BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Transform Together: chance de estudar no Reino Unido com bolsa

Para quem está procurando um intercâmbio, o Reino Unido é um dos destinos mais famosos para estudar, trabalhar ou morar fora. Além de um intercâmbio de idiomas, a possibilidade de estudar por lá com bolsa é real! 

Muitas universidades britânicas, de ensino renomado, têm programas de bolsas de estudos, inclusive com vários deles destinados exclusivamente a alunos estrangeiros. Além da educação de ponta, a qualidade de vida oferecida no Reino Unido, somada à segurança e à alta empregabilidade, são grandes atrativos para os estudantes.

Só para se ter uma ideia, hoje em dia, as estimativas da TCL Global — que é uma empresa de consultoria educacional — apontam que são mais de 450 mil alunos internacionais no Reino Unido.

 E se você quer se tornar um deles, precisa conhecer o programa de bolsas Transform Together. Essa é uma oportunidade desenvolvida pela Universidade Sheffield Hallam, também conhecida como SHU. 

A universidade oferece descontos na anuidade para alunos de fora da União Europeia que querem estudar por lá, seja em graduação ou pós. A SHU fica na Inglaterra e, atualmente, se classifica entre 1001-1200 melhores do mundo, de acordo com o ranking QS mais recente.

Vamos conhecer essa oportunidade?! Se liga nesse artigo! Você vai conhecer o programa de bolsas, como aplicar, quais são os prazos e por que estudar na SHU pode ser uma boa chance para transformar sua vida pessoal e profissional!

Bolsa de estudos parcial na Inglaterra(Antenna/Unsplash)

O que é a bolsa de estudo Transform Together? 

As bolsas de estudo Transform Together são desenvolvidas pela Universidade Sheffield Hallam (SHU) para facilitar o acesso de estudantes de fora da União Europeia a um curso de graduação ou pós-graduação da instituição. 

Para isso, os melhores estudantes são escolhidos, com base nas notas (GPA) e uma redação, justificando quais são os seus méritos para ser um dos bolsistas. Para essa oportunidade, não será considerada a sua renda durante a avaliação. 

Esse auxílio é exclusivo para estudantes internacionais que estejam iniciando um curso ministrado em período integral na Universidade Sheffield Hallam. Portanto, alunos de meio período não podem ser contemplados por essa bolsa e nem mesmo estudantes que já estão além do primeiro ano de curso.

A bolsa vai proporcionar um desconto de 50% na anuidade, ou seja, essa é uma bolsa parcial. O aluno escolhido ainda vai precisar pagar os 50% remanescentes, bem como arcar com os gastos de vida. 

Esse desconto pode ser bastante expressivo. As anuidades para 2023/2024 estão previstas para custarem entre 15 mil libras esterlinas para graduação até mais de 18 mil libras esterlinas no caso de um MBA. Por isso, 50% de bolsa de estudos já pode fazer uma grande diferença. 

Como a USH também é uma das universidades que recebem alunos bolsistas de outros programas, como o Chevening, caso você não tenha sido aprovado para uma oportunidade integral, pode aplicar para a bolsa Transform Together simultaneamente. 

Bolsa de estudos parcial no Reino Unido(Scott Graham/Unsplash)

Quem pode ser um bolsista Transform Together?

Essa oportunidade para estudar na Inglaterra com bolsa de estudos está disponível para todos os alunos estrangeiros, que estejam matriculados em seu primeiro ano de cursos de graduação e pós-graduação.

Já a seleção de quem vai receber as bolsas de estudo será feita por um comitê responsável. Para definir os bolsistas, serão avaliados quais são os estudantes que podem demonstrar excelente desempenho acadêmico. Os candidatos também precisam descrever como vão se destacar da multidão, sendo embaixadores da Sheffield Hallam University durante e após seus estudos. A universidade define os seguintes critérios de elegibilidade:

  • O interessado deve ser um estudante internacional e que, portanto, se encaixa na taxa de anuidade para alunos internacionais;
  • Deve ter se inscrito para um curso de graduação ou pós-graduação em tempo integral na Sheffield Hallam University e já foi aceito, recebendo seu número de identificação de aluno; 
  • Ser totalmente autofinanciado, ou seja, não está recebendo nenhum financiamento para os seus estudos do governo ou outra instituição que fornece bolsas;
  • Deve ser capaz de pagar taxas adicionais, como viagens de campo e as anuidades para os anos subsequentes de estudo. 

Além desses requisitos básicos, existem outros critérios para alunos de pós-graduação. São eles: 

  • Ter obtido um mínimo de 2,1 ou equivalente em seu diploma de graduação; 
  • Deve atender aos requisitos de inglês e notas exigidos pelo curso de interesse; 
  • E não pode ter realizado uma pós-graduação no Reino Unido ou em qualquer outro país do exterior, já que as bolsas de pós-graduação Transform Together são exclusivas para alunos em sua primeira graduação ou pós.

A exceção é que alunos que receberam uma bolsa Transform Together para o primeiro ano de graduação podem novamente se candidatar ao recurso para o primeiro ano da pós-graduação. 

Portanto, o aluno vai receber o repasse por um período de 12 meses durante a graduação e pode ser elegível para receber por mais 12 meses durante a pós, mas deve conseguir arcar sozinho com a anuidade pelos demais anos de estudo. A exceção são cursos de pós com duração de um ano. Nesses casos, a bolsa será válida por todo o período das aulas. 

Os interessados não serão elegíveis para se inscrever se já estiverem no segundo ou demais anos de curso, já receberam essa bolsa no mesmo nível de estudo ou estiverem interessados em realizar um foundation year. 

Além disso, se o aluno não aceitou a oferta do curso não será considerado para a bolsa de estudos. Por isso, antes de aplicar para ser um bolsista é necessário ter garantido sua aprovação na universidade Sheffield Hallam.

Até o dia 1º de novembro de 2022, a universidade está recebendo as aplicações para a bolsa de estudos. Portanto, a inscrição vale para os cursos com início em janeiro de 2023. 

De forma geral, o calendário anual segue sempre esse padrão: as inscrições acontecem entre setembro e novembro do ano anterior para aulas que terão início em janeiro seguinte.  Já para cursos com início em setembro, o prazo de inscrição costuma ser até maio do ano corrente.

Bolsa de estudos na Inglaterra
(Christina @ wocintechchat.com/Unsplash)

Como se inscrever?

Primeiro, é preciso saber que é preciso realizar duas aplicações separadas. O interessado deve se inscrever no curso e depois, para a bolsa Transform Together. Ao receber uma oferta para o curso, aí sim pode se inscrever para essa bolsa de estudos. 

Por isso, os candidatos a uma bolsa de estudos Transform Together para janeiro de 2023, devem seguir as seguintes etapas: 

  1. Inscreva-se para um curso da Universidade Sheffield Hallam;
  2. Verifique se você atende aos critérios de elegibilidade da bolsa (que listamos acima);
  3. Utilize seu número de identificação de aluno para solicitar a bolsa de estudos on-line usando o formulário online até o dia 1º de novembro de 2022;
  4. Envie suas transcrições acadêmicas (traduzidas em inglês) para globalscholarshiptranscripts@shu.ac.uk até a mesma data limite;
  5. Dentro de um mês, os selecionados vão receber uma notificação informando se foram aprovados.

Para comprovar seus dados e documentos necessários, é fundamental ter em mãos o passaporte, número de matrícula na UHS (com 8 dígitos), histórico escolar (com qualificação acima de 70% ou GPA de 3.5), currículo e demais dados. 

No formulário, você precisará preencher nome, sobrenome e demais dados pessoais, além de indicar qual é seu nível de proficiência de inglês, reconhecido por meio de algum teste como o IELTS

Também deverá responder de quanto tempo é a sua experiência profissional e se já atuou como voluntário em algum projeto. Depois, em, no máximo, 500 palavras, você deve escrever uma essay, detalhando porque você deve ser um dos bolsistas. 

É importante caprichar na redação e apresentar bons resultados no teste de proficiência e nas notas. Isso porque essas bolsas são competitivas e a seleção será totalmente baseada nas informações fornecidas no formulário de inscrição online (comprovada por meio dos documentos que deverão ser enviados em inglês por e-mail).

Também vale lembrar que as  bolsas Transform Together não são transferíveis e não podem ser adiadas para o ano seguinte ou posterior. Para cada aluno, é permitido apenas uma bolsa de estudos (caso o estudante seja aprovado em mais de uma pode manter a de maior valor) e o número total varia bastante a cada ano, de acordo com a oferta da instituição.

Conheça a Sheffield Hallam University

A Sheffield Hallam University é uma das maiores e mais diversificadas universidades do Reino Unido. De acordo com a própria instituição, hoje em dia, a sua comunidade tem mais de 30.000 alunos, 4.000 funcionários e mais de 280.000 ex-alunos em todo o mundo.

Está situada em South Yorkshire, na Inglaterra, além de dois campi em Sheffield. De acordo com o Higher Education Statistics Agency, a universidade é a quarta maior no Reino Unido em termos de matrículas, com mais de 500 cursos. São 6 departamentos:

  • Artes e Humanidades;
  • Negócios e Gestão;
  • Engenharia e Tecnologia;
  • Ciências da Vida e Medicina; 
  • Ciências Naturais;
  • Ciências Sociais e Gestão.

Uma das áreas que mais se destacam é a Gestão de Hotelaria e Lazer, que fica entre as 50-100 melhores do mundo no QS WUR Ranking By Subject. Já sobre o desempenho geral, a instituição fica entre as melhores do mundo, ranqueada em 1001-1200.

Como vimos, é fundamental ter sido aceito na universidade para ser considerado para a bolsa de estudos. Por isso mesmo, separamos quais são os critérios básicos para ser um estudante por lá: 

Programas de Graduação

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, que é reconhecido como equivalente ao padrão de nível A;
  • Estudantes de escolas internacionais que fazem o International Baccalaureate e que atingem 28 pontos ou mais;

Programas de Pós-graduação 

  • Diploma de ensino superior ou qualificação profissional reconhecida como equivalente ao padrão de grau;
  • Conclusão bem sucedida de um curso pré-mestrado reconhecido;

Programas de Pesquisa de Pós-Graduação (MPhil/PhD)

  • Mestrado de uma universidade reconhecida;
  • Candidatura completa para o doutorado, incluindo uma proposta formal de pesquisa;

Geralmente, também será preciso realizar teste de proficiência do inglês e outros critérios específicos do curso de interesse. Já sobre o processo de aplicação, ele pode ser realizado por meio do UCAS, que é como se fosse o nosso SISU só que no Reino Unido. Acessando aqui, você pode conferir os cursos de graduação da SHU no UCAS e a pontuação necessária para cada um deles.

A Sheffield Hallam University tem bolsa de 100% para brasileiros?

Se a bolsa parcial da Universidade Sheffield Hallam não atende às suas necessidades, saiba que é possível estudar com uma bolsa completa. A oportunidade Transform Together arca com 50% dos gastos e é oferecida pela própria universidade, porém a USH também tem parceria com outras bolsas full-ride!

Uma das mais famosas e desejadas é a Chevening Scholarship, que é um programa internacional de bolsas de estudos para o mestrado, estabelecido pelo governo do Reino Unido há quase 40 anos. Essa bolsa cobre as anuidades (com cerca de 20 mil libras) e ainda paga seus custos de vida por lá (com aproximadamente mil libras esterlinas a cada mês).

Por isso, se você se interessou pela Universidade Sheffield Hallam, pode estudar lá como um bolsista integral, já que os selecionados da Chevening podem estudar nos programas de mestrado de qualquer instituição de ensino superior.

Como ser aprovado para estudar no Reino Unido?

Temos ótimas notícias: com a preparação certa, todos podem ser candidatos para uma bolsa de estudos e a aprovação em uma universidade de padrão britânico. O ensino no Reino Unido é bastante renomado e, por isso mesmo, reconhecido em todo o mundo. 

O que vai fazer toda a diferença na sua aplicação (e no tão desejado aceite) é o preparo. Já pensou em ter acesso ao melhor conteúdo sobre intercâmbio, de forma didática e com os nossos mentores especializados? São 6 anos de preparação em apenas 6 meses e com certeza vai te ajudar a se diferenciar dos demais interessados!

Para mudar de vida, impulsionar seu crescimento profissional e pessoal, você pode contar com quem entende do assunto. Nossa mentoria especializada te ajuda a aplicar da melhor forma! Clique aqui e faça seu teste de perfil, de forma gratuita, agora mesmo! 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

30 Set 2022

Postagens recentes