunos. Em cada um desses encontros, o professor vai te guiar por um plano de aula. Nesse caso, as melhores aulas são interativas, têm turmas pequenas e ensinam uma variedade de habilidades. Elas podem ser uma ótima maneira de praticar suas habilidades de conversação, conhecer outras pessoas que estão aprendendo e se manter organizado no aprendizado de inglês.

No entanto, você tende a não aprender tão rapidamente em uma turma quanto nas aulas individuais, já que a aula geralmente se move no ritmo do aluno mais lento. Existem muitas aulas de inglês disponíveis e você provavelmente pode encontrar uma perto de você pesquisando no Google “Aulas de inglês [sua cidade]” ou entrando em contato com uma escola de idiomas para conferir os preços e horários.

Programas online

Outra opção é um programa online como o Tentacle ou Duolingo. Esses programas fornecem estrutura e planos de aula a serem seguidos, mas nem sempre têm um professor para orientá-los. Isso os torna mais baratos e permite que você estude quando quiser, mas sua qualidade pode variar muito. Você pode encontrar outros exemplos pesquisando “programa de aprendizado de inglês online” no Google ou algo semelhante.

Livros didáticos e apostilas

Um livro didático pode ser uma ótima maneira de ajudar a melhorar suas habilidades em inglês, e os melhores vão tornar o seu aprendizado mais interativo, por meio de exercícios e quizzes. Bons livros também incluem clipes de áudio para que você possa praticar suas habilidades de escuta e fala. 

No entanto, tome cuidado para não confiar demais em um livro ou apostila. Ler um livro didático é uma das maneiras mais fáceis de estudar, e pode ser tentador apenas sentar no sofá e ler algumas páginas, em vez de fazer algo mais ativo, como escrever ou falar em inglês. Esse material pode ser um bom recurso, mas evite que ele seja a sua única ferramenta de aprendizado.

2-se-tornar-fluente-em-ingles
(Nenad Stojkovic/Flickr)

Podcasts

Ouvir podcasts é uma ótima maneira de fortalecer suas habilidades de escuta em inglês e aprender sobre um tópico que você acha interessante ao mesmo tempo. Os podcasts têm durações diversas, então você pode encaixá-los facilmente no seu tempo livre.

Existem muitos programas disponíveis, então você deve ser capaz de encontrar alguns sobre um tópico de seu interesse, seja esportes, notícias sobre celebridades, ciência e muito mais. Alguns podcasts específicos para alunos de inglês incluem o The English We Speak e o Breaking News English. Para tornar o ato de ouvir podcasts mais ativo, faça uma lista de todas as palavras que você não conhece enquanto ouve e as pesquise na internet depois.

Flashcards

Flashcards são outra boa ferramenta para adicionar à sua lista de recursos para se tornar fluente em inglês. Você pode fazer seus próprios cartões ou encontrar um “baralho” pronto na internet. Ao fazer seus flashcards, uma opção é escrever a palavra ou frase em português de um lado e a tradução em inglês do outro lado.

Você também pode escrever a palavra em inglês de um lado e sua definição, classe gramatical e um exemplo de frase do outro lado. Os flashcards são uma ótima maneira de aprender vocabulário!

4. Encontre outros estudantes inglês

Se puder, você também deve tentar encontrar um colega de estudo que também esteja aprendendo inglês. Isso porque a melhor maneira de aprender inglês é com outra pessoa! Primeiro, um parceiro pode ajudar a te motivar e se manter fiel ao plano de estudo, porque ele também vai saber se você está seguindo seu cronograma e fazendo progressos. 

Em segundo lugar, estudar com outras pessoas torna muito mais fácil praticar certas habilidades da língua inglesa, como fala e escuta. É claro que você pode falar inglês sozinho, mas vai aprender a falar muito mais rápido (e com muito mais desenvoltura) se conversar com outra pessoa.

O terceiro ponto é que, mesmo que o inglês da outra pessoa não seja perfeito, ela ainda pode te dar conselhos e feedbacks sobre como melhorar e detectar erros que você não tenha notado. E, por fim, estudar com amigos pode tornar o aprendizado de inglês mais divertido. Em vez de sentar na sua sala com um livro ou na frente do computador, você pode praticar seu inglês fazendo uma refeição com seus amigos e falando em inglês, assistindo a um filme em inglês e muitas outras atividades. Aprender inglês não precisa ser entediante!

Se você não conhece outras pessoas que também querem aprender a falar inglês, existem muitos lugares para encontrar alguém, principalmente na internet. O Meetup.com, por exemplo, é um site que permite a criação de grupos sobre tópicos específicos. Muitas áreas têm um grupo para pessoas que buscam praticar o inglês e, se não houver nenhum, você pode começar o seu próprio. Italki e Verbalplanet são outros dois sites onde você pode se conectar com outros estudantes. Quem sabe você não acaba fazendo amizade?

5. Comece a estudar

Depois de organizar o plano de estudos, as metas e os recursos que vai usar, é hora de começar a aprender inglês! Lembre-se de se guiar sempre pelos seus objetivos e metas, e não tenha medo de fazer alterações em sua programação de estudos ou nos recursos que for utilizar, caso sinta que não esteja fazendo o progresso que deseja. Nas etapas a seguir, damos conselhos sobre como manter seus estudos interessantes e eficientes.

6. Não tenha medo de cometer erros

Uma das principais coisas que impedem que os estudantes se tornem fluentes em inglês é o medo de cometer erros. Mas, se você quiser progredir no idioma, é importante aceitar que vai cometer muitos erros e também perceber que errar, na verdade, não é grande coisa.

Nesse caso, você pode achar menos intimidante praticar com outros estudantes de inglês que provavelmente também estão cometendo erros, ou então estudar com um falante nativo de inglês que está aprendendo português, para que ambos possam se corrigir. Acima de tudo, no entanto, é importante lembrar que cometer erros ao aprender um idioma é inevitável e pode acontecer com qualquer um. Tente se divertir e rir desses erros.

7. Incorpore o inglês no seu dia a dia

Depois de aprender a estudar inglês, é importante começar a incorporar o idioma em sua vida cotidiana. Você pode fazer todas as aulas que incluir no seu cronograma de estudo, mas se não começar a realmente “usar” o idioma, não vai fazer tanto progresso quanto poderia.

Ao aprender qualquer idioma, a repetição e a consistência são muito importantes. Para se tornar fluente em inglês, você precisa pensar com frequência e usar o idioma, mesmo que seja apenas por alguns minutos ou segundos de cada vez. Fazer isso regularmente garante que a linguagem permaneça na sua cabeça, o que torna o uso do idioma mais natural.

E a melhor parte é que você pode praticar o idioma durante o tempo livre que tiver. Se for andar de ônibus, tente traduzir as palavras das placas na estrada para o inglês. Enquanto estiver esperando na fila do supermercado, olhe para o seu carrinho e tente lembrar o nome de todos os itens em inglês. Pequenas coisas como essas não exigem muito esforço e podem realmente fazer a diferença na rapidez com que você aprende o idioma.

Confira abaixo outras maneiras de incorporar o inglês no seu dia a dia:

  • Escreva sua lista de compras em inglês;
  • Coloque legendas em inglês enquanto assiste TV;
  • Ouça músicas ou uma estação de rádio em inglês enquanto trabalha;
  • Mantenha um diário em inglês e anote o que você fez naquele dia;
  • Faça posts em inglês nas suas redes sociais;
  • Baixe um dicionário de inglês no seu celular para que você possa procurar facilmente qualquer palavra que não conhece;
  • Traduza para o inglês todos os pôsteres ou outdoors que você ver nas proximidades;
  • Leia os rótulos dos produtos em inglês quando estiver fazendo compras.

8. Torne o aprendizado de inglês divertido

Muitas vezes, as pessoas pensam que aprender inglês significa passar horas presa no quarto com um livro de gramática ou folheando pilhas e pilhas de cartões de vocabulário. Embora nem todo segundo que você gastar estudando inglês seja agradável, ainda pode ser uma experiência divertida no geral!

A melhor maneira de estudar inglês é fazendo esse processo se tornar divertido e interessante para você. Ao tornar o aprendizado mais leve, você vai ficar mais motivado para continuar aprendendo, mesmo quando as coisas ficarem um pouco chatas ou você estiver frustrado com a falta de progresso. Aqui, o segredo é conectar o estudo às coisas que você já gosta de fazer e aos interesses que já possui.

Você ama carros? Então pegue algumas revistas de automóveis em inglês e as leia. Gosta de esportes? Assista a jogos e partidas narrados em inglês. Tem um livro favorito? Encontre uma tradução do livro para o inglês e a use para a sua prática de leitura. Fale sobre seu programa de TV favorito em inglês com um amigo, junte-se a um grupo online (em inglês) relativo a um hobby que você adora, aprenda a letra de sua música favorita em inglês, etc. Existem muitas oportunidades para transformar o aprendizado de inglês em algo que você fica animado de fazer.

3-se-tornar-fluente-em-ingles
(Mahrous Houses/Unsplash)

9. Avalie o seu plano de estudo regularmente

Conforme continua aprendendo inglês, você deve fazer uma pausa periodicamente e pensar sobre como seu plano de estudos está funcionando. Você está fazendo o progresso que deseja? O seu horário de estudo se encaixa no resto da sua programação? Você ainda se sente motivado para continuar praticando?

Aprender e se tornar fluente em inglês é um processo longo, e você não deve pensar que o plano de estudo que elaborou lá no início vai funcionar perfeitamente em todo o processo. Mais ou menos a cada mês, pare e pense se seu cronograma está funcionando e em quais pontos você pode fazer melhorias. 

Não está fazendo o progresso que você deseja com suas habilidades de conversação? Mude a maneira como você pratica e talvez tente alguns novos recursos. Continua perdendo suas sessões de estudo? Altere o tempo que você reserva para estudar para que funcione melhor com sua programação. Está perdendo a motivação para continuar aprendendo? Experimente um novo método ou recrute um amigo para te ajudar a continuar estudando.

Ao atualizar regularmente seu plano de estudos, você vai garantir que está fazendo exatamente o que precisa para atingir seu objetivo na língua inglesa.

Conclusão: como atingir a fluência?

Se você não tem certeza de como estudar para se tornar fluente em inglês, pode ser útil ter um guia para mostrar quais etapas seguir antes de começar o processo de aprendizado. A melhor maneira de aprender inglês é ter um plano bem definido antes de começar a estudar, com um cronograma de estudos delimitado e metas regulares para te manter motivado.

Se você quiser saber como se tornar fluente em inglês, siga estas nove etapas:

  1. Defina uma meta;
  2. Crie um cronograma de estudo;
  3. Decida quais ferramentas você vai usar;
  4. Encontre outros estudantes inglês;
  5. Comece a estudar;
  6. Não tenha medo de cometer erros;
  7. Incorpore o inglês no seu dia a dia;
  8. Torne o aprendizado de inglês divertido;
  9. Avalie o seu plano de estudo regularmente.

Se você seguir essas etapas, vai saber exatamente como se tornar fluente em inglês e vai continuar progredindo e motivado até atingir seu objetivo.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe o passo a passo para se tornar fluente em inglês, que tal ir atrás de uma oportunidade internacional? Com a nossa mentoria especializada você terá todo o apoio necessário para conhecer os mais diferentes tipos de intercâmbio e encontrar o melhor para você! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil. Mas corre que as vagas são limitadas, hein?

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

19 Jun 2021

Postagens recentes