BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Por dentro da Universidade de Montreal

Se você sonha em estudar no Canadá, provavelmente já ouviu falar da Universidade de Toronto, certo? Mas fique sabendo que o país está cheio de instituições superiores de alto nível e uma delas é a Universidade de Montreal, situada na cidade de mesmo nome. Enquanto a Universidade de Toronto é  uma instituição de língua inglesa, a Universidade de Montreal é uma instituição de língua francesa e, portanto, é uma ótima opção para quem tem uma melhor fluência nesse idioma. Saiba mais sobre ela agora!

universidade-de-montral-view
Visão geral do campus da Universidade de Montreal ao fundo (Foto: Laurent Bélanger )

História

A Universidade de Montreal foi fundada em 1878 como uma nova filial da Universidade Laval, uma instituição de origem católica – e uma das universidades mais antigas do país – localizada na cidade de Quebec. Era então conhecida como Université Laval à Montréal (Universidade de Laval em Montreal). No entanto, algumas partes das instalações educacionais da instituição, como as do Séminaire de Québec e as da Faculdade de Medicina, já haviam sido estabelecidas em Montreal em 1876 e 1843, respectivamente.

O Vaticano concedeu à universidade alguma autonomia administrativa em 1889, permitindo-lhe escolher seus próprios professores e licenciar seus próprios diplomas, por exemplo. No entanto, foi somente em 8 de maio de 1919 que uma carta papal do Papa Bento XV concedeu total autonomia à instituição que, assim, tornou-se uma universidade católica independente e adotou o Université de Montréal como seu nome.

Atualmente a Universidade de Montreal atrai mais de 500 milhões de dólares em financiamento de pesquisa todos os anos, o que a torna um dos três centros de pesquisa universitária mais importantes do Canadá. Inclusive muitos laboratórios renomados nasceram por lá, como o MILA, um centro universitário de pesquisa líder mundial em Deep Learning; o Instituto de Pesquisa em Imunologia e Câncer (IRIC), um dos mais produtivos em seu domínio; e o Centre de recherche en droit public (CRDP), o centro de pesquisa em Direito Público mais abrangente do Canadá.

Sua longa lista de ex-alunos ilustres inclui Roger Guillemin, co-ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina de 1977; Louise Arbor, ex-promotora-chefe dos Tribunais Criminais Internacionais para a ex-Iugoslávia e Ruanda; Joanne Liu, presidente internacional do Médicos Sem Fronteiras; e Pierre Elliott Trudeau, um dos mais conhecidos primeiros-ministros da história do Canadá.

Campus

O campus principal da Universidade de Montreal, conhecido como Mont-Royal, se espalha entre os bairros de Côte-des-Neiges e Outremont e abriga a maior parte dos prédios da instituição, entre eles aquele que é o mais icônico: o Pavilhão Roger-Gaudry, que conta com uma torre imponente que pode ser vista de todo o campus.

A instituição é servida por três estações de metrô: a Côte-des-Neiges,  a Université-de-Montréal e a Édouard-Montpetit.

Além desse campus principal, a Universidade de Montreal também está atualmente construindo o seu segundo grande campus, localizado na região de Outremont, também em Montreal. Essa extensão, conhecida como MIL Campus, está em construção desde 2016 e abrigará principalmente instalações de ensino e pesquisa. Uma dessas unidades é o complexo de Ciências, que já foi inclusive inaugurado em 2019.  

E não para por aí, já que a universidade também mantém outras cinco instalações regionais nas cidades de Laval, Longueuil, Mauricie, Saint-Hyacinthe e Terrebonne, todas na província do Quebec.

Universidade-de-Montreal-Complexo-de-Ciênicas
Novo complexo de Ciências no MIL na fase de construção (Foto: Jean Gagnon/Wikipedia)

Organização Interna

A Universidade de Montreal é organizada em 13 faculdades e escolas, mais de 60 departamentos e duas escolas afiliadas: a HEC Montréal (Escola de Negócios) e a Polytechnique Montréal (Escola de Engenharia). Ao todo, são oferecidos 650 programas de graduação e pós-graduação, incluindo 71 programas de doutorado.

Confira abaixo as 13 faculdades da instituição:

  • Faculdade de Artes e Ciências
  • Faculdade de Odontologia
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Design Ambiental
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Medicina
  • Faculdade de Música
  • Faculdade de Enfermagem
  • Escola de Optometria
  • Escola de Saúde Pública
  • Faculdade de Farmácia
  • Faculdade de Medicina Veterinária
  • Faculdade de Educação Continuada

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, a Universidade de Montreal é a 118ª melhor universidade do mundo, na frente por exemplo de instituições como a Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos; e a Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália.

Já quando consideramos apenas as instituições canadenses, ela ocupa o 4º lugar, ficando atrás apenas da Universidade de Toronto, da Universidade McGill e da Universidade da Colúmbia Britânica.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas da Universidade de Montreal são, respectivamente: Estatística, Veterinária, Enfermagem, Esportes, Anatomia e Fisiologia, Ciências da Vida e Medicina, Teologia, Antropologia, Inglês e Literatura, Farmácia, Política, Comunicação, Artes Performáticas, Sociologia, Negócios, Matemática e Ciência da Computação.

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – a Universidade de Montreal se sai ainda melhor, figurando na 73ª posição entre as melhores universidades do mundo, empatada com a Universidade de Zurique, na Suíça.

Universidade-de-Montreal-Instituto-de-Pesquisa-Bio Instituto de Pesquisa de Biologia (Foto: Bohao Zhao)

Números

A Universidade de Montreal tem aproximadamente 68 mil alunos, quando consideramos a HEC Montréal e a Polytechnique Montréal nesse cálculo. Já quando excluímos essas duas escolas afiliadas, a instituição conta com cerca de 47 mil estudantes, sendo 34,3 mil de graduação e 11,9 mil de pós-graduação.

Para dar conta de tanta gente, a universidade conta com um corpo docente formado por cerca de 7,3 mil professores e pouco mais de 4400 funcionários administrativos.

Em termos financeiros, a Universidade de Montreal também se destaca, com um orçamento de 1.05 bilhões de dólares canadenses em 2019, e um endowment de 339.7 milhões de dólares canadenses no mesmo ano.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Montreal e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

17 Set 2020

Postagens recentes