Uma confusão bastante comum entre as pessoas que sonham em estudar em uma universidade americana é entender a diferença entre o que é um undergraduate e o que é um graduate. Você, por exemplo, sabe exatamente o que significam esses termos? Se você respondeu que não, então vem com a gente! Vamos te mostrar agora as principais diferenças entre os programas de undergraduate e graduate, e os caminhos de carreira aos quais eles conduzem.
Principais diferenças entre undergraduate e graduate
Nos Estados Unidos, um undergraduate se refere ao período que os alunos gastam para obter um diploma após concluírem o Ensino Médio, isto é, um curso de graduação. A expressão também pode designar o estudane que está matriculado neste tipo de curso. Já o termo graduate está relacionado ao tempo que os alunos passam buscando outro diploma superior após a conclusão do bacharelado, ou seja, a pós-graduação. Assim como undergraduate, graduate também pode ser usado para identificar o aluno ou aluna de pós-graduação.
Outros países, incluindo o Reino Unido e a Austrália, usam os termos graduate e postgraduate no lugar de undergraduate e graduate. Ou seja, se aproximam mais dos termos que utilizamos aqui no Brasil. E é justamente por conta dessas diferenciações entre países que muitas pessoas acabam confundindo os termos.
Embora os estudos de graduate e undergraduate levem a diplomas universitários, eles têm muitas distinções. E a decisão de qual diploma obter depende do que você pretende fazer com a sua formação acadêmica. Confira agora as sete principais diferenças entre esses dois tipos de formação.
1. Tipos de diplomas
Os estudos de undergraduate nos Estados Unidos oferecem dois tipos gerais de formação:
Diploma de associado (Associate degree)
Um grau de associado é o primeiro nível de ensino superior, geralmente oferecido por community colleges ou escolas técnicas. Este grau permite que os alunos estudem disciplinas de educação geral, além de alguns cursos específicos em disciplinas relacionadas aos seus objetivos profissionais.
Qual é a diferença entre Technical College e Community College?
Após obter um associate degree, você pode entrar no mercado de trabalho ou continuar estudando em uma faculdade ou universidade de quatro anos. Os associate degrees mais comuns são:
- Associate of Science
- Associate of Arts
- Associate of Applied Science.
Diploma de bacharel (Bachelor's degree)
O bacharelado é o segundo nível de ensino superior, oferecido por faculdades e universidades de quatro anos. Embora os cursos de educação geral sejam obrigatórios, os alunos concentram seus estudos escolhendo uma área de especialização em um determinado assunto relacionado aos seus objetivos de carreira.
O bacharelado é o tipo mais comum de diploma universitário e pode prepará-lo para entrar no mercado de trabalho em uma posição inicial ou para continuar estudando na pós-graduação.
Os tipos mais comuns de bacharelado nos EUA incluem:
- Bacharelado em Artes
- Bacharelado em Ciências
- Bacharelado em Belas Artes
- Bacharelado em Ciências Aplicadas
Já os estudos de graduate se enquadram em duas categorias gerais:
Mestrado (Master)
Um mestrado é focado em uma área específica de pesquisa e geralmente tem foco na carreira, permitindo a entrada no mercado de trabalho em um nível avançado ou a realização de um doutorado.
Os graus de mestrado mais comuns incluem:
- Master of Science
- Master of Arts
- Master of Business Administration
- Master of Fine Arts
Doutorado (Doctoral)
Um doutorado é o grau mais avançado que você pode obter e os graduados com esses diplomas são especialistas em suas áreas. Um doutorado acadêmico é conhecido lá fora como um Doctor of Philosophy (ou PhD).
Esses diplomas se concentram principalmente na pesquisa em um campo específico, e as pessoas que os obtêm frequentemente se tornam professores ou pesquisadores.
Grau profissional (Professional degree)
Um diploma profissional também é um grau de doutorado, mas obrigatório para determinadas carreiras. Os doutorados profissionais comuns incluem:
- Doctor of Medicine (para se tornar um médico)
- Juris Doctor (para exercer a advocacia)
- Doctor of Education (para funções de liderança educacional)
- Doctor of Pharmacy (para trabalhar na indústria farmacêutica)
2. Requisitos de admissão
Para ingressar em um programa de undergraduate, é necessário ter um diploma de Ensino Médio. Os requisitos de admissão específicos variam dependendo da faculdade ou universidade, mas eles costumam pedir aos alunos que enviem notas de testes padronizados como o SAT ou ACT, cartas de recomendação, essays e históricos escolares.
Já para entrar em um programa de graduate, o requisito mínimo é ter concluído o bacharelado. Os programas de pós-graduação geralmente exigem pontuações de testes padronizados como o GRE, projetos de pesquisa e cartas de recomendação, além de transcrições de notas da graduação.
3. Duração do estudo
O tempo que leva para se obter um diploma pode variar com base em vários fatores, como se o aluno frequenta a faculdade em tempo parcial ou integral, se transfere de escola ou muda de curso.
Em um ambiente de pós-graduação, é muito mais difícil mudar de programa ou transferir para outra escola, uma vez que o currículo é focado em vez de generalizado e varia de acordo com cada universidade.
Para cursos de undergraduate:
- Um associate degree normalmente leva dois anos para ser concluído
- Um bachelor degree geralmente leva quatro anos para ser concluído, ou mais dois anos se você já tiver um associate degree quando começar a buscar o bacharelado.
O tempo para concluir um programa de graduate varia bastante, dependendo dos requisitos do programa e do nível do diploma:
- Os mestrados geralmente levam dois anos para serem concluídos, mas alguns programas podem levar um ou três anos.
- Os graus profissionais podem levar de três a quatro anos para a conclusão das aulas e dos exames. Alguns programas, especialmente nas áreas médicas, exigem anos adicionais para concluir as residências ou estágios.
- O doutorado acadêmico costuma levar de quatro a seis anos (ou mais), uma vez que os programas geralmente exigem o aprendizado de várias línguas estrangeiras ou extensos projetos de pesquisa.
4. Curso
A carga horária total de um curso de undergraduate varia de acordo com a escola e o programa, mas geralmente fica em torno de 15 créditos por semestre, o que corresponde a cerca de quatro a seis matérias.
Os trabalhos de graduação geralmente envolvem uma variedade de tarefas de redação, projetos e outras tarefas específicas, e muitos cursos exigem que os alunos sejam aprovados em um exame para obter crédito.
Os tipos de disciplinas que os alunos de graduação geralmente fazem incluem uma mistura do seguinte:
Disciplinas de educação geral
Os alunos fazem essas disciplinas antes de seguirem as matérias relacionadas às suas especialidades profissionais. Nessa categoria estão incluídas uma grande variedade de assuntos, com a maioria dos programas exigindo que os alunos concluam disciplinas de Matemática, Inglês, História e Ciências.
Majors
Os alunos de graduação são incentivados a selecionar um major, que nada mais é que uma área de especialização. Dessa forma, eles se atriculam em matérias que discutem os tópicos, questões e experiências relevantes para essa área.
Alguns majors podem ter matérias sobrepostas nos requisitos gerais de educação, enquanto outros exigem disciplinas adaptadas a objetivos específicos de carreira, como Negócios, Engenharia e Ciências.
Minors
Os alunos também podem optar por adaptar ainda mais o seu programa de graduação, selecionando um minor, que é uma espécie de "segunda especialização" menos intensiva que lhes permite fazer cursos adicionais em outras áreas. Alguns alunos buscam minors diretamente relacionados ao seu major, enquanto outros selecionam minors em assuntos de interesse pessoal.
Pós-graduação
Os trabalhos de pós-graduação são muito mais especializados e avançados do que os de graduação e normalmente seguem uma série de aulas ou disciplinas delineadas pela universidade ou programa.
Embora a carga horária total varie de acordo com a universidade/programa, os alunos geralmente fazem cerca de nove créditos semestrais, o que corresponde a três ou quatro disciplinas.
Nesse nível, os estudantes fazem exames abrangentes tanto para o grau a ser obtido quanto para as disciplinas realizadas. Alternativamente, também pode ser necessário desenvolver projetos finais, dissertações, portfólios ou outras atividades que sirvam de "atestado" da qualificação do estudante para sua formação.
5. Ambiente de sala de aula
O ambiente típico de sala de aula nos estudos de undergraduate e graduate difere amplamente. Os alunos em nível de graduação podem experimentar os seguintes elementos em sala de aula:
Turmas maiores
O tamanho das turmas varia de universidade para universidade e de classe para classe. Alguns cursos de undergraduate podem aceitar mais alunos sem disciplinas específicas, como aquelas que se enquadram dentro da categoria de educação geral nos programas de graduação que todos os alunos devem fazer, independentemente de sua especialização. Turmas maiores podem significar menos atenção individualizada dos professores.
Aulas
Algumas disciplinas podem ser organizados com o professor conduzindo a classe e os alunos tomando notas e completando as tarefas de forma independente. Os professores podem incentivar os alunos a participar e fazer perguntas, mas algumas matérias podem ter os alunos interagindo mais com um assistente de ensino que ajuda o professor a dar notas às atribuições e conduzir sessões mais personalizadas em pequenos grupos.
Discussões de classe
Embora muitos cursos possam encorajar a participação dos alunos, alguns professores ministram disciplinas construídas especificamente em torno dos alunos fazendo perguntas e discutindo materiais de aula, como palestras e leituras designadas. Esses cursos podem envolver atenção mais individualizada dos professores.
Pós-graduação
Os cursos de graduate têm uma oferta consideravelmente menor de programas disponíveis, resultando nos seguintes elementos comuns dentro das salas de aula:
- Turmas menores: As turmas de pós-graduação tendem a ser menores, geralmente devido às escolas aceitarem um número limitado de alunos ou empregar mais professores para garantir maior atenção individualizada.
- Discussões avançadas: Esses cursos também são intensamente focados em um determinado campo, apresentando um nível de dificuldade maior em relação aos programas de undergraduate. Também tendem a ser mais interativos, com os professores esperando que os alunos estejam preparados, contribuindo com o aprendizado e aplicando as informações transmitidas. As discussões dependem do conteúdo do programa de pós-graduação, do curso e dos interesses acadêmicos dos alunos.
- Tutoria com professores: Os alunos costumam trabalhar em estreita colaboração com os professores como seus mentores e normalmente se encontram com eles ao concluir pesquisas, criar portfólios ou fazer estudos independentes. Essas mentorias também ocorrem em classes regulares.
6. Potenciais ganhos de trabalho
De acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, atingir um grau mais alto de educação está correlacionado a maiores rendimentos potenciais.
Certos diplomas permitem que você trabalhe em áreas mais especializadas e ganhe mais dinheiro, em média, devido ao treinamento extensivo. E um número considerável de empregadores valoriza a educação em seu setor pagando àqueles com diplomas superiores um salário mais alto.
Uma pesquisa realizada por esse órgão constatou a renda média semanal de acordo com o nível de formação. Confira abaixo:
- Associate degree: $836
- Bacharelado: $1.173
- Mestrado: $1.401
- Doutorado: $1.743
- Professional degree: $1.836
7. Custos da mensalidade
Os custos das mensalidades para diplomas universitários nos Estados Unidos variam amplamente de acordo com uma série de fatores, incluindo bolsas de estudo, subsídios, modalidade das aulas (presencial ou online), tipo da instituição (privada ou pública), etc.
É importante considerar os ganhos potenciais da sua área profissinal de interesse antes de decidir o nível de investimento que você deseja colocar em sua educação. De acordo com o Centro Nacional de Estatísticas Educacionais dos EUA, as taxas anuais médias de graduação variam de $ $17.237 para faculdades públicas a $39.734 para faculdades privadas. Já a média anual das taxas de pós-graduação ficam entre $11.303 para universidades públicas e $23.919 para universidades privadas.
Repassando...
Agora ficou mais claro entender quais são as diferenças entre os programas de undergraduate e graduate, certo? Para te ajudar ainda mais, separamos esse resumão final pra você gravar essas diferenças de uma vez por todas:
-
Os programas de undergraduate são de natureza mais geral. Eles incluem cursos de educação geral em uma ampla variedade de assuntos que não fazem parte da educação de pós-graduação. Os programas de graduate são altamente especializados e muito mais avançados do que os programas de graduação.
-
As aulas nos programas undergraduate são geralmente muito maiores e menos individualizadas. Nos programas de graduate, os alunos trabalham em estreita colaboração com os professores, muitas vezes individualmente.
-
Embora alguns programas de graduação exijam um projeto sênior ou uma atividade semelhante, os estudos de pós-graduação são muito mais orientados para a pesquisa. Os mestrados e doutorados incluem alguns trabalhos de classe, mas a preparação e defesa da pesquisa é o foco principal na maioria dos programas. Os programas de undergraduate geralmente restringem os exames àqueles relacionados a aulas individuais. Já os programas de graduate também incluem exames abrangentes que são muito importantes.
-
É comparativamente fácil mudar de major ou até mesmo de universidade em programas undergraduatede. Por outro lado, é muito mais difícil fazer isso em programas de graduate, pois eles são estritamente especializados. Os programas de pós-graduação em Psicologia, por exemplo, podem ser muito diferentes de uma universidade para outra.
Universidade do Intercâmbio
Quer se preparar com os melhores para fazer um undergraduate ou até mesmo um graduate nos EUA? A nossa mentoria especializada está com vagas abertas para novos mentorados e para participar é simples: você só precisa fazer um teste de perfil clicando aqui. Mas as vagas são limitadas, então não perca tempo!