Estudar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Um dos principais atrativos do país é o idioma, claro. Não ter que se preocupar com um exame de proficiência já é uma vantagem. Mas o mais importante na hora de escolher estudar em outro país é o ganho cultural e intelectual que você pode ter. Por isso é importante escolher uma boa universidade.
Uma sugestão é a Universidade de Lisboa. Afinal, se o seu sonho é estudar em Portugal, por que não ir direto para a melhor faculdade do país, não é mesmo? Por isso, hoje nós vamos te contar todos os detalhes dessa renomada instituição e o que você precisa fazer para estudar por lá!
Por dentro da Universidade de Lisboa
Todos os anos o QS World University Ranking classifica as melhores universidades do mundo e de cada país. Em Portugal, a disputa sempre fica entre duas instituições tradicionais: a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, que empataram em primeiro lugar nacional e na 357ª posição no mundo em 2021.
Há quem diga que a história da Universidade de Lisboa começou há mais de 700 anos. Isso porque em 1288, o rei Dinis I de Portugal criou o Estudo Geral na cidade de Lisboa. Essa instituição, que ensinava Artes, Direito Civil, Direito Canónico e Medicina, foi reconhecida por uma bula papal emitida pelo Papa Nicolau IV como a primeira universidade portuguesa em 1290. Mas, depois de séculos em Lisboa, o Estudos Gerais foi transferido em 1537, dando origem à Universidade de Coimbra.
Depois de mais de um século sem nenhum tipo de educação superior na capital, em 1759 surgiu a Aula de Comércio, que é a verdadeira raiz da Universidade de Lisboa. Ao longo dos anos surgiram várias instituições superiores em áreas médicas e artísticas que se transformaram e até se fundiram para dar origem a outras escolas.
Um dos pontos marcantes desta história é a criação da Escola Politécnica, em 1837, que reunia alguns dos cursos dispersos na cidade. Mas a Universidade de Lisboa, como é conhecida hoje, surgiu mesmo em 1911. Além da Escola Politécnica, a universidade englobou também a Faculdade de Medicina, de Ciências, de Letras e o Instituto Industrial e Comercial, que se transformou em Instituto Superior Técnico. Em 2013, a Universidade Técnica de Lisboa também foi integrada à universidade.
Quais são as melhores profissões para imigrar para Portugal?
Hoje, a ULisboa, como é referida, tornou-se a maior universidade do país e uma das maiores do continente europeu. Seus destaques vão para a área de pesquisa e também para a quantidade de estudantes. São quase 50 mil alunos inscritos. Prova da inclusão da universidade é que pessoas de 102 países estudam por lá, sendo que 3473 são alunos regulares e 3236 vieram de mobilidade. A maioria dos estrangeiros procuram a ULisboa para fazer mestrado.
Quais são os melhores cursos oferecidos na ULisboa?
Do total de alunos estrangeiros da Universidade de Lisboa, 29% preferem cursos nas áreas de Engenharia, Indústria Transformadora e Construção. Mas a ULisboa oferece opções em praticamente todos os campos de conhecimento. Ao todo são 548 cursos oferecidos, sendo 80 no nível de licenciatura, 21 mestrados integrados, 206 mestrados, 110 doutorados e 131 cursos de especialização.
Conheça os melhores cursos para fazer faculdade em Portugal
Um dos diferenciais da ULisboa é a sua taxa de cursos com índice de desemprego zero. Todos os anos o Ministério da Educação de Portugal divulga uma lista de cursos que conseguiram inserir todos os alunos recém-formados no mercado de trabalho. A Universidade de Lisboa lidera essa lista com 9 cursos. São eles:
- Medicina;
- Engenharia Informática e de Computadores;
- Arquitetura;
- Engenharia de Telecomunicações e Informática;
- Engenharia Física Tecnológica;
- Biologia;
- Estatística aplicada;
- Engenharia Naval e Oceânica;
- Matemática.
Para o ranking da QS, a ULisboa se encontra entre as melhores universidades portuguesas em todos os cinco grandes campos de estudo. Além disso, o melhor curso que você pode estudar em Portugal, segundo essa lista, é o de Engenharia da Energia e Ambiente da ULisboa.
A universidade é formada por 18 escolas que abordam as áreas de Agricultura, Artes e Humanidades, Ciências Sociais, Comércio e Direito, Ciências, Matemática e Informática, Educação, Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção, Saúde e Proteção Social, e Serviços. Todas as oito áreas oferecem cursos de licenciatura, mestrado e doutorado.
Como entrar na Universidade de Lisboa
Uma das vantagens da Universidade de Lisboa para os brasileiros é que ela aceita a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Para estudar na ULisboa é preciso ter feito o exame nos últimos três anos e ter tirado uma nota mínima de 500 nas áreas de conhecimento exigidas e 550 na redação.
Uma diferença entre as universidades brasileiras e a Universidade de Lisboa é que o seu desempenho não precisa ser excelente em todas as quatro provas. Você só precisa tirar essa nota mínima de 500 pontos nas áreas exigidas no curso para o qual você deseja se candidatar.
A candidatura é feita por curso através do site da universidade. Para ingressar em um curso de licenciatura na Universidade de Lisboa como aluno internacional é preciso:
- Não ser português, nem ser cidadão da União Europeia e nem viver há mais de dois anos em Portugal;
- Ter concluído o Ensino Médio;
- Ter as notas de ao menos uma das três últimas edições do ENEM;
- Entregar cópia do passaporte ou documento de identidade nacional.
Caso o candidato(a) seja aprovado(a) é necessário juntar os documentos em uma Apostila de Haia antes de efetivar a matrícula. Esse documento funciona como um certificado de autenticidade do seu conteúdo.
Vale lembrar também que, normalmente, os estudantes internacionais concorrem a um número limitado de vagas. Um exemplo é no curso de Engenharia da Energia e Ambiente. No total são 5 vagas para alunos estrangeiros e 30 vagas para portugueses.
Quanto custa para estudar na Universidade de Lisboa?
A Universidade de Lisboa é pública, mas, assim como as demais universidades portuguesas administradas pelo governo, ela cobra taxas. Por lá, os estudantes devem pagar uma taxa de inscrição, um valor para a matrícula e seguro e uma anuidade. Esses valores são alterados dependendo do nível de formação desejado e da área do curso.
Custo de vida em Lisboa: tudo que você precisa saber
Porém, os estudantes internacionais costumam pagar mais caro do que os nacionais para estudar na Universidade de Lisboa. O curso de Design, por exemplo, sai por pouco mais de 700 euros anuais para os portugueses, contando com a taxa de matrícula e seguro, enquanto para os estrangeiros o valor cobrado é de 7 mil euros. Esse valor não é fixo e muda curso a curso. A licenciatura de Arte e Multimídia, por exemplo, custa €3.500 para alunos internacionais. Já o curso de Medicina, que é um mestrado integrado, tem anuidade de €12.000.
Como conseguir bolsa na Universidade de Lisboa?
A Universidade de Lisboa oferece bolsas para mais de 5 mil alunos. No total, a ULisboa investe 10,8 milhões em auxílios desse tipo. Os bolsistas recebem, em média, 2.054 euros por ano. É um valor baixo considerando que o salário mínimo de Portugal é de 665 euros mensais. Porém, também é possível pedir auxílios de alojamento e de alimentação e ainda há concessão de bolsas para casos especiais que são analisados individualmente pela universidade. Todo o processo é feito pelo site da universidade.
Intercâmbio com a UDI
Ficou interessado(a) em estudar na Universidade de Lisboa? Então saiba que uma boa preparação é o primeiro passo para conseguir a sua vaga dos sonhos! A mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio pode te ajudar! Por lá, nós te explicamos o passo a passo para conquistar as melhores oportunidades internacionais. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!