BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Quais são os testes de proficiência em alemão?

Em todo o mundo, são aproximadamente 130 milhões de pessoas que falam alemão. E esse número é apenas considerando aqueles que têm o idioma como língua materna. 

O alemão é a língua materna mais falada na União Europeia e língua oficial de quatro países: Alemanha, Áustria, Bélgica e Luxemburgo. O alemão é também uma língua oficial na Suíça e Liechtenstein, um pequeno principado. 

Mas além dos nativos, muitos aprendem a falar e escrever em alemão como um interesse pessoal ou forma de se destacar profissionalmente. Afinal, um relatório da consultoria Catho, plataforma de busca e oferta de empregos, mostra que o domínio de um idioma estrangeiro pode aumentar o salário em mais de 51%!

Teste de proficiência em alemão(Jeswin Thomas/Unsplash)

E para garantir que você tem domínio ou um determinado nível do alemão, que é uma das línguas mais difíceis de aprender do planeta, existem testes de proficiência, assim como o TOEFL ou o IELTS para a língua inglesa. 

O teste de proficiência em alemão é uma maneira de você comprovar que tem conhecimento da língua. Assim, normalmente, os testes vão avaliar sua capacidade de ouvir, falar, escrever e compreender o alemão, além dos conhecimentos gramaticais. 

Por essas razões, ter o certificado de proficiência em mãos abre portas em todos esses países que falam a língua, assim como na própria Alemanha. Ao mesmo tempo, essa é uma chance de verificar quais são seus pontos fortes e fracos no idioma, através do resultado dos exames. 

Normalmente, as provas de testes de proficiências em idiomas são bem elaboradas e pedem uma preparação de qualidade e com a língua alemã não é diferente. Além dos conhecimentos, a capacidade de concentração será colocada em prova durante os exames que têm, geralmente, duração de horas. 

Assim sendo, preparamos esse artigo para você conhecer um pouco mais dos testes de proficiência em alemão e se organizar para ter um bom resultado! Confira!

Quais são os principais testes de proficiência em alemão?

Goethe-Zertifikat 

Um dos institutos de alemão mais famosos do mundo é o Goethe Institute. Várias unidades fora da Alemanha aplicam o teste de proficiência em alemão. O Brasil conta com 17 centros de aplicação, dentre Ribeirão Preto (SP), Blumenau (SC), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE).

Geralmente, são várias aplicações das provas a cada ano e em 2022, ainda é possível realizar o exame em outubro ou novembro (em São Paulo, as inscrições são até 4 de outubro ou até as vagas serem totalmente preenchidas).

A prova engloba várias competências como leitura, escrita, fala e compreensão, em todos os níveis de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR):

  • Goethe-Zertifikat A1: Fit in Deutsch 1
  • Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1
  • Goethe-Zertifikat A2: Fit in Deutsch
  • Goethe-Zertifikat A2
  • Goethe-Zertifikat B1
  • Goethe-Zertifikat B2
  • Goethe-Zertifikat C1
  • Goethe-Zertifikat C2: GDS
  • TestDaF
  • Goethe-Test PRO: Deutsch für den Beruf
  • Goethe-Test PRO Pflege

Os exames de nível C2 já são reconhecidos como atestado de conhecimentos de alemão que habilitam o candidato a cursar uma escola superior ou uma universidade na Alemanha. Mas algumas instituições exigem o exame TestDaF (vamos conhecer mais sobre ele a seguir) ou de outra prova de acesso ao ensino superior (DSH).

Por isso, a recomendação é que o interessado sempre verifique quais são os requisitos linguísticos exigidos pela faculdade, pelo curso ou pela sua área de estudos diretamente com as universidades.

Já sobre os valores, os exames de proficiência em alemão do Goethe são cobrados em reais (diferentemente de outros que são pagos em euro). Por exemplo, em setembro de 2022, o valor da prova Goethe-Test PRO é de R$ 440,00, já o exame Goethe-Zertifikat C1 custa R$ 1.360,00. 

Teste de proficiência em alemão (Tobias/Unsplash)

TestDaF – Teste de alemão como língua estrangeira

O TestDaF Institute aplica os testes de proficiência em alemão, que são reconhecidos pelo Governo Alemão. Normalmente, são os estudantes universitários que mais procuram pelo teste. Isso porque essa prova é aceita em todas as universidades da Alemanha.

Em todo o mundo, são cerca de 1.000 centros de aplicação do TestDaF na versão impressa. São cerca de 6 datas a cada ano, através dos centros de teste licenciados. Além disso, o interessado pode fazer o exame em sua versão digital. A prova virtual foi realizada pela primeira vez em 2020 em centros licenciados e a expectativa é que seja ampliada nos próximos anos. 

De forma geral, serão avaliados:

  1. Compreensão de leitura: 3 textos de leitura com 30 itens que devem ser realizados em 60 minutos;
  2. Compreensão auditiva: 3 textos de escuta para responder 25 itens em 40 minutos;
  3. Expressão escrita : 1 tarefa de escrita a ser produzida no prazo máximo de 60 minutos;
  4. Expressão oral: 7 tarefas de fala com duração de 35 minutos.

As provas do TestDaF só podem ser realizadas em centros de exames licenciados, como os locais de aplicação do Goethe-Institut ou escolas de idiomas licenciadas.

ÖSD – Diploma austríaco da língua alemã 

Esse exame é aplicado pelo Centro de Exames ÖSD, na Áustria. Além dessa nação, é ofertado em outros locais, por exemplo nos Estados Unidos e no Brasil. Em terras brasileiras, são dois pontos de aplicação hoje em dia. São eles no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro e na Avenida Angélica em São Paulo. 

Assim como outras provas, também vai analisar todos os aspectos da língua, como a comunicação falada e escrita, além de pontos gramaticais, do nível mais baixo (A1) até o mais avançado (C2). 

Testes de proficiência em alemão aplicados fora do Brasil

Além dos testes que são aplicados nos centros reconhecidos em todo o mundo, existem ainda alguns exames de proficiência em alemão que são aplicados exclusivamente na Alemanha e na Áustria.

Nesse caso, essas são opções mais válidas para quem já está nesses países e, por algum motivo, como uma oportunidade de emprego, precisam comprovar o nível de idioma por meio de um teste oficial.

Tanto os testes oferecidos mundialmente quanto os demais costumam ter a validade interdermidada. Ou seja, os exames não expiram após a realização. Entretanto, universidades e empresas podem ter uma política de aceite que exige testes recentes, realizados em até dois anos.

Essa determinação acontece porque com o passar do tempo o nível de domínio pode mudar. Seja porque o estudante aprofundou ainda mais no idioma e está em uma qualificação mais avançada ou até mesmo porque deixou de praticar e não tem mais o mesmo nível de antes, é importante verificar se o grau de proficiência continua o mesmo. 

Telc

Com sede na Alemanha, a Telc não aplica testes no Brasil. Antigamente, a prova era disponibilizada apenas no país de origem, mas hoje em dia conta com mais de 3 mil centros de aplicação em alguns pontos, como em Portugal, Índia e Itália. A avaliação envolve as habilidades de compreender, ler, escrever e falar o alemão.

Como se preparar para fazer o teste de proficiência em alemão? 

Assim como acontece em testes de proficiência de diversos idiomas, geralmente as provas de alemão são divididas em módulos e aplicadas de acordo com o nível do teste. A melhor forma de se preparar é estudando, além do conteúdo da língua, a estrutura da prova.

De forma geral, cada exame terá um determinado tempo para cada etapa, dentre fala, escuta e escrita. Por isso, vale caprichar nos estudos naquela área que você tem mais dificuldade para conseguir um resultado mais equilibrado.

Caso não seja aprovado em um determinado módulo, alguns testes de proficiência permitem que o estudante refaça apenas a parte da prova que não foi aprovado. Por isso, caso não tenha um bom resultado, é possível fazer novamente o exame.

Exame de alemão no Brasil(Eliott Reyna/Unsplash)

Por que fazer o teste de proficiência em alemão? 

Os testes de proficiência são pagos e por isso, é necessário verificar qual é o seu objetivo para decidir qual deles se encaixa melhor na sua proposta. Por isso, vale sempre conferir junto à empresa ou universidade de interesse quais são os testes aceitos pela instituição para realizá-lo em tempo hábil. 

Independente de qual seja seu teste de proficiência em alemão, comprovar o seu domínio do idioma tem diversas vantagens. Separamos algumas delas: 

1. Você vai saber quais são seus pontos fracos e fortes

Se preparar e fazer um exame de idioma vai revelar em quais áreas do idioma você se destaca e quais têm maior dificuldade. Suas notas em cada componente do exame vão revelar exatamente onde estão seus pontos fortes e fracos, para que você possa melhorá-los no futuro, seja no listening ou no speaking. 

2. Vai realizar uma prova reconhecida 

Sem fazer os testes, é muito mais difícil saber exatamente em qual estágio você está e quais habilidades você precisa desenvolver para se tornar fluente. Outro benefício dos exames de idiomas é que podem ser uma motivação para aprender mais, de acordo com os resultados obtidos.

3. Pode apresentar os resultados no seu currículo

Quando se candidata a um emprego ou a uma vaga em universidades estrangeiras, pode ser obrigatório comprovar qual é o seu nível. Além disso, esse pode ser um grande diferencial na hora de se candidatar. Então mesmo que a empresa não exija o alemão, você pode usá-lo para chamar a atenção para as suas habilidades. 

Como ser aprovado para uma oportunidade na Alemanha? 

Grandes chances na Alemanha pedem um teste de proficiência no idioma. Uma das principais oportunidades são as bolsas de estudo DAAD. Nesse caso,  os estudantes internacionais precisam ter se formado em uma instituição credenciada com um diploma de bacharelado (ou equivalente) e ter dois anos de experiência profissional relevante.

Além disso, dependendo do programa, será fundamental comprovar qual o seu grau de domínio da língua alemã. Isso porque algumas aulas são ministradas em inglês e outras em alemão. 

Dessa forma, para estudar em algumas universidades comprovar o idioma vai ser necessário, e ainda vai colaborar bastante para a vida por lá. Isso porque o dia a dia em um país estrangeiro fica mais simples quando se entende, pelo menos, o básico da língua falada.

E se você quer conquistar uma bolsa de estudos, uma oportunidade de estágio ou até mesmo se preparar para as melhores oportunidades de todo o mundo, não perca tempo! Nossa equipe especializada pode te ajudar com centenas de horas de conteúdos super didáticos. Acesse aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil.

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

26 Set 2022

Postagens recentes
Intercâmbio de inglês: como e onde fazer

Existem diversas opções de destino para quem quer fazer intercâmbio de inglês. Conheça quais são os 6 melhores países para viver essa experiência!

Ana Clara Reis
29 Fev 2024