Quase todo mundo, antes de começar o ensino superior, enfrenta um velho dilema: o que estudar na faculdade? Para sanar ou pelo menos dar uma clareada nessa dúvida é que existe o bom e velho teste vocacional, que nada mais é que um teste que serve para reconhecer possíveis atributos em uma determinada pessoa e, a partir disso, identificar quais áreas profissionais são mais compatíveis com esses atributos.
Um teste vocacional padrão, em termos mais diretos, é um questionário (de tamanho variável) focado em preferências e características pessoais que utiliza das respostas obtidas para tirar conclusões sobre possíveis inclinações e tendências de carreira.
15 profissões em alta nos EUA nos próximos anos
Obviamente, a resposta obtida a partir de um teste vocacional não indica que necessariamente você deva seguir a carreira apontada. Por isso é importante encarar qualquer teste vocacional como uma ferramenta de reflexão, autoconhecimento e, principalmente, de orientação.
Para que fazer um teste vocacional?
Existem algumas pessoas que, desde criança, já manifestam um interesse específico ou um dom para uma área e acabam não tendo dificuldade para escolher qual carreira seguir, quando chega o momento de fazer essa decisão.
Mas infelizmente, também há um grande número de pessoas no extremo oposto dessa equação, não manifestando nenhuma aptidão ou interesse muito específico em nenhuma área. Para essas pessoas, nem sempre é fácil refletir sobre o que elas de fato querem fazer profissionalmente ou quais habilidades que elas já possuem podem indicar possíveis apontamentos de carreira. E é aí que entre a necessidade de fazer um teste vocacional para provocar essa reflexão.
Quando fazer um teste vocacional?
O mais comum é fazer um teste vocacional no Ensino Médio, antes da faculdade. É nessa fase de transição para o início da vida adulta que muitos de nós não conseguimos identificar ou visualizar a melhor alternativa de carreira no meio de tantas opções. Mas mesmo depois do início da vida profissional, muita gente também acaba recorrendo ao teste vocacional como forma de redefinir os rumos da carreira, seja por insatisfação ou pelo desejo de crescer profissionalmente.
Quem tem autoridade para aplicar testes vocacionais?
Na internet existem diversas opções de testes vocacionais disponíveis. Mas atenção! De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os únicos profissionais aptos para desenvolver e aplicar testes vocacionais são os psicólogos, uma vez que esse tipo de teste é utilizado para avaliar a personalidade dos indivíduos.
Esses profissionais aplicam esse tipo de teste a partir de uma perspectiva teórica e técnica em espaços presenciais durante uma ou mais sessões. Claro que também é possível fazer testes vocacionais online, mas é importante sempre buscar opções confiáveis em sites especializados.
Como funcionam os teste vocacionais?
Os testes presenciais feitos com psicólogos podem envolver, além de questionários, dinâmicas, exercícios, conversas e até mesmo encontros com profissionais já atuantes nas carreiras pretendidas. Já os testes online são muito mais rápidos, com o resultado já sendo obtido logo depois da finalização do questionário.
Teste vocacional vs Teste de aptidão
Muita gente confunde, mas teste vocacional não é o mesmo que teste de aptidão. Um teste de aptidão tem o objetivo claro de identificar habilidades já existentes com o intuito de aprimorá-las e, ao mesmo tempo, identificar vulnerabilidades que possam ser corrigidas.
Conheça as melhores faculdades de Psicologia dos EUA
Já o teste vocacional, ainda que também sirva para avaliar aptidões, é mais inclinado para o apontamento de profissões e opções de carreira a partir das afinidades de um indivíduo.
Dicas para fazer um teste vocacional
Pode parecer óbvio, mas a principal dica para quem pretende fazer um teste vocacional é: não minta! Nem para você e nem para o psicólogo que o avaliará. Sim, por mais estranho que isso possa parecer, muita gente acaba omitindo determinadas questões nos encontros com o psicólogo ou até mesmo não escolhendo as respostas que melhor se encaixam com a sua personalidade nos questionários online.
Outra dica importante é, antes mesmo de fazer qualquer teste vocacional, criar uma lista com possíveis carreiras que você se identifica em maior ou menor grau. Isso irá ajudar bastante na hora de utilizar o resultado do teste para avaliar suas possibilidades.
Se você optar por fazer um teste vocacional online em casa, é fundamental escolher um local silencioso e evitar distrações (redes sociais, televisão, etc.) durante o questionário. Também deixe para fazer o teste em um momento do seu dia que você tenha certeza que poderá ser dedicado inteiramente para isso, para que não haja interrupções.
Por fim, também é importante não encarar as respostas obtidas através de um teste vocacional como definitivas. Ou seja, você deve sim levar em consideração o resultado do teste, mais junto com várias outras variáveis que também irão impactar na decisão.
O que fazer depois do teste vocacional?
Depois de receber o resultado do seu teste vocacional é interessante tentar conversar com profissionais das áreas que surgirem no seu resultado para tirar todas as dúvidas que com certeza passarão pela sua cabeça.
Outra tática bastante funcional é buscar as grades curriculares dessas áreas nas suas faculdades de interesse para verificar o que de fato você irá estudar, além da ideia pré-concebida a partir de uma possível estereotipização.
Faça o seu teste vocacional online agora
Ficou interessado em fazer um teste vocacional? A melhor opção é sempre procurar um psicólogo capacitado para desenvolver esse tipo de teste, mas caso isso não seja possível para você, recorrer aos testes online pode ser uma alternativa interessante. Então clique abaixo nas opções gratuitas que selecionamos:
Universidade do Intercâmbio
Agora que você já sabe para que serve um teste vocacional, o próximo passo é começar a planejar onde você pretende estudar para começar a criar a sua carreira profissional. E é nesse ponto que nós da Universidade do Intercâmbio podemos te ajudar com a nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.