Já pensou em ser aceito em uma faculdade nos Estados Unidos sem precisar do seu resultado do SAT ou do ACT? Pois é, essa é a realidade da admissão de algumas instituições de ensino, chamadas de faculdades test-blind.
As faculdades test-blind não exigem que você apresente seu score dos testes ACT ou SAT. Ou seja, são escolas que deixaram de lado esse resultado durante o processo de admissão.
Por isso, preparamos esse artigo para você entender como funciona a aplicação para essas faculdades test-blind, quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de seleção, quais as instituições que seguem esse modelo e se, no seu caso, vale a pena aplicar para uma delas!
Faculdades test-blind não exigem ACT ou SAT
Primeiro, precisamos esclarecer o que é o SAT (Scholastic Aptitude Test) e o ACT (American College Testing). Esses são dois testes padronizados utilizados na seleção de alunos. É como se fosse o “Enem” dos Estados Unidos para averiguar qual o nível de conhecimento dos interessados.
É por meio dessas provas que as universidades conseguem avaliar os seus possíveis alunos sob um mesmo parâmetro de avaliação. Apesar do mesmo objetivo, os dois testes têm formatos diferentes e também enfoques distintos.
Já as faculdades test-blind são as instituições que não consideram sua nota nos testes para a admissão. Na prática, isso significa que mesmo que você realize as provas e envie seu resultado, ele não será analisado durante o processo de seleção de forma alguma.
Para as universidades que adotam essa política na sua seleção, os candidatos não têm seu resultado visualizado pela equipe de admissões e, com isso, a nota final não tem papel no aceite.
É que a equipe responsável pela seleção das faculdades test-blind acredita que outros aspectos da aplicação são mais eficazes para indicar o potencial acadêmico dos alunos do que apenas um teste.
Ou seja, serão considerados, de forma geral, sua entrevista, cartas de motivação e de recomendação e teste de proficiência, além dos formulários burocráticos. Todos esses itens terão um peso muito maior durante a seleção — portanto, é hora de caprichar muito mais nesses aspectos do application.
É importante, ainda, diferenciar uma faculdade test-blind de uma que determina os testes como opcionais. Você pode estar mais familiarizado com o conceito de test optional, mas não é o mesmo conceito. No caso de teste opcional, o candidato pode escolher se deseja enviar suas pontuações de teste com sua inscrição.
No teste opcional, se você decidir por enviar suas pontuações SAT/ACT, o processo de admissão vai levá-las em consideração. Isso significa que, apesar de não ser o critério mais importante para a seleção, ele será analisado. Já no test-blind, mesmo que você resolva enviar seu resultado, ele não será avaliado de forma alguma. Portanto, não terá vantagens ou desvantagens com base em seu score.
Vantagens e desvantagens das faculdades test-blind
Agora que você já sabe que as faculdades test-blind não exigem o sua nota do SAT ou ACT, podemos aprofundar mais nos benefícios e desvantagens desse modelo de seleção.
Prós das faculdades test-blind
1. Você não precisa se preocupar com a sua nota no SAT ou ACT
Existem alguns benefícios de investir em uma escola test-blind. O primeiro deles é não precisar se preocupar com a sua pontuação de teste.
Para muitos candidatos, a vantagem mais chamativa de se inscrever para faculdades test-blind é exatamente que você não precisa enviar as pontuações dos testes!
Isso porque se preparar e fazer o SAT/ACT requer muito tempo, esforço e dinheiro. Também é importante lembrar que, às vezes, você se preparou muito e está totalmente pronto para o exame, mas alguma questão física ou psicológica, até mesmo nervosismo ou ansiedade, pode atrapalhar o seu desempenho.
Quando você aplica para faculdades test-blind, você pode se dedicar ao máximo nos demais itens da sua inscrição. Inclusive, ter uma preocupação a menos pode deixar o período de aplicação menos estressante.
Portanto, se você sofre ao realizar provas ou até mesmo se cobra demais que os resultados sejam perfeitos, pode pensar sobre a possibilidade de investir em uma escola que tenha essa política de não exigir ACT ou SAT.
2. Você vai poder se concentrar nos outros pilares do application
Outro pró é que, de fato, você pode se concentrar em outras partes do seu application. São diversos itens que precisam ser cumpridos para uma aplicação de sucesso, como a essay que trata dos seus motivos de interesse em se candidatar para essa instituição em especial.
Sem a pressão adicional do SAT/ACT, você tem a chance de realmente aprimorar outras partes da sua inscrição. A dica é concentrar sua energia em escrever a redação, escolher bem aqueles professores que vão escrever uma carta de recomendação que destaca seus conhecimentos e habilidades e até mesmo dedicar uma atenção especial ao preencher seus formulários.
Além disso, quando tiramos requisitos de pontuação do teste da aplicação, muitos estudantes podem se sentir mais à vontade durante a aplicação. É que, nas faculdades test-blind, o potencial do aluno não é resumido apenas às estatísticas do exame.
Com isso, muitos interessados entendem que uma chance melhor de chamar a atenção dos recrutadores durante a seleção. Afinal, uma prova de cerca de 3 horas, pode definir seu futuro quando falamos do processo mais tradicional em instituições que não tem a política do test-blind.
Contra das faculdades test-blind
1. Mesmo que suas notas sejam boas, elas não serão consideradas
Os desafios de uma aplicação em escolas test-blind dependem do perfil do aluno. É que se por um lado para um grupo de estudantes não apresentar seus scores é uma possibilidade positiva, para outros nem tanto.
É que se você tiver um resultado ótimo nos testes, as políticas de admissão test-blind não permitem que você utilize-o a seu favor. Um score de 1.600 no SAT ou acima de 20 no ACT pode tornar sua inscrição ainda mais impressionante em instituições que exigem os resultados, mas nas faculdades test-blind o resultado nem mesmo será visto pela banca examinadora.
Por essa razão, se você acredita que suas chances de admissão são maiores com a sua nota, aquelas com sistema test-blind não são tão indicadas.
2. Os outros pontos do seu application tem uma avaliação mais subjetiva que suas notas
Da mesma forma, quando você não pode fornecer as pontuações dos testes para ajudar a construir a imagem do seu potencial acadêmico, você tem que “colocar para jogo” todas suas qualidades nos demais itens da aplicação.
Embora seja sempre importante fazer o melhor possível em suas redações, currículos e cartas de recomendação, esses critérios são mais subjetivos do que uma nota. Portanto, caso você não se sinta seguro em deixar de lado seus resultados nos testes, pode repensar sobre as instituições test-blind.
3. As políticas de test-blind podem mudar
Outro ponto muito importante que deve ser considerado quando se decide se fará o teste do ACT/SAT é que, comumente, as políticas que não exigem o pontuação são temporárias. Algumas das instituições aderiram a esse modelo para 2021 e 2022, mas não vão renovar a política.
Portanto, a recomendação é sempre de verificar na sua college list quais delas mantém de forma permanente o test-blind. É porque uma parcela das escolas adotou o formato sem os testes por um período determinado de tempo.
Caso você queira manter suas opções em aberto, pode ser uma boa possibilidade realizar o SAT ou ACT para se inscrever tanto em escolas com teste obrigatório, quanto naquelas que dispensam a apresentação das notas.
Faculdades test-blind
Algumas instituições de ensino são test-blind de forma permanente. Isso significa que elas sempre têm essa política de desconsiderar o resultado do SAT e ACT durante seu processo de seleção.
Já outras faculdades e universidades aplicam esse modelo durante um período determinado de tempo, como até o outono de 2023 ou já indicam que vão seguir com essa política até o ano de 2024.
Por isso, separamos algumas instituições que são, de forma definitiva, test-blind e outras que estão com essa oportunidade em aberto.
1. Universidade Politécnica de Worcester
A Worcester Polytechnic University (WPI) faz parte do grupo de instituições que se tornou test-blind. A escola está em 93.º dentre as melhores faculdades de engenharia norte-americanas, segundo o US News. Desde março de 2021, a universidade revisou suas políticas e deixou de lado as notas do ACT/SAT para aprovação dos alunos.
Essa não foi a primeira mudança que a universidade colocou em prática. É que a escola já tinha os testes como opcionais há mais de 13 anos após se tornar a primeira universidade de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, no inglês original science, technology, engineering and mathematics) a não exigir o score em seu processo de admissão.
A mudança já está valendo para os alunos que vão se inscrever no outono de 2022. Segundo o site da universidade, a direção “apoia a missão de expandir o acesso a uma educação de alta qualidade para todos os alunos” e, com a novidade, pretende eliminar barreiras e desigualdades durante a seleção.
2. Instituto de Tecnologia da California (Caltech)
Uma das faculdades test-blind mais reconhecidas é o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Localizada em Pasadena (CA), a escola é classificada como a 9.ª melhor dos EUA, de acordo com o US News.
Porém, a Caltech implementou essa política de admissões apenas até o ciclo de inscritos do outono de 2023. A mudança foi colocada em vigor por conta da pandemia da Covid-19, e foi prorrogada em 2021, 2022 e 2023.
Apesar de não utilizar a nomenclatura de test-blind, o formato é reconhecido, portanto, durante esse período não serão exigidos e nem considerados os resultados ACT/SAT.
Um aspecto importante é que o instituto destaca que a medida vale também para atletas internacionais, pessoas educadas em homeschooling e alunos-atletas que estão solicitando admissão no primeiro ano.
Dessa forma, se você tem interesse nesta instituição e não quer depender da sua nota, é importante ficar atento ao prazo de vigência.
3. Sistema Universitário da Califórnia
O Estado da Califórnia tem algumas das melhores universidades do mundo: a Universidade da Califórnia (UC). Ela é a responsável por universidade como UC-Berkeley e a UCLA, todas públicas.
Para a alegria dos interessados, a instituição não vai exigir os testes padronizados nem para a admissão e nem para as bolsas de estudos até 2024. Essa política está em vigor em todas as universidades ligadas à UC e é aplicável a todos os candidatos do primeiro ano, incluindo os estudantes internacionais.
Apesar de não considerar o sua nota para a seleção, você pode enviá-la se desejar. Isso porque seus resultados podem ser utilizados para colocá-lo em cursos que correspondam ao seu nível de preparação a universidade, porém não é obrigatório e nem mesmo exigido.
Outras faculdades test-blind
Por fim, se você se inscrever em uma faculdade sem testes, é importante ter em mente que as pontuações podem ser usadas como critério em outros momentos além da admissão. Portanto, esse pode ser um ponto importante de consideração na hora de decidir sobre realizar ou não o SAT/ACT.
Além dessas instituições, outras faculdades são test-blind de forma permanente. Lembrando que as políticas podem ser alteradas pelas universidades, caso a comissão de seleção julgue necessário, tanto tornando obrigatória a apresentação dos testes, quanto deixando como facultativo. Confira algumas opções a seguir:
Instituição de ensino |
Localização |
Hampshire College |
Amherst |
Loyola University New Orleans |
New Orleans |
Northern Michigan University |
Marquette |
Washington State University |
Pullman |
University of Chicago |
Chicago |
Michigan State University |
East Lansing |
Northern Illinois University |
Dekalb |
Devo aplicar para faculdade test-blind?
Depende! Se você acredita que os seus testes do SAT/ACT serão seu grande diferencial na hora da aplicação, pode não ser uma boa ideia aplicar para uma faculdade test-blind.
Já para aqueles que acreditam que uma nota não deve ser o suficiente para expressar todo o potencial do estudante e gostariam de dedicar seus esforços e seu tempo preparando os demais itens da aplicação, com certeza pode ser uma boa oportunidade nos Estados Unidos.
Portanto, a melhor escolha varia de acordo com o perfil do estudante. No caso dos alunos internacionais, pode ser uma boa ideia investir em uma escola test-blind, já que além de toda a documentação básica (essay, carta de recomendação, formulários etc), o estudante ainda precisa se preocupar com o teste de proficiência no idioma e com a burocracia do visto.
E caso você decida investir em uma universidade nos Estados Unidos, pode contar com a nossa mentoria especializada para ajudar em todo o processo! Clica aqui para realizar nosso teste de perfil e entender qual instituição é mais indicada para você!