Talvez você até já tenha ouvido falar sobre summer job no exterior. Mas você sabe realmente o que é isso? Nós fizemos um guia de informações para te explicar e também para mostrar por que você deveria fazer um. E já adiantamos que pode ter certeza que o seu futuro profissional agradece bastante!
O que é um Summer Job?
O summer job é um estágio que acontece durante o período de férias, no verão. Quando pensamos em férias de verão, geralmente, nós imaginamos uma pessoa relaxando ao sol em uma praia ou cachoeira, não é? Mas esse tempo ocioso pode ser utilizado para ganhar experiência profissional.
Essa é a proposta dos summer jobs: aproveitar as férias para realizar algum estágio, que costuma ser de meio-período, e se iniciar na vida profissional. Apesar do summer job ser mais comum, o estágio também pode ser um winter job, aí você já sabe: é um estágio durante as férias, só que de inverno.
Com os summer jobs, é possível ter uma experiência de intercâmbio que vai te dar um ótimo retorno. Você pode aprender e praticar uma língua, como o francês ou o inglês, e conhecer novas pessoas e culturas. E a melhor parte é que dá para fazer tudo isso e ainda aprimorar o seu currículo e ganhar dinheiro para isso!
Mas se liga: alguns summer jobs são remunerados, enquanto outros não são. Isso é o mesmo que acontece no Brasil com estágios que pagam e outros que são gratuitos. Por isso, é importante verificar qual oportunidade vale mais a pena para você, já que um estágio não remunerado, mas em uma empresa muito reconhecida pode valer a pena!
É importante lembrar que as oportunidades de summer jobs surgem em momentos diferentes, dependendo de onde você quer ir. Se você quer ter essa experiência na Europa ou na América do Norte, eles são disponibilizados nas férias de verão do hemisfério norte, que são no meio do ano.
Agora, em lugares como a Austrália, ou outras localidades abaixo da linha do Equador, o esquema é o mesmo do Brasil, com o verão no final e no começo do ano.
Também é importante lembrar que existem dois tipos de summer jobs. A primeira categoria são os summer jobs profissionais, que é quando a experiência do intercambista acontece em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.
A segunda categoria são os summer jobs acadêmicos que, como o próprio nome diz, acontece em universidades. Geralmente, eles são trabalhos de pesquisa, laboratórios e outras atividades do tipo.
6 motivos para fazer um Summer Job
Confira agora alguns motivos que podem te fazer se interessar em passar pela experiência do summer job:
1. Desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais
As empresas valorizam muito as experiências apresentadas nos currículos. Dito isso, os summer jobs oferecem oportunidades para expandir as suas habilidades profissionais em ambientes bem diferentes daqueles com os quais você está acostumado. Isso pega muito bem para sua imagem em qualquer seleção profissional!
Além disso, um summer job é uma ótima oportunidade para aprender a ouvir instruções de superiores e realizar as tarefas de forma adequada, e ainda: em outra língua. Isso requer ainda mais atenção, compromisso, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas. Todas essas são qualidades muito valorizadas pelas empresas.
Já as habilidades pessoais que você aprenderá ou desenvolverá durante um summer job poderão te ajudar tanto na sua vida acadêmica quanto na sua carreira profissional. Algumas dessas habilidades são:
- Gerenciamento de tempo e projeto;
- Boa comunicação;
- Capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
- Organização.
Em outras palavras, além de desenvolver habilidades naturais que já são da sua personalidade, você também ganhará mais confiança para desenvolver novas habilidades.
Enquanto estiver trabalhando em um summer job, certifique-se de receber qualquer tipo de feedback construtivo dos seus colegas e chefes para, assim, melhorar seu desempenho. Lembre-se que sua reputação não se baseia apenas em suas habilidades, mas também em sua capacidade de se adaptar e aprender.
2. Criação de novas conexões profissionais
Em um summer job, você vai desenvolver diversos relacionamentos positivos com uma grande variedade de pessoas, enquanto faz suas tarefas diárias. Ou seja, os empregos de verão fornecem um meio para interagir com colegas de trabalho mais experientes. E essa é a oportunidade ideal para começar a criar um bom networking profissional.
Não se esqueça que um contato profissional bem estabelecido pode significar uma indicação vantajosa de trabalho lá na frente. E isso faz toda a diferença especialmente em um cenário de tanta competitividade no mercado de trabalho como temos hoje em dia! Afinal, um summer job pode acabar se transformando em um emprego de tempo integral no futuro.
As pessoas que trabalharam com você podem fazer a diferença mesmo para ser selecionado para outra vaga. Isso é ainda mais importante se você ainda não tem muita experiência. As empresas costumam ver com bons olhos um candidato quando um profissional bem posicionado em sua área estar fazendo uma indicação.
Mas lembre-se que, para ser efetivo, o seu networking deve ser bem escolhido. Então, na hora de pedir por referência, peça para os gerentes com os quais você trabalhou de perto ou colegas de trabalho que o treinaram durante o summer job.
3. Ganho de independência
É triste dizer isso, mas em algum momento nós temos que sair de debaixo das asas dos nossos pais. Essa independência faz toda a diferença quando você começa a construir sua vida adulta, e um summer job é um ótimo ponto de partida para ganhar autonomia. Você não só ganha dinheiro, como também novas experiências e mais autoconfiança.
4. Vantagem competitiva para depois da graduação
Muita gente termina a graduação sem conseguir uma experiência de estágio aqui no Brasil, e isso com toda certeza causa um impacto negativo na hora de procurar emprego no "mundo real", fora da faculdade.
Nesse cenário, um summer job pode te colocar anos-luz à frente da concorrência. Afinal, lembre-se que muitos empregadores estarão mais dispostos a contratar candidatos que já tenham passado por certas experiências, não só por saberem mais, mas também porque irão representar um esforço a menos de treinamento por parte das empresas.
5. Obtenha todas as vantagens de um trabalho em tempo integral
Ao fazer um summer job em uma empresa lá fora, você poderá receber uma série de benefícios, que vão além do salário que será pago. Isso porque um summer job em tempo integral fora do Brasil geralmente vem com pagamento de férias, pagamento de feriado legal e benefícios como passe para utilização de academia, por exemplo.
E claro, não se esqueça também que você estará ganhando em moedas bem mais valorizadas que a nossa, e poderá até juntar um dinheiro para trazer de volta ao Brasil.
Além disso, o summer job ou o winter job podem ser uma porta de entrada para aquela instituição ou empresa. É que, com um trabalho bacana sendo desenvolvido pelo estudante, sempre há a possibilidade de que a empresa ofereça outras grandes chances, como a de ampliar o estágio ou bolsa de estudos para o summer job acadêmico ou até mesmo efetivação para os profissionais.
6. Teste um plano de carreira
Não é sempre que nós temos a possibilidade de experimentar uma posição profissional antes de nos candidatarmos para oportunidades nesse setor. E um summer job permite exatamente isso, ao dar a chance para que você entenda completamente como são determinadas funções em diferentes setores e verifique, através da prática, qual ambiente de trabalho é ideal para você.
Ou seja, fazer um summer job é a oportunidade perfeita para determinar o que você gosta e o que não gosta dentro das possibilidades da sua área profissional antes de se jogar de cabeça no mundo do trabalho pós-faculdade.
Também é uma ótima forma de entender quais são os seus pontos de destaque e quais funções podem ser mais adequadas para o seu perfil. Tudo isso, com toda certeza, irá te ajudar bastante na hora de buscar um "emprego de verdade".
Qual é o visto para summer job?
Dentre os destinos mais procurados quando falamos de intercâmbio (principalmente com a língua inglesa), estão os Estados Unidos e o Reino Unido. Para ambos os países é preciso um visto especial para realizar um summer job.
Nos Estados Unidos, o visto necessário para realizar um summer job é o J-1. Os vistos para visitantes de intercâmbio são para aqueles estrangeiros que contam com participação aprovada em programas de visitante de intercâmbio nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM — 15 tipos de visto americano para brasileiros
O viajante será cadastrado no Sistema de Informações de Vistos de Estudante e Intercâmbio (SEVIS). Na maioria dos casos, o interessado deve pagar a taxa SEVIS, por meio de um cartão de crédito internacional.
Já no caso do Reino Unido, será necessário aplicar para o visa T5 (Temporary Worker). Ou seja, é uma autorização de permanência para trabalho temporário por lá que vai permitir que você realize um estágio.
Quem pode fazer summer job?
Todos os interessados podem fazer um summer job. O objetivo é adquirir a experiência na sua área, muitas vezes para quem é universitário, recém formado ou aqueles que têm mais experiência na área acadêmica e precisam de uma oportunidade para o mercado de trabalho.
Como o propósito é aprender, desenvolver habilidades e conquistar seu espaço e networking no mercado profissional, essa é uma oportunidade muito ampla. Qualquer pessoa pode aplicar para esse estágio temporário, desde que tenha mais de 18 anos
A grande diferença entre o estágio e o summer job é a duração. É que o internship pode ser mais extenso, enquanto o summer/winter job tem prazo mais definido de cerca 3 meses, normalmente apenas durante o verão ou inverno. No caso do verão, entre junho, julho e agosto e no inverno, entre dezembro, janeiro e fevereiro.
Apesar da duração média de 3 meses, o summer job pode ser menor, de cerca de 1 mês. Isso é muito legal, porque favorece estudantes que têm apenas 1 mês de férias a conseguirem aplicar e realizar esse tipo de estágio fora.
Ao contrário do Brasil, no exterior não é necessário experiência para conseguir a experiência. O que as empresas e universidades querem é conhecer seus planos, sonhos e como aquela instituição pode contribuir para a sua realização.
Não serão avaliadas suas notas do ensino médio ou da faculdade, mas, sim, suas características como proatividade, espírito de liderança e vontade de aprender. Por isso, podemos dizer que o summer job é para todos que desejam aprender e gerar resultados para a instituição.
E vale lembrar que uma experiência internacional tem um peso enorme no currículo. As empresas e universidades do exterior muitas vezes têm uma demanda muito forte de funcionários e estagiários e para suprir essa necessidade, muitos oferecem oportunidades para os brasileiros.
Onde achar vagas para o Summer Job?
Você pode utilizar o site oficial das instituições acadêmicas ou das empresas para verificar se há vagas em aberto. Além disso, uma dica legal é procurar no LinkedIn ou no próprio buscador da internet, já que, por lá, você pode digitar da seguinte forma: [sua área ou profissão em inglês] internship e aí é só ler, com muita atenção, qual a vaga e quais são os critérios.
É importante ficar atendo, porque alguns estágios exigem que os candidatos cumpram determinados requisitos. Assim como acontece aqui no Brasil, algumas vagas determinam que você deve estar matriculado na faculdade, ou em um período específico do curso, por isso vale conferir.
Como se inscrever para o Summer Job?
Agora que você já sabe o que é summer job, pode começar a pensar em se inscrever para um. A aplicação acontece, geralmente, online e de forma gratuita.
Não é preciso ir para fora do país antes de demonstrar interesse em uma oportunidade. Basta conferir as oportunidades nos sites oficiais, aplicar por formulário virtual ou por e-mail e realizar as entrevistas. O processo é tão simples que as entrevistas também são remotas, por chamada ou e-mail mesmo!
O que realmente pode te ajudar a ser aprovado é uma boa preparação! Já pensou ter alguém que já viveu essa experiência para tirar todas as suas dúvidas? É isso que a nossa mentoria especializada te oferece. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!
*Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022)