Muita gente não sabe disso, mas a verdade é que é, sim, possível ganhar dinheiro de forma legal durante um intercâmbio. Para isso, existem diversas maneiras, mas tudo vai depender, no fim das contas, da legislação vigente no país para o qual você decidiu ir e, claro, da oportunidade que você escolheu e foi aceito para ir para o exterior.

No artigo de hoje, nós vamos te apresentar 3 formas de conciliar trabalho e estudo durante um programa de intercâmbio nos Estados Unidos. Tudo isso, obviamente, de forma legal.

Antes de qualquer coisa…

É importante lembrar que, para tudo na vida, existem prós e contras. Com este caso, não seria diferente. A seguir, confira algumas vantagens e desvantagens que você pode encontrar caso opte por seguir esse caminho em um intercâmbio nos EUA.

Leia também: Stanford oferece bolsa de até 100% para brasileiros

Vantagens

1. Ajuda para arcar com as despesas do intercâmbio

Já pensou em receber em dólar enquanto estuda em uma universidade americana? Se você recebeu uma bolsa parcial, essa pode ser a chance perfeita para tornar sua viagem mais acessível e confortável, porque assim você pode usar o dinheiro que receber para complementar os custos de moradia, alimentação, transporte e demais despesas que possam vir a acontecer. 

Mas, se você recebeu uma bolsa integral, que já oferece benefícios para arcar com os seus custos de logística, essa ainda pode ser uma boa opção, visto que você pode usar o dinheiro que conseguir para passear e aproveitar ainda mais a viagem, ou para os mais econômicos, até para juntar uma grana em uma moeda que é muito mais valorizada que a nossa!

2. Desenvolvimento pessoal e profissional

O trabalho, de forma geral, exige competências que podem ser aproveitadas ao longo de toda a vida. Criar responsabilidades, gerir o tempo e as tarefas, se comunicar melhor e trabalhar em equipe são apenas algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas durante uma experiência profissional. Quando ela está nos Estados Unidos, então, você ainda ganha o plus de poder expandir sua rede de networking e, claro, dar aquela turbinada no currículo.

3. Maior experiência

Por falar em currículo, nós não poderíamos deixar de mencionar o tópico mais óbvio desta lista: o ganho de experiência profissional. Se você nunca trabalhou na vida ou se está em busca de expandir ainda mais sua bagagem profissional, não importa, porque existem oportunidades para todos os casos!

E, a notícia boa, é que caso você esteja pensando em conquistar uma oportunidade de estágio por lá, eles não costumam exigir nenhum tipo de experiência prévia, uma vez que os empregadores entendem que os estágios são feitos justamente para treinar os alunos!

Desvantagens

Entre os impasses que podem surgir no meio do caminho, podemos citar alguns. O primeiro, com certeza, é o fato de que apenas a remuneração do seu trabalho provavelmente não vai ser capaz de suprir todas as despesas que você terá com a faculdade e os demais custos de vida nos Estados Unidos. Por isso, é importante combinar o trabalho com uma bolsa de estudos que cubra o máximo possível dos seus custos com o intercâmbio.

Além disso, também é importante ficar atento à regulamentação da bolsa de estudos para a qual você for aprovado, porque pode ser que por falta de atenção você acabe perdendo algum benefício por causa do trabalho! Ou seja, antes de procurar qualquer vaga profissional, certifique-se de que sua bolsa permite isso.

Outro ponto que merece destaque é a dificuldade que algumas pessoas podem ter para conciliar trabalho e estudos. Trabalhar demais pode afetar seu desempenho acadêmico e fazer com que você perca benefícios concedidos pela sua bolsa, dependendo da oportunidade. Por isso, o ideal é separar no máximo 15 a 20 horas semanais para as tarefas profissionais. 

Oportunidades para trabalhar enquanto estuda nos EUA

Existem, de forma geral, duas maneiras de trabalhar e estudar ao mesmo tempo legalmente nos Estados Unidos: uma das modalidades é o work on campus e a outra o work off campus, e nós vamos te explicar no que consiste cada uma delas a seguir.

1. Work on campus 

Para entender este tipo de oportunidade, é preciso entender que cada instituição de ensino superior americana administra uma "pequena cidade", e que seus interesses profissionais podem ser atendidos de muitas maneiras diferentes. Neste tipo de vaga, os alunos da universidade são contratados e pagos para atuarem, geralmente com a carga horária de meio período, nos mais diversos tipos de serviços solicitados pela instituição — dentro do próprio campus.

É possível, por exemplo, trabalhar como assistente de professor(a), supervisor(a) de dormitório, assistente bibliotecário, auxiliar de admissão, assistente de laboratório, entre muitas outras oportunidades!

2. Work off campus

Além das possibilidades de trabalhar dentro da universidade, existem também os empregos fora da universidade. Mas, nesse caso, para ser elegível para este tipo de vaga é preciso cumprir algumas normas que são próprias dos Estados Unidos.

Por lá, durante o primeiro ano de estudo não é permitido trabalhar fora do campus da universidade. Por isso, você não deve, em hipótese alguma, procurar empregos “ilegais”, já que isso pode (e, muito provavelmente, vai) atrapalhar sua permanência e seu visto por lá. E tudo o que você não quer é ter seu sonho interrompido por uma grande besteira como essa, né?!

Mas, não se preocupe: nos demais anos da graduação, é possível trabalhar off campus. A única exigência é que esse serviço seja realizado com atuação na sua área de estudos, através do Curricular Practical Training (CPT) ou do Optional Practical Training (OPT).

Eles funcionam como “programas de estágio” realizados com a supervisão das universidades norte-americanas. Portanto, esta também é uma ótima maneira de colocar em prática a teoria aprendida nas aulas!

Conquiste oportunidades de trabalho e estudos nos EUA

Com a Escola M60, você tem acesso, em um só lugar, a TUDO O QUE VOCÊ PRECISA para economizar até 99% dos custos da sua saída do Brasil, com mais de 60 estratégias de bolsas e intercâmbios nunca antes divulgados na internet, para todas as áreas, idades e perfis.

Conheça o único método do Brasil com o passo a passo para pessoas comuns conquistarem intercâmbios e bolsas de estudos de até 100% nos Estados Unidos e em diversos outros países!

Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil para se juntar a nós na Escola M60.