Tempo estimado de leitura: 4-5 minutos

Viajar durante o intercâmbio é muito mais do que visitar os pontos turísticos famosos que todo mundo conhece. Para quem deseja mergulhar de verdade na cultura do destino, vale explorar algumas dicas não tão óbvias que vão além das rotas tradicionais.

Neste artigo, reunimos 10 dicas para te ajudar a ter uma experiência única, descobrindo o que realmente faz parte do dia a dia local. Estas sugestões podem transformar sua viagem em uma experiência única, e o melhor: com insights valiosos para você aproveitar tudo como um verdadeiro local!

O que você vai aprender:

1. Converse com os locais, sempre que possível

Uma das melhores maneiras de descobrir segredos do seu novo destino é conversando com quem mora ali. Pergunte aos locais sobre os melhores lugares para comer, visitar ou até mesmo passear em áreas menos turísticas. Evite seguir somente recomendações de guias de viagem e explore o que realmente faz parte da rotina deles.

2. Use aplicativos de carona compartilhada para aprender sobre a cidade

Durante o intercâmbio, é comum usar apps como Uber ou Lyft para se locomover. Mas, que tal aproveitar essas corridas para bater um papo com os motoristas? Eles costumam ser uma ótima fonte de informações sobre locais fora da rota turística e podem oferecer dicas valiosas sobre os bairros e restaurantes que frequentam.

3. Faça pequenas viagens aos arredores do seu destino principal

Grandes cidades têm muito a oferecer, mas muitas vezes, são os arredores que guardam os maiores tesouros. Aproveite os fins de semana para fazer bate-volta a vilarejos próximos, ou cidades pequenas e charmosas que dificilmente estariam nos guias de turismo. Nelas, você pode encontrar culturas mais autênticas e uma hospitalidade calorosa.

Dicas de viagem: como aproveitar ao máximo seu intercâmbio

4. Participe de eventos culturais e festivais locais

Procure saber quais festividades e eventos culturais acontecem na cidade durante o seu intercâmbio. Festivais de música, teatro de rua, festas tradicionais e exposições artísticas são oportunidades únicas de conhecer a cultura local e vivenciar experiências que nem sempre são mencionadas para turistas.

5. Evite horários de pico para os pontos turísticos

Se o seu destino tem atrações turísticas muito populares, como museus e monumentos históricos, tente visitá-los fora dos horários de pico. Assim, você poderá aproveitar com mais calma e tranquilidade. Além disso, muitos desses lugares oferecem horários especiais, como o final da tarde ou início da manhã, para quem quer uma experiência mais autêntica e sem a multidão.

6. Faça uma lista de restaurantes recomendados por nativos

Deixe um pouco de lado as dicas de restaurantes “turísticos” e comece a incluir na sua lista alguns restaurantes frequentados pelos próprios moradores da cidade. Busque a culinária local em lugares simples e familiares, pois é onde você pode vivenciar a verdadeira gastronomia do lugar, sem preços exorbitantes ou pratos descaracterizados.

7. Explore o destino a pé ou de bicicleta

Caminhar ou andar de bicicleta por uma cidade te dá uma nova perspectiva, muito diferente do que apenas pegar um ônibus turístico. Além de ser uma maneira mais econômica, você consegue ver a arquitetura, praças, mercados locais e outros detalhes que passam despercebidos de carro ou transporte público. Pesquise se o seu destino oferece passeios guiados a pé ou de bike.

8. Faça voluntariado local

O intercâmbio é uma excelente oportunidade para se envolver em atividades sociais. Ao fazer voluntariado, além de contribuir positivamente para algum âmbito social, você ainda terá a chance de se conectar com a comunidade de forma mais profunda e conhecer outros intercambistas e locais. Esta é também uma ótima forma de aperfeiçoar o idioma e conhecer histórias e perspectivas diferentes.

11 motivos para um intercâmbio voluntariado no exterior

9. Visite mercados locais e feiras ao ar livre

Em vez de comprar souvenirs nas grandes lojas, dê uma chance aos mercados locais e feiras ao ar livre. Além de encontrar produtos frescos e artesanais, como alimentos, roupas e artes locais, você poderá conversar com os produtores e artesãos, aprendendo mais sobre os costumes locais e as tradições do lugar.

10. Hospede-se em casas de família ou hostels comunitários

Se quiser uma experiência ainda mais autêntica, opte por se hospedar em casas de família ou hostels com foco comunitário. Esse tipo de acomodação permite uma troca cultural mais rica, já que você poderá vivenciar o cotidiano do local e ainda trocar experiências com outros viajantes.

Conquiste seu intercâmbio dos sonhos com a Escola M60

Explorar um novo destino durante o intercâmbio é uma das melhores formas de enriquecer sua vivência e descobrir novas culturas.

E se você também quer se preparar para viver essa experiência de forma completa, a Escola M60 te oferece todo o suporte para conquistar uma oportunidade internacional com bolsas de estudo ou outros auxílios. Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil.


Foto de capa por Taylor Brandon na Unsplash