BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Sorbonne: conheça uma das melhores universidades da França

A Sorbonne talvez seja uma das universidades mais conhecidas da França. Não é à toa: ela é considerada a terceira melhor do país tanto pelo QS World University Rankings quanto pelo Times Higher Education World University Rankings. Mas você sabia que ela é uma instituição relativamente nova e nem sempre teve esse nome? No texto de hoje, vamos contar um pouco sobre toda a história que levou à formação da Sorbonne e como ela se encontra atualmente. Vamos lá?

Por dentro da Sorbonne

História

A Sorbonne é, na realidade, um edifício histórico no Quartier Latin, em Paris. A Universidade La Sorbonne, por sua vez, foi fundada originalmente no século XII, exatamente nesse prédio, se tornando mais tarde uma parte e o centro físico da Universidade de Paris, a qual contava com diversos colégios e faculdades, como ocorre até hoje na Universidade de Oxford, por exemplo. 

Em 1971, no entanto, seguindo as mudanças sociais reivindicadas pela população francesa em maio de 1968 e também por conta do seu grande número de alunos, a Universidade de Paris foi dividida em 13 instituições diferentes, sendo estas numeradas de 1 a 13. Várias dessas universidades mantiveram a palavra “Sorbonne” como parte de seu nome. A Paris III, por exemplo, se chamava Université de la Sorbonne Nouvelle.

A Sorbonne atual, que aparece próxima ao topo da maioria dos rankings de universidades francesas, surgiu há apenas três anos – em 2018. Ela nasceu da fusão de duas das instituições que formavam a antiga Universidade de Paris: a Université Paris-Sorbonne e a Université Pierre-et-Marie-Curie (ou Paris IV e VI, respectivamente). Sim, é um pouco confuso, não é?

1-sorbonne
(TEDizen/Flickr)

Atualidade

Atualmente, após a unificação entre a Paris IV e VI, a Sorbonne possui três subdivisões: a Faculdade de Letras; a Faculdade de Ciências e Engenharia, e a Faculdade de Medicina. Na primeira, estão concentrados os cursos mais voltados para as Ciências Humanas, como História, Filosofia, Música e Línguas.

Já na Faculdade de Ciências e Engenharia estão 125 laboratórios de pesquisa, entre eles o Institut Henri Poincaré, de Matemática; o LIP6, de Informática/Ciências da Computação; e o Laboratoire Kastler-Brossel, de Física Quântica (que é dividido com a Université PSL). Por último, a Faculdade de Medicina está dividida entre alguns hospitais universitários, como o Hôpital Pitié-Salpêtrière, o Hôpital Saint-Antoine e o Hôpital Armand Trousseau.

Números

A Sorbonne é uma universidade grande: hoje em dia estão matriculados por lá mais de 55 mil estudantes, sendo quase 10 mil deles intercambistas. Esses alunos e alunas são orientados por cerca de 6.400 docentes (espalhados por mais de 137 unidades de pesquisa dentro das 3 três faculdades) e 3.600 funcionários administrativos. Quase 10 mil alunos se formam a cada ano e cerca de mil títulos de doutorado são concedidos por lá anualmente.

A instituição conta com um orçamento anual de €656 milhões, ou mais de R$4 bilhões. Ela oferece, ao todo, 53 diplomas de graduação, incluindo 19 cursos bi-disciplinares e 33 mestrados, com mais de 30 especializações. Esses cursos são ministrados em 5 campi principais: Sorbonne, Jussieu (ou Pierre-et-Marie-Curie), Maison de la Recherche, Clignancourt et Malesherbes e Institut d'Art et d'Archéologie. Além deles, há ainda alguns centros menores espalhados por Paris e um campus em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

2-sorbonne
Biblioteca inter-universitária da Sorbonne, dividida com outras ex-instituições da Universidade de Paris (Zantastik/Wikimedia Commons)

No campus Pierre-et-Marie-Curie, a Sorbonne abriga a sede do Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos, que reúne 14 estações de biologia marinha em 9 países do continente. Entre essas estações, três fazem parte da Sorbonne: a Estação Biológica Roscoff, o Observatório Oceanológico Villefranche-sur-Mer e o Observatório Oceanológico Banyuls-sur-Mer.

Seis institutos de pesquisa multidisciplinar foram criados pela universidade para estudar os desafios sociais contemporâneos: o Instituto de Ciências da Computação e Dados (ISCSD), o Instituto Universitário de Engenharia da Saúde (IUIS), o Instituto de Transição Ambiental (ITE), o Heritage Institute, o Collegium Musicae, e o Sorbonne Centre for Artificial Intelligence (SCAI).

Ex-alunos notáveis:

  • Artur Ávila (franco-brasileiro ganhador da Medalha Fields);
  • Laurent Gbagbo (presidente da Costa do Marfim de 2000 a 2011);
  • Xavier de Moulins (jornalista e apresentador de televisão francês);
  • Dominique Strauss-Kahn (diretor do Fundo Monetário Internacional de 2007 a 2011);
  • Alexander Stubb (primeiro-ministro da Finlândia entre 2014 e 2015).

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Sorbonne e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

27 Abr 2021

Postagens recentes
10 melhores universidades da França

Listamos as melhores universidades da França para você que sonha em fazer intercâmbio na terra dos croissants e dos macarons. Confira!

Ana Clara Reis
19 Fev 2025