A Universidade Columbia é uma das 20 melhores universidades do mundo. Essa afirmação é sustentada tanto pelo QS World University Rankings, que a aponta como a 19ª melhor, quanto pelo THE World University Rankings, que a classifica como a 17ª melhor instituição de ensino superior do planeta.

A universidade é uma das oito integrantes da Ivy League e tem mais de 250 anos de história. Fundada em 1754, Columbia é a mais antiga universidade do estado de Nova York e, ao longo dos séculos, teve muitas conquistas. Um exemplo é a criação do prêmio Pulitzer, uma das mais reconhecidas premiações de jornalismo do mundo.

Ingressar na Columbia não é uma tarefa fácil. Apenas 5,8% dos candidatos conseguem uma aprovação, o que torna a instituição a terceira mais difícil de entrar nos Estados Unidos. Sendo assim, é de se esperar que a universidade tenha vários ex-alunos notáveis, e essa é mesmo a realidade.

Columbia ou NYU: qual universidade de Nova York é melhor para você?

A Universidade Columbia é o membro da Ivy League com maior concentração de Prêmios Nobel: são quase 100 ganhadores entre alunos e docentes! Além disso, ainda entram para essa lista presidentes dos Estados Unidos, membros da suprema corte americana, ganhadores do Pulitzer e vencedores do Oscar. Se você quer saber quem já estudou por lá, fique atento a esta lista!

5 alunos notáveis da Universidade de Columbia

Barack Obama 

Principais conquistas: ex-presidente dos EUA e vencedor do Nobel da Paz

Barack Hussein Obama II foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos em 2008. Ele foi o primeiro presidente negro do país, depois de ter sido senador pelo estado do Illinois e membro do senado de Illinois.

Sua história de sucesso começa com seu pai, que tinha o mesmo nome do filho. Obama I se mudou do Quênia para os Estados Unidos para estudar na Universidade do Havaí. Foi na ilha americana que nasceu Obama II, em 1961. Mas, dois anos depois do nascimento do filho, o pai se mudou para Massachusetts para estudar em Harvard e deixou a família.

Parte da educação de Obama foi feita na Indonésia, onde sua mãe morava com seu novo marido. Em 1971 ele retornou ao Havaí, onde estudou até o fim do High School.

A primeira universidade que Obama frequentou foi a Occidental College, entre 1979 e 1981, quando transferiu seus estudos para a Universidade Columbia. Lá, o ex-presidente se formou em Ciências Políticas com especialização em Relações Internacionais. Quando se formou, ele se mudou para Chicago, onde conseguiu seu primeiro emprego como diretor de uma associação comunitária religiosa, ficando lá por 4 anos. O próximo passo foi ingressar na Harvard Law School, no estado de Massachusetts. 

Em 2009, ainda no primeiro dos seus 8 anos de mandato como presidente, Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz por seus planos de reduzir as armas nucleares e trabalhar pela paz mundial. Uma curiosidade é que outro ex-aluno de Columbia seguiu uma trajetória parecida, sendo presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz: Theodore Roosevelt, o 26º presidente dos EUA.

Louise Glück

Principais conquistas: vencedora do prêmio Nobel de Literatura (2020)

Mais uma ganhadora do Prêmio Nobel que frequentou a Universidade de Columbia é a autora nova-iorquina Louise Glück. Apesar de não ter um diploma universitário, Glück fez oficinas de poesia em Columbia nos anos 1960.

Foi durante esses cursos que a autora publicou seus primeiros textos. Nessa época, ela conseguiu publicar em revistas importantes, como a New Yorker. Quando concluiu seus estudos na Columbia, Louise Glück publicou sua primeira coletânea poética, intitulada Firstborn, ou Primogênita, em português.

A poetisa venceu o Nobel de Literatura de 2020 e vários outros prêmios literários. Hoje ela dá aula de literatura na Universidade Yale, outra icônica Ivy League.

Outros vencedores do prêmio Nobel de Literatura também têm ligação com Columbia. Os autores Joseph Brodsky, Nadine Gordimer e Derek Walcott já deram aula lá. Já Orhan Pamuk, que ganhou o prêmio em 2006, leciona Escrita e Literatura Comparada em Columbia atualmente.

Ruth Bader Ginsburg

Principais conquistas: uma das primeiras mulheres a se tornar juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos

Ruth Bader Ginsburg, mais conhecida como RBG, tem uma história curiosa com a Universidade Columbia.  Ela nasceu em 1933 como Joan Ruth Bader e concluiu sua primeira graduação na Universidade Cornell em 1954. No mês seguinte à sua formatura, Ruth se casou e assumiu o sobrenome do marido, passando a se chamar Ruth Bader Ginsburg.

Em 1956, RBG se matriculou na Faculdade de Direito de Harvard em uma época em que não era comum que mulheres ingressassem nessa instituição. Para se ter uma ideia, havia 500 alunos homens e apenas 9 mulheres na mesma classe. Mas, após seu marido aceitar uma oportunidade de emprego em Nova York, ela teve que pedir transferência para a Universidade Columbia, onde se formou como uma das melhores alunas.

Entre 1961 e 1963, Ruth foi pesquisadora associada na Columbia e, após uma passagem como docente da Universidade Rutgers entre 1963 e 1972, retornou para a universidade nova-iorquina como professora, dando aulas entre 1972  e 1980.  

Ao longo de sua vida ela sempre lutou pelos direitos das mulheres, combatendo a discriminação de gênero. Em 1993 foi confirmada como a segunda mulher a participar da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Dean Baquet

(Foto: Fuzheado/Wikimedia Commons)

Principais conquistas: vencedor do Pulitzer e diretor executivo do The New York Times

Dean Baquet é a primeira pessoa negra a se tornar diretor executivo do The New York Times, mas, antes disso, sua carreira já era repleta de conquistas. Baquet nasceu em Nova Orleans em 1956. Ele estudou até o fim do High School em uma escola católica e conseguiu uma bolsa para estudar Inglês na Universidade Columbia.

Sua carreira como jornalista se iniciou depois de sua formatura na universidade, quando começou a trabalhar em jornais de Nova Orleans. Em 1974, Baquet foi contratado pelo Chicago Tribune. Em 1988 ele ganhou um prêmio Pulitzer por uma reportagem investigativa publicada no jornal em conjunto com os jornalistas William Gaines e Ann Marie Lipinski.

Ele começou a trabalhar no The New York Times em 1990. Lá, Baquet passou pelos cargos de repórter investigativo, diretor de projetos especiais, editor da seção de Nacional, chefe do escritório de Washington, editor chefe e, desde 2014, é editor executivo do principal jornal do mundo. Sob sua gestão, o jornal ganhou quatro prêmios Pulitzer pelo conjunto de sua equipe.

Peter Farrelly

(foto:David Shankbone/Wikimedia Commons)

Principais conquistas: vencedor do Oscar de melhor roteirista por Green Book: O Guia

Entre os ex-alunos de Columbia que ganharam o prêmio máximo do cinema está Peter Farrelly. Ele é um cineasta, diretor, roteirista, produtor e romancista nascido na Pensilvânia em 1956. Sua formação na universidade foi um mestrado em Escrita Criativa. 

Ele e seu irmão, Bobby Farrelly, trabalharam juntos em vários filmes de comédia conhecidos, como Debi & Lóide (1994) e Quem vai ficar com Mary? (1998). Seu trabalho mais reconhecido, no entanto, é o filme Green Book: o Guia, pelo qual ganhou o Oscar de  melhor filme e de melhor roteiro original em 2019.

Intercâmbio com a UDI

E você, já pensou em estudar na Universidade Columbia? Quem sabe um dia você não integra essa lista de ex-alunos notáveis? Seria um sonho não é? Mas o primeiro passo para realizar um grande sonho é se preparar. E através da nossa mentoria especializada, você pode aprender com quem já viveu e ainda vive essas experiências internacionais. Quer saber como como? Então comece essa jornada com a gente fazendo agora mesmo o seu teste de perfil! É só clicar aqui.