Seja para você que está começando a aprender inglês ou para você que já tem conhecimento avançado no idioma, mas não quer perder o ritmo, treinar em casa pode ser uma ótima ideia. Assim você pratica a língua inglesa sem precisar gastar. É uma forma barata e muito eficiente.
Por isso, preparamos esse artigo com dicas para você treinar o inglês em casa, principalmente no listening e writing, mas sem deixar o speaking de fora! São boas práticas que você pode facilmente incluir no dia a dia. Confira!
1. Veja filmes, séries e vídeos em inglês
Essa é uma das dicas mais comuns quando falamos de praticar o inglês em casa. Ver a sua série preferida em inglês, ou um vídeo no YouTube, ou até mesmo um filme é uma ótima ideia.
Até porque você pode começar assistindo em inglês legendado em português. Quando estiver mais à vontade com a língua inglesa, pode mudar a legenda para o inglês, assim você treina a leitura e observa como as palavras são escritas. Por fim, quando o ouvido estiver afiado, tire as legendas! Tá aí um desafio para ver os vídeos!
Uma novidade que veio para ajudar ainda mais a treinar o inglês com os vídeos é uma extensão de navegador! Com a extensão para o Google Chrome, chamada de “Language Learning with Netflix” você pode ativar DUAS LEGENDAS na plataforma de streaming. Mas além da Netflix, o plugin evoluiu e agora também funciona no YouTube, Turtle TV e páginas de leitura.
O mais legal é que você consegue acessar o dicionário para verificar alguma palavra em especial e salvar palavras e frases para revisar depois (essa última ferramenta é só para assinantes)! Apesar de algumas funções adicionais serem pagas, o plugin é totalmente gratuito e uma ferramenta super útil. Então, você pode colocar duas legendas em dois idiomas na Netflix ou no YouTube, basta instalar a extensão por aqui.
Ah, e além do inglês, outros 30 idiomas podem ser treinados com a extensão. Bem legal, né?
(Mc Jefferson Agloro/Unsplash)
2. Ouça suas músicas favoritas (em inglês)
Você também pode treinar ouvindo suas músicas preferidas e até mesmo arriscando cantar! Mesmo que você não seja exatamente afinado, a pronúncia ao cantar costuma ficar livre de sotaques (entenda mais porque isso acontece aqui).
Ao colocar seu som favorito, você vai entender mais sobre as diferentes palavras. Além das músicas, você pode investir em ouvir podcasts também. Nesse caso, o mais legal é que você vai pegar o ritmo de uma conversação natural — o que pode ser mais difícil de compreender do que quando seu professor de inglês fala pausadamente. O podcast também te ajuda a entender os diferentes sotaques. Por isso, fica mais fácil se você começar a ouvir a produção sobre um assunto que você gosta.
E, se você não tem o hábito de ouvir podcasts, pode dar o pontapé inicial ouvindo o nosso podcast, o Tudo Sobre Intercâmbio. Em português mesmo, você vai conferir as melhores dicas para estudar ou trabalhar fora!
(Soundtrap/Unsplash)
3. Leia em inglês: livros, revistas, ebooks, posts nas redes sociais…
Quando falamos de ler em inglês, você pode começar com histórias ou textos mais simples até chegar em um livro, por exemplo. Também é mais fácil se você ler uma história infanto juvenil, como Harry Potter. É que a linguagem e vocabulário tendem a ser menos complexos.
E, para quando você já está fera, artigos de revistas e jornais do seu lugar de maior interesse são super válidos. Assim, você também conhece mais da rotina e dia a dia do lugar onde você quer morar ou passear. Já para quem está em dia com o idioma, ler artigos científicos e acadêmicos pode ser uma ótima chance de estudar!
(Matias North/Unsplash)
4. Converse com nativos
Que as redes sociais aproximaram (e muito) as pessoas de diversos locais do mundo não resta dúvida. Mas já pensou que isso pode contribuir e muito para você treinar o inglês sem precisar sair de casa? É que pelo Facebook, Twitter ou Instagram você pode fazer amizade e conversar em outros idiomas.
A dica de segurança é sempre verificar com quem você está conversando e evitar passar informações muito pessoais. Mas, você pode treinar, escrever, ouvir e falar, além de quem sabe desenvolver uma bela amizade, hein?
(Thom Holmes/Unsplash)
5. Arrisque trava-línguas
Não só em português os trava-línguas fazem sucesso! Se você já está dominando a pronúncia, mas quer um desafio extra pode experimentar um trava-línguas estrangeiro. Separamos alguns para você se arriscar:
- Red lorry, yellow lorry
- Peter Piper picked a peck of pickled peppers
- Give papa a cup of proper coffee in a copper coffee cup
- Betty Botter bought some butter
- Betty loves the velvet vest best
E se você acha que ficou fácil, tente falar ainda mais rápido. Pode ser ainda mais desafiador repetir sem parar!
6. Escreva em inglês
Uma boa ideia para treinar o inglês é escrever! Não precisa ser nada elaborado! Até mesmo escrever um pequeno texto de como foi o seu dia é uma prática que favorece e muito o writing. É uma chance de destravar sua escrita sem se preocupar muito.
Depois que o texto estiver escrito, você pode contar com algumas ferramentas gratuitas, como o Language Tool para fazer uma revisão. Inclusive, pode ser adicionado ao Google Chrome como extensão do navegador de forma gratuita!
Não tenha medo de errar!
Assim como outros aprendizados, para aprofundar em um idioma é fundamental não ter medo de errar. Principalmente para quem está começando, dar o primeiro passo é o mais importante. Erros acontecem até mesmo para nativos e fluentes, portanto, não desanime! Lembre-se que praticar é sempre importante para não esquecer o que já sabe.
Para te ajudar nesse processo, aqui no Blog você pode conferir aplicativos para aprender inglês e também outras línguas, como o espanhol, de forma gratuita! Além disso, pode acompanhar dicas para se preparar para desbravar o mundo!