BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

UCL: conheça a universidade mais antiga de Londres

Estudar em Londres é o sonho de muita gente. A capital da Inglaterra é famosa pelo Big Ben, pela London Bridge, pelo clima chuvoso e pelo Palácio de Buckingham. Mas também por abrigar algumas das melhores universidades da Europa, como a UCL. Se você ainda não conhece essa instituição, se liga nesse texto porque reunimos as principais informações para você ficar por dentro da University College London, a mais antiga universidade de Londres!

Por que a UCL é tão importante?

Geralmente as universidades ficam conhecidas, principalmente, por sua qualidade acadêmica. Porém, a UCL também tem uma grande relevância histórica. Fundada em 1826 como London University, a UCL foi a primeira universidade da cidade de Londres.

Quando foi estabelecida, a instituição surgiu como uma alternativa secular (ou seja, sem ligação com a igreja) à  Oxford e Cambridge, que aceitavam apenas alunos anglicanos. A proposta da UCL era ser a primeira universidade britânica a não exigir um vínculo religioso para a admissão dos alunos.

Essa desvinculação com a igreja causou revolta entre a classe alta inglesa na época. Foi para apaziguar os ânimos dos homens ricos que eram contra a existência de uma universidade sem vínculos com o anglicanismo que o rei George IV criou a King’s College London, em 1829.

Alguns anos depois, em 1836, essas duas instituições foram unidas por um decreto real e passaram a integrar a Universidade de Londres (University of London). Foi a partir daí que a UCL ganhou o nome de University College London, que permaneceu até 2005, quando passou a ser chamada apenas de UCL.

Mesmo sendo parte de outra instituição, a UCL continuou enfatizando o aspecto social. Em 1858, a revista All the Year Round cunhou o termo "The People's University" (“a universidade do povo”) para se referir à então University College London. Isso porque, para a revista, a instituição “estenderia a mão até mesmo ao jovem sapateiro que estuda em seu sótão”.

Parece um exagero, mas a universidade realmente foi uma das primeiras a permitir que seus alunos estudassem e trabalhassem. Em 1858, a UCL se tornou o berço do ensino à distância. O sistema funcionava com os estudantes aprendendo em casa e fazendo as provas sem precisar ir até Londres. Com isso, a instituição permitiu que os seus alunos estudassem fora da capital, expandindo o ensino superior.

Desde então, a UCL cresceu, se modernizou e se transformou em uma instituição pioneira, sendo a primeira na Inglaterra a disponibilizar o ensino superior para as mulheres, em 1878. Para se ter uma ideia, a primeira mulher só se formou em Oxford em 1920, mais de 40 anos depois. O único departamento da University College London que não aceitou o ingresso de mulheres nesta época foi a faculdade de Medicina. Hoje as mulheres são aceitas em todos os departamentos.

UCL - Prédio principal da University College London Prédio principal da UCL

Por que estudar na University College London (UCL)?

Só pelo que dissemos até agora já deu para perceber que a UCL é uma universidade que valoriza a inovação. Ela foi pioneira em muitos aspectos e com certeza a educação no Reino Unido não seria a mesma sem essa instituição. Mas, apesar de a história ser muito importante, o que te levaria a escolher a UCL hoje como a sua futura universidade? Alguns dos motivos são:

1. A comunidade acadêmica

Até hoje a University College London é conhecida por ser uma universidade “para muitos e não para poucos”. Uma prova disso é o número de estudantes da instituição. Atualmente, a UCL conta com 43.800 alunos, divididos entre os cursos de graduação e de pós-graduação.

Além da quantidade expressiva de estudantes, outras estatísticas demonstram como a UCL é inclusiva. Do total de alunos, 60% são mulheres e 53% são estrangeiros. A universidade calcula que mais de 150 países estão representados no seu corpo estudantil atual. Isso sem contar os mais de 300 mil alunos de mais de 190 nações que já passaram por lá.

TESTE: Você consegue se dar bem nesta prova centenária de História da UCL?

Mas, além dos estudantes, a UCL também contrata funcionários internacionais. Dos 14.300 trabalhadores vinculados à University College London, cerca de 37% vieram de outros países. Isso sem contar os pesquisadores internacionais ligados à instituição por programas de parcerias.

2. Sua infraestrutura invejável

A UCL fica no bairro de Bloomsbury, próximo ao centro de Londres. Nesse campus ficam diversos institutos de ensino e hospitais-escola. Além dessas instalações principais, a universidade também tem divisões em Adelaide, na Austrália, e em Doha, no Catar. 

Ao todo são 11 faculdades compondo a UCL, com mais de 100 departamentos dentro delas. Esses departamentos são responsáveis pelos mais de 400 cursos oferecidos pela universidade, entre programas presenciais e a distância. Além disso, eles também cuidam dos institutos e centros de pesquisa da universidade.

A instituição ainda é responsável por museus e coleções de arte e história. Entre eles estão o Museu Petrie de Arqueologia Egípcia e o Grant Museu de Zoologia e Anatomia Comparativa.

Tudo isso já é bastante expressivo, mas a UCL não quer parar por aí. Um dos propósitos da universidade é "construir campi preparados para o futuro”. Por isso, a instituição investe mais de um bilhão de libras para renovar suas instalações.

3. A reputação global de uma das melhores universidades de Londres

A UCL é famosa internacionalmente pela qualidade do seu ensino. Atualmente ela ocupa a posição de número 8 no QS World University Rankings, empatada com a suíça ETH Zurique. Isso faz com que a UCL seja a quarta melhor instituição de ensino superior tanto do Reino Unido quanto de toda a Europa.

O bom desempenho se repete em outros rankings internacionais. Ela é a terceira universidade britânica melhor classificada no ranking de empregabilidade da QS, atrás apenas de Cambridge e Oxford. No mais recente Research Excellence Framework, a UCL foi a universidade mais bem avaliada no Reino Unido em termos de força de pesquisa. 

Os acadêmicos da UCL descobriram cinco dos gases nobres naturais, identificaram hormônios, inventaram o tubo de vácuo e fizeram vários avanços fundamentais nas estatísticas modernas. Até 2021, 33 ganhadores do Prêmio Nobel e 3 medalhistas do Fields tinham alguma ligação com a UCL, seja como ex-alunos, professores ou pesquisadores.

Faculdade de Medicina da UCLFaculdade de Medicina da UCL

Quais são os principais cursos da UCL?

A University College London é dividida em 11 faculdades que abarcam diversas áreas de estudos. Os programas oferecidos por cada uma dessas faculdades variam todos os anos. A versão mais atual dos cursos disponíveis incluem:

  • 430 programas de graduação;
  • 517 programas de mestrado;
  • 142 diplomas de pesquisa (PhD ou MPhil).

Em geral, os cursos de pós-graduação são os que mais atraem os estudantes para estudar na UCL. A própria universidade disponibiliza um quadro com as faculdades mais procuradas pelos alunos. Na liderança está o Instituto de Educação.

Faculdade

Alunos de graduação

Alunos de pós-graduação

Total

Instituto de Educação

1.001

5.721

6.722

Engenharia e Ciências

3.298

3.019

6.317

Ciências Históricas e Sociais

3.527

2.424

5.951

Ciências Matemáticas e Físicas

2.962

1.343

4.305

Artes e Humanidades

2.699

1.129

3.828

Ciências Médicas

2.062

1.642

3.704

Construção

815

2.820

3.635

Ciências da Vida

2.158

1.367

3.525

Ciências Neurológicas

699

2.572

3.271

Ciências da Saúde Populacionais

159

1328

1.487

Direito

614

413

1.027

O sucesso do Instituto de Educação é, na verdade, um reflexo de seu bom desempenho acadêmico. Segundo o QS World University Rankings by Subject, a disciplina de Educação da UCL é a melhor oferecida no mundo. A instituição lidera o ranking nesta área desde 2015.

Dentre as cinco grandes áreas avaliadas pelo Ranking QS, as que a UCL se saiu melhor foram Ciências da Vida e Medicina (10.ª posição global) e Artes e Humanidades (12.ª melhor do mundo). Mas a universidade ficou entre as 60 primeiras colocadas no mundo em todos os campos.

Quando analisamos as 51 disciplinas individuais listadas no ranking, os cursos da UCL se saíram muito bem. Um número considerável deles conseguiu se classificar entre os 10 primeiros colocados de suas áreas. Confira quais na tabela abaixo:

Melhores cursos da UCL - University College London

Disciplina

Posição no ranking mundial QS by Subject

Educação

1.ª

Arqueologia

3.ª

Arquitetura e Construção

3.ª

Antropologia

4.ª

Anatomia e Fisiologia

5.ª

Farmácia

5.ª

Psicologia

7.ª

Medicina

9.ª

Mesmo oferecendo centenas de cursos, segundo a classificação da QS, todas as disciplinas ofertadas pela UCL estão entre as 100 melhores do mundo. Isso quer dizer que, independente da faculdade que você escolher, com certeza terá uma educação de alto nível.

via GIPHY

Como estudar na University College London?

Existem quatro maneiras de estudar na UCL. As mais conhecidas são cursar um dos mais de 400 cursos de graduação ou fazer parte de uma dos quase 700 programas de pós-graduação oferecidos pela universidade.

Porém, além deles também é possível participar de cursos de curta duração e programas de verão e até aprender um novo idioma no Centro de Línguas e Educação Internacional da UCL. Essa pode ser uma ótima opção para quem quer fazer um intercâmbio de inglês no Reino Unido sem gastar tanto.

Os cursos curtos e de idiomas geralmente não têm nenhum processo de seleção, bastando fazer a sua inscrição no formulário online disponível no site da universidade. Já para UCL Summer School é preciso passar por um processo de seleção. A aplicação inclui:

  • Seleção de um módulo de ensino;
  • Envio de qualificações acadêmicas;
  • Envio de certificado de proficiência (dependendo do módulo);
  • Escrita de um personal statement de 250 palavras;
  • Pagamento da taxa de inscrição.

Já para os cursos de bacharelado a seleção é um pouco diferente. Assim como na maioria das universidades inglesas, a aplicação deve ser feita no sistema único de seleção britânico, chamado UCAS. Ele funciona de maneira parecida com o nosso SISU.

A seleção de alunos internacionais segue os mesmos critérios aplicados para os alunos britânicos. Isso quer dizer que os candidatos devem seguir os requisitos para ingresso estabelecidos. Os estudantes do Reino Unido devem ter três notas A nos exames A-levels ou 38 pontos nas provas feitas para obter um diploma do International Baccalaureate (IB).

As notas mínimas exigidas em cada um desses diplomas, bem como as disciplinas escolhidas para as provas, mudam de acordo com o curso para o qual você está se candidatando. Se o curso não especificou uma disciplina, ao menos duas delas têm que estar na lista da UCL de disciplinas preferenciais que você encontra aqui.

Alunos brasileiros podem ainda comprovar que estudaram por um ou dois anos (dependendo do programa) em um curso de graduação na área pretendida. Neste caso você não terá que fazer as provas dos A-levels.

Além de cumprir com os requisitos mínimos de ingresso exigidos dos alunos britânicos, os candidatos brasileiros também têm que comprovar nível de proficiência em inglês. A UCL aceita a grande maioria dos exames de proficiência como:

  • Duolingo English Test (DET);
  • Exames de Cambridge (CAE e CPE);
  • IELTS Academic;
  • TOEFL.

Todos esses documentos podem ser inseridos durante a sua inscrição na plataforma UCAS. É importante ficar atento(a) aos prazos. O portal de aplicação abre em maio, mas você só pode submeter a sua inscrição a partir de setembro. Na UCL o prazo final de envio para os cursos de Medicina é em 15 de outubro, enquanto para os demais é em 26 de janeiro.

Como fazer faculdade no Reino Unido: passo a passo

Já os processos de seleção para os cursos de pós-graduação são feitos diretamente no site do programa do qual você quer participar. Brasileiros que querem tentar um mestrado na UCL precisam ter completado um curso de graduação no Brasil. Já quem quer tentar um doutorado precisa ter um diploma de mestrado.

Ambos os cursos exigem que os candidatos tenham como comprovar sua fluência em inglês. As provas aceitas são as mesmas dos cursos de graduação, mas as notas exigidas podem ser diferentes.

Quando ao processo de seleção em si, existem algumas diferenças entre o mestrado e o doutorado. Os programas de mestrado pedem para que os estudantes apresentem duas cartas de referência além do histórico escolar traduzido para o inglês. Já no doutorado os alunos precisam enviar seus projetos de pesquisa e encontrar um professor interessado em ser seu orientador antes de fazer uma aplicação formal no site da UCL.

Quanto custa estudar na UCL?

Uma das principais características da UCL é a sua acessibilidade. Assim como as demais universidades britânicas, ela cobra taxas anuais de seus alunos. No caso dos alunos nascidos no Reino Unido, o valor máximo é estabelecido anualmente pelo Parlamento Britânico e a maioria dos cursos adota essa taxa.

Porém, no caso dos estudantes estrangeiros, as universidades do Reino Unido são livres para estabelecerem os valores que acham adequado em cada um de seus cursos. Uma inovação da UCL é que o valor que você paga no seu primeiro ano de graduação será mantido por todos os seus anos de curso e não sofrerá reajuste.

Quanto custa fazer faculdade no exterior?

Ainda assim, as anuidades praticadas pelas instituições britânicas de ensino superior são elevadas. Na UCL, os cursos variam entre 22 mil e 38 mil libras, mas a maioria (251 cursos de graduação e pós-graduação) cobram uma taxa fixa de 24 mil libras. Cursos de meio período também costumam cobrar metade do valor.

Se você já tem um curso específico em mente, é possível consultar o preço exato cobrado por ele clicando aqui. Mas saiba que esses valores são relativos às taxas do curso e que não cobrem gastos com acomodação e alimentação, por exemplo.

via GIPHY

A UCL lembra que os alunos devem reservar uma parte do orçamento para comprar livros e outros materiais que serão usados no curso. A universidade  fornece uma estimativa anual para cada um desses gastos. Confira na tabela abaixo:

Custos anuais

Para alunos de graduação que vivem na UCL

Para alunos de pós-graduação que vivem na UCL

Para alunos de graduação ou pós-graduação que não vivem na UCL

Aluguel médio

8.229 libras

12.272 libras

8.632 libras

Gastos domésticos

incluso no aluguel

incluso no aluguel

416 libras

Passe de ônibus estudantil

585 libras

780 libras

780 libras

Comida

1.209 libras

1.612 libras

1.612 libras

Materiais do curso

156 libras

208 libras

208 libras

Telefone Celular

156 libras

208 libras

208 libras

Entretenimento

468 libras

624 libras

624 libras

Roupas, saúde e outros

546 libras

728 libras

728 libras

Total anual

11.349 libras

16.432 libras

13.208 libras

Uma coisa que é preciso prestar atenção é que os valores do aluguel para quem vai morar na universidade são referentes a 39 semanas, que é o período acadêmico. Isso significa que você não vai poder morar por lá durante as férias. Já quem escolhe morar fora da UCL faz contratos de 52 semanas, ou seja, um ano completo.

Como conseguir uma bolsa de estudos na University College London?

Na UCL existem três tipos de bolsas: as baseadas em mérito acadêmico, as que consideram a necessidade financeira do estudante e as que levam em consideração tanto a necessidade quanto o desempenho do aluno.

Assim como acontece nas demais universidades do Reino Unido, não existem tantas opções de auxílio para os estudantes internacionais durante a graduação. Na UCL só existem três opções para quem quer fazer bacharelado por lá:

  • Denys Holland - baseada em necessidade financeira;
  • Modern European Language Scholarship - baseada em mérito acadêmico;
  • The Bowman Scholarship - que usa como critério tanto a necessidade financeira quanto o desempenho acadêmico dos estudantes.

As bolsas para pós-graduação são um pouco mais abundantes. Elas também são baseadas nesses três critérios e a maioria está disponível para alunos do Reino Unido e para estrangeiros. No total são sete bolsas para cursos de pós-graduação com aulas e dez para pós-graduação de pesquisa. Você pode consultar a mais adequada para o seu perfil na ferramenta de busca de bolsas da UCL.

A UDI te ajuda a estudar em Londres

E aí, o que achou da UCL? Está pronto para estudar em uma das melhores universidades de Londres? Conseguir a sua vaga na University College London pode ser mais fácil do que você imagina. A chave é a preparação! E se você quer aprender todos os segredos para conquistar esse sonho, pode contar com a nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao time de milhares de alunos que nós já ajudamos a estudar fora do Brasil!

Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2019) e Ana Resende Quadros (2021)

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

21 Set 2021

Postagens recentes