O programa de bolsas Stipendium Hungaricum é desenvolvido pelo governo da Hungria. O objetivo é atrair os estudantes mais renomados do exterior para diversos níveis de estudo, desde graduação até o doutorado, no país europeu.

Só para que você tenha uma ideia: no ano letivo 2021/2022 são cerca de 7 mil bolsistas, dentre cursos de especialização, bacharelado, mestrado e PhD. Portanto, independente de qual seja seu nível de ensino hoje, você pode se planejar para aplicar para ser um bolsista na Hungria, através do programa Stipendium Hungaricum.

Vamos conhecer mais sobre essa oportunidade de estudar na Europa com bolsa de estudos? Confira agora mesmo!

(Ljubomir Zarkovic/Unsplash)

O que é o Stipendium Hungaricum? 

O Stipendium Hungaricum é um programa de bolsas de estudos, exclusivo para estudantes intercambistas. A proposta é baseada em acordos de cooperação assinados pelos ministérios da educação de diferentes países com a República da Hungria. 

Hoje em dia, o Stipendium Hungaricum possui mais de 60 parceiros em cinco continentes do mundo. Dentre eles, existe uma parceria brasileira: através da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação no Brasil. 

O programa é organizado pela Tempus Public Foundation. Essa é uma organização ligada ao governo húngaro, que tem como missão principal aumentar o número de estrangeiros na Hungria e incentivar as instituições de ensino a atrair estudantes de excelência. 

Ou seja, esse é um “prato cheio” para quem quer estudar na Europa, afinal, a Hungria está buscando os estudantes estrangeiros para incentivá-los a estudarem por lá!

O que exatamente as bolsas para estudar na Hungria cobrem? 

As bolsas para estudar na Hungria estão distribuídas em vários níveis de estudo: graduação, mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e intercâmbios de 6 ou 12 meses para a educação superior.

O programa vai cobrir as anuidades e demais taxas universitárias, além de oferecer um auxílio mensal que varia entre 390 e 500 euros para doutorado e de 120 euros para os demais cursos por todo o período de aulas. 

 

Como ser selecionado para ser um bolsista Stipendium Hungaricum?

O interesse dos estudantes estrangeiros pelo programa de bolsas da Hungria tem crescido bastante. Para 2020/2021, houve um aumento de 39% nas aplicações. Foram, no total, 49.578 interessados. Desse número, 96% aplicam para programas de graduação. Chama a atenção que a maioria dos estudantes interessados têm origem asiática e representam mais de 27 mil estudantes. Na última edição, 1.740 estudantes da América Latina e Central aplicaram. 

Hoje em dia, são 11 mil bolsistas que estão estudando na Hungria através do programa de bolsas, vindos de mais de 80 países diferentes. As áreas de maior interesse são: Ciência da Computação e Tecnologia da Informação; Ciências Econômicas, Ciência da Engenharia, Ciências Naturais e Medicina e Ciências da Saúde. 

Os dados comprovam que esse é um programa de bolsas muito disputado, principalmente para quem quer estudar na Europa. A dica primordial para quem quer ser aprovado é caprichar na aplicação, além dos bons resultados acadêmicos, saber se diferenciar dos demais milhares de candidatos vai fazer toda a diferença para ser aprovado. 

E se você quer contar com quem entende do assunto, pode ser um dos nossos mentorados de sucesso. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para se juntar ao nosso time!