BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Bolsas Chevening: estude no Reino Unido com tudo pago

Já pensou em estudar no Reino Unido com tudo pago pelo governo britânico? Se esse é seu sonho, você precisa conhecer a Bolsa Chevening! Neste artigo você descobre o que faz esse programa ser tão interessante e o que você precisa saber para conquistar essa oportunidade!

O que é a Bolsa Chevening?

O Chevening Scholarship é um programa internacional de bolsas de estudos estabelecido pelo governo do Reino Unido em 1983. A melhor parte de tudo é que essa bolsa cobre as anuidades e ainda paga seus custos de vida por lá!

Os bolsistas podem estudar nos programas de mestrado de qualquer instituição de ensino superior do país de graça. E isso é ótimo, porque a educação superior britânica pode custar cerca de 20 mil libras esterlinas por ano! 

Os alunos também recebem uma bolsa mensal de cerca de 1.100 libras esterlinas. Esse valor é destinado para cobrir as despesas com passagens aéreas, acomodação e necessidades diárias. Ou seja, as bolsas do programa Chevening são fully-funded: cobrem as anuidades e também o custo de vida do aluno

A bolsa Chevening tem uma longa história e é muito conhecida, portanto, a concorrência é acirrada. As estatísticas indicam que, a cada ano, são cerca de 65.000 inscrições feitas e pouco mais de mil e quinhentas bolsas são concedidas. Ou seja, uma concorrência de quase 40 pessoas por vaga!

(Chevening.org)

Quais são os critérios principais da bolsa Chevening?

Para se candidatar à bolsa, você deve ser cidadão de um país elegível para o Chevening. E o Brasil, felizmente, faz parte dessa lista! Também é necessário se comprometer a voltar ao seu país de origem após terminar o mestrado, por pelo menos dois anos. 

O programa Chevening não faz nenhuma exigência, em particular, do tipo de ensino superior que você possui. O que importa é que a sua formação se encaixe nos critérios estabelecidos pelas universidades britânicas. 

Outro ponto que conta bastante durante a seleção é a sua história de vida. Por exemplo, se você começou uma graduação em Ciência da Computação e depois mudou para Design, a banca avaliadora vai querer saber o porquê dessa mudança.

Além disso, podem te perguntar se você tem algum projeto que mescle essas duas áreas e por quais motivos você estaria apto a trabalhar nesse projeto no Reino Unido. Por isso, um dos pontos principais da seleção é a entrevista e separamos, logo abaixo, algumas dicas para arrasar nesse momento!

Como conseguir uma Bolsa Chevening?

Assim como em outros programas de bolsas, existem critérios que devem ser cumpridos para que você seja elegível para essa chance de realizar seu mestrado no Reino Unido. Eles são os seguintes:

1. As notas são importantes 

As suas notas durante a graduação não são necessariamente o ponto mais alto da aplicação para os avaliadores. Mas isso não quer dizer, no entanto, que elas não são importantes! É que as universidades que você aplicou, vão usar esse critério na avaliação sim.  Não se esqueça que para ter uma bolsa Chevening você precisa ser aprovado em alguma universidade britânica! 

A maioria das universidades exige um ensino superior com nota média geral de no mínimo 4 em uma escala que vai até 5. Você ainda pode se inscrever se seus resultados não atingem essa média? Sim, mas precisará considerar as universidades de menor prestígio.

Já tem um mestrado e quer fazer mais um através da bolsa Chevening? Não tem problema! Ainda assim, você precisará fornecer alguns motivos convincentes para explicar para que precisa de outro. Mas é legal saber que você ainda é elegível mesmo se já é um mestre!

2. Experiência profissional de 2.800 horas

Esse é o total mínimo de horas que você deve ter de experiência profissional para se candidatar. Corresponde a cerca de dois anos de trabalho. E tudo conta na avaliação, seja trabalho de período integral, meio período, trabalho em projetos, estágios e até mesmo voluntariado. 

3. Proficiência na língua inglesa

Para se tornar um bolsista Chevening, não é mais necessário apresentar o resultado do IELTS. Essa é uma mudança que começou a valer em 2020 e ainda está em vigor. 

Mas, as universidades podem exigir comprovação do domínio da língua inglesa para aceitar sua aplicação. Portanto, mesmo que esse não seja mais um critério para ser um bolsista Chevening, você precisará apresentar sua pontuação em um dos testes de proficiência aceitos, como o IELTS e o TOEFL.  

No entanto, o nível de proficiência exigido no processo seletivo de algumas universidades pode variar bastante.  Então, o ideal é aprimorar suas habilidades com antecedência.

4. Prontidão para retornar ao seu país de origem

De acordo com os termos e regulamentos do Chevening, você deve retornar ao seu país de cidadania e permanecer lá por pelo menos dois anos. Atenção: voltar ao Reino Unido durante esse período será considerado uma violação do seu contrato de bolsa.

5. Não ter sido premiado com nenhuma outra bolsa do Reino Unido

O governo do Reino Unido concede a cada pessoa apenas uma bolsa importante ao longo de sua vida. Portanto, se você já ganhou uma bolsa educacional britânica, não será elegível para o Chevening.

(Annie Spratt/Unsplash)

E como funciona o processo de aplicação da bolsa Chevening?

A dica principal para aplicar e ter sucesso com as bolsas de estudos é fazer algumas coisas com antecedência e não deixar tudo pra última hora. Seguindo um cronograma, como este que estabelecemos a seguir, por exemplo, tudo fica mais simples:

Passaporte

A primeira coisa, antes mesmo de pensar em tentar a bolsa, é verificar seu passaporte. Se a data de expiração estiver próxima ou se você não tiver um, precisa obter um novo a tempo. Portanto, se organize para que o passaporte e o visto e estudante estejam encaminhados antes de pensar em aplicar. Todo o processo de inscrição acontece de forma virtual.

LEIA TAMBÉMComo tirar passaporte: passo a passo para conseguir o documento

Agosto a novembro

As inscrições do programa Chevening começaram a acontecer neste mês de agosto e vão até  novembro. O ideal é não deixar para fazer sua inscrição nos últimos dias, porque são muitos detalhes. Durante esse período você terá que seguir alguns passos:

1. Crie o seu login e preencha seus dados

É necessário acessar o site da organização para criar um login pessoal. É por lá que todo o seu processo irá acontecer! Uma vez criado o login, a primeira coisa a fazer é escolher os 3 programas de mestrado para os quais você deseja se inscrever. Não são 2 e nem 4: são três! Eles não podem ser alterados posteriormente, então escolha sabiamente.

2. Escreva seu essay

Em segundo lugar, você receberá instruções para escrever um essay e esse é o momento de provar que você tem as qualificações necessárias para receber a bolsa.  Esta é uma etapa extremamente importante, pois é onde a maioria dos candidatos é eliminada da competição. Se sua redação for bem recebida, você será convidado para uma entrevista.

3. Liste suas referências

Por fim, você precisará listar referências que podem fornecer cartas de recomendação para você, caso o júri considere sua redação suficientemente interessante.

Janeiro a abril

1. Envie suas cartas de recomendação

Se sua redação for bem recebida, você será solicitado a fornecer suas cartas de recomendação, que devem ser escritas em inglês. MUITO IMPORTANTE: escolha as pessoas certas para escrever suas cartas. Deve ser um professor ou orientador que conhece seu trabalho e vai poder falar sobre as suas conquistas com propriedade do assunto. Clique aqui para entender mais sobre esse assunto.

2. Participe da entrevista

Você será convidado para uma entrevista em março ou abril. A boa notícia é que o candidato pode escolher a data mais adequada para ele. As entrevistas são realizadas nas embaixadas ou consulados britânicos e haverá pelo menos um ex-bolsista Chevening entre os entrevistadores.

Junho a Outubro

1. Encaminhe a documentação adicional

Após uma entrevista bem-sucedida, você deverá fornecer documentação adicional, incluindo um atestado médico. Essa também é a data limite para receber seu aceite em alguma universidade britânica. Se aprovado(a), a confirmação final chegará em entre o final de julho ou no início de agosto.

2. Inicie seu curso

Já as aulas no Reino Unido começam entre setembro e outubro, dependendo do curso. Aí é o momento de aproveitar ao máximo essa oportunidade de ouro, exclusiva para os melhores estudantes que são selecionados! 

E para se inscrever nas universidades?

O processo de inscrição é surpreendentemente simples. Alguns documentos podem variar de universidade para universidade. No Reino Unido, você vai se inscrever para as instituições através do UCAS, que é um sistema de seleção para centenas de universidades. Mas, de modo geral, você precisará fornecer o seguinte:

  • Carta de motivação (dica: enviar cartas diferentes tanto em conteúdo quando em abordagem para as universidades);
  • Currículo;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Diplomas e históricos escolares com tradução e firma reconhecida;
  • Certificado de proficiência em inglês.

Escrevendo seu essay

Ao escrever seu essay, o principal ponto é mostrar e não contar! É que os avaliadores querem saber dos resultados das suas atividades, assim você deve demonstrar como suas propostas foram impactantes.

Também vale pensar em entregar o que os avaliadores querem que você entregue!  O programa fornece uma descrição detalhada do que eles querem que você diga no ensaio. Portanto, siga essas regras com atenção.

Como o programa e, consequentemente, a bolsa Chevening, se posicionam como iniciativas para líderes globais, você deve refletir suas habilidades de liderança no texto. Você precisará escrever quatro textos sobre quatro assuntos:

1. Liderança e influência

Neste ensaio, você deve provar seu potencial como líder e sua capacidade de influenciar os outros. É importante que você forneça exemplos claros. Se você trabalhou como líder de grupo ou já deu palestras para um grande grupo de pessoa, isso é ótimo. Caso contrário, liste alguns exemplos de como você resolveu um problema específico. Não seja humilde: pegue exemplos reais e apresente-os da maneira que melhor mostre suas habilidades.

2. Networking

Este ensaio é sobre sua capacidade de fazer conexões profissionais. É importante para o programa Chevening saber que você está pronto para fazer amizades e conversar com seus colegas, ensiná-los e aprender com eles.

Aqui, você deve listar suas experiências de participação em conferências e outros eventos, especialmente se você ajudou a organizá-las. Você também deve descrever como constrói conexões profissionais no seu dia a dia, como pode beneficiar outros bolsistas e como suas conexões se desenvolverão no futuro.

3. Estudar no Reino Unido

Neste ensaio, você precisará descrever como planeja estudar. É importante que você mostre quão cuidadoso e atencioso foi seu processo de escolha de universidades para se inscrever. Explique o que fez você escolher esses programas e descreva as vantagens de cada universidade da sua lista.

4. Plano de carreira

Esta é a resposta para a pergunta mais clichê das entrevistas de emprego: “Onde você se vê em 5 anos?” Uma boa dica é tentar descrever uma meta realista que você provavelmente atingirá nos próximos 2 a 4 anos, bem como uma meta ambiciosa a ser alcançada em 5 a 10 anos. Outra dica é tentar mencionar o Reino Unido de uma maneira ou de outra.

Finalmente: a entrevista da bolsa Chevening 

Se você se saiu bem em seus ensaios e, o mais importante, forneceu uma explicação clara o suficiente do que vai estudar e por quais motivos, provavelmente será convidado para uma entrevista.

Não contradiga seus ensaios durante a entrevista, mas tente expandi-los. Se você tiver algum ponto fraco, eles o encontrarão e perguntarão sobre eles. Portanto, esteja pronto para responder a perguntas desconfortáveis.

Você pode ser questionado sobre algo como: O que é liderança? Por que o Reino Unido? O que você fará com seu tempo livre? Qual é o seu benefício para a comunidade?

O programa de bolsas Chevening também traz uma orientação bastante completa, com pontos-chaves a serem abordados durante a entrevista. Portanto, é uma dica de ouro para a sua preparação.

1. Autenticidade é fundamental

A primeira coisa a lembrar sobre sua entrevista no Chevening é que não há “resposta certa” para qualquer pergunta que você faça. Segundo o programa, todos os bolsistas são diferentes, com diferentes origens e objetivos. A ideia é dar uma resposta verdadeira e que seja exclusiva para você.

2. Deixe claro como a Chevening o ajudará a alcançar grandes coisas

Um dos objetivos da Bolsa Chevening é ajudar os alunos a potencializar suas ambições. Ou seja, fale sobre como essa bolsa vai te impulsionar em direção aos seus sonhos!

3. Defina metas alcançáveis

Embora pensar grande seja um trunfo em uma aplicação para a bolsa Chevening, você precisa ter um caminho realista planejado para chegar ao resultado desejado. Portanto, fale de objetivos, mas também de como alcançá-los. 

4. Não menospreze suas conquistas

Os avaliadores querem ouvir sobre seus maiores sucessos, então não deixe de contar suas melhores histórias. A recomendação dos avaliadores é deixar a modéstia de lado, mas sempre tendo em mente que o resultado deve ser o mais genuíno possível.

5. Use a abordagem STAR

Para estruturar seus principais exemplos, você deve usar a abordagem STAR, indicada pelos próprios avaliadores do programa. A proposta é falar sobre:

  • Situação (qual o problema ou demanda);
  • Tarefa (como você deveria lidar com isso);
  • Ação (o que de fato você fez para solucionar);
  • Resultado (como você solucionou a questão e o que isso trouxe de positivo e de crescimento).

Essa é uma boa forma de não se perder na resposta e ainda não gastar todo o tempo da entrevista em apenas um tópico. Seja objetivo e se desenvolva bem! 

 

 

Duração do Programa

A bolsa se aplica apenas a programas de mestrado de um ano, que são uma prática comum no Reino Unido.

Tipo de programa

As universidades britânicas oferecem uma variedade de programas de mestrado que se encaixam em 4 grandes áreas: mestrado em Ciências, mestrado em Artes, mestrado em Filosofia e mestrado em Pesquisa. Se você deseja uma bolsa Chevening, deve escolher entre os dois primeiros tipos. Tenha cuidado e verifique se os três programas que você escolheu se encaixam nos critérios.

Escolha a universidade certa

Considere suas chances ao escolher as melhores universidades como Oxford ou Cambridge. Se você tem confiança em suas qualidades profissionais e proficiência em inglês, vá em frente e experimente. Mas é melhor também listar uma das 20 melhores universidades como sua segunda opção e uma das 100 melhores como a terceira para servir como sua "rede de segurança".

(Windows/Unsplash)

Perfil do candidato da bolsa Chevening

Geralmente, existem dois tipos de bolsistas Chevening. O primeiro grupo são profissionais com mais de 30 anos de idade com um histórico significativo de carreira. 

O segundo são pessoas de 23 a 25 anos que ainda não alcançaram muito, mas tiveram um bom começo e provaram que podem ser um bom investimento. Se você sabe como se autopromover, pode se inscrever aos 23 anos. Se não, talvez seja melhor obter alguns resultados profissionais primeiro e aplicar depois que tiver algo a mostrar.

Como se preparar para a Bolsa Chevening?

Com a preparação certa, todos podem ser candidatos para uma bolsa dos sonhos como a Bolsa Chevening! Organização e preparo são a chave e o que vão te diferenciar dos demais interessados.

Para mudar de vida e dar uma grande guinada no seu crescimento profissional e pessoal, você pode contar com quem entende do assunto. Nossa mentoria especializada te ajuda a aplicar da melhor forma! Clique aqui e faça seu teste de perfil, é gratuito!



 

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022) e Ana Clara Reis (2024).

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
15 Ago 2024

Postagens recentes