Pra quem fala ou pretende aprender espanhol e sonha em fazer faculdade no exterior, a Espanha com certeza é um dos países mais buscados. Por lá, o oferta de boas universidades é grande, e entre elas uma instituição que se destaca, principalmente por sua longa tradição, é a Universidade de Salamanca. Vem conhecer mais sobre ela agora!
8 motivos para estudar na Espanha
Quando surgiu a Universidade de Salamanca?
A Universidade de Salamanca foi a quarta universidade fundada na Europa, e isso aconteceu há muito, mas muito tempo atrás: no ano de 1218! Mais antiga que ela somente as universidades de Oxford (Reino Unido), Bolonha (Itália) e Paris (França). Essa última não existe mais como uma única universidade, já que foi dividida em várias instituições independentes ao longo dos anos. Portanto, pode-se dizer que a Universidade de Salamanca é a terceira universidades em funcionamento contínuo mais antiga de todo o Velho Continente.
Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca (Foto: Payanes8/Wikimedia)
Quantos alunos estudam na Universidade de Salamanca?
Atualmente a Universidade de Salamanca conta com um corpo discente formado por aproximadamente 28 mil alunos, divididos da seguinte forma:
- 76% são estudantes de cursos de graduação
- 7% fazem cursos de especialização e mestrado
- 9% fazem cursos de doutorado
- 8% fazem outros cursos não enquadrados nessas categorias acima
Para dar conta de tantos alunos, a instituição emprega cerca de 2300 professores e 1210 funcionários técnicos.
Como é o campus da Universidade de Salamanca?
Na realidade a Universidade de Salamanca não tem um campus único concentrando todos os seus prédios, que ficam espalhados pela cidade.
Escuelas Menores (Foto: José Luis Filpo Cabana)
Por ser muito antiga, a Universidade de Salamanca é formada por prédios que são verdadeira joias da arquitetura espanhola. As três construções mais antigas da instituição, que foram edificadas entre os séculos XV e XVI, são o Edificio de Escuelas Menores, utilizados para aulas de graduação; o Edificio de Escuelas Mayores, que é o principal de toda a universidade; e o Hospital del Estudio, que já funcionou como um hospital entre os anos de 1413 e 1810, mas hoje é a sede da reitoria da instituição. Esses três prédios estão localizados no Patio de Escuelas, uma praça no centro da cidade de Salamanca.
As melhores cidades para aprender espanhol na Espanha
Dentro do Edificio de Escuelas Mayores está a Biblioteca General Histórica, que nada mais é que a biblioteca universitária mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1254. Mas no total a universidade tem 22 bibliotecas que, juntas, mantêm um acervo de pouco mais de 1 milhão de volumes.
A estrutura da universidade também é composta por 573 laboratórios, três museus, três centros universitários e quatro residências estudantis. Além disso, a Universidade de Salamanca também tem dois campi secundários nas cidades de Ávila e Zamora.
O campus de Ávila é formado por três escolas: a Escola Politécnica Superior de Ávila, a Escola Universitária de Educação e Turismo e a Escola Universitária de Enfermagem de Ávila. Já o campus de Zamora conta com quatro escolas: a Escola de Enfermagem, a Escola de Magistério, a Escola Politécnica e a Escola de Relações Laborais.
Escuelas Mayores (Foto: Victoria Rachitzky/Flickr)
Como não poderia deixar de ser, a sede em Salamanca conta com um número maior de escolas e faculdades:
- Faculdade de Belas Artes
- Faculdade de Biologia
- Escola de Enfermagem e Fisioterapia
- Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais
- Faculdade de Ciências
- Faculdade de Tradução e Documentação
- Faculdade de Ciências Químicas
- Faculdade de Ciências Sociais
- Faculdade de Direito
- Faculdade de Educação
- Faculdade de Economia e Empresa
- Faculdade de Farmácia
- Faculdade de Geografia e História
- Faculdade de Filologia
- Faculdade de Filosofia
- Faculdade de Psicologia
- Faculdade de Medicina
Quais são os cursos oferecidos pela Universidade de Salamanca?
Ao todo, a Universidade de Salamanca oferece 93 programas de graduação (25 deles de graduação dupla), 75 programas de mestrado, 41 programas de doutorado e 113 programas de títulos próprios (especializações, cursos de extensão, etc.). Para saber mais informações sobre cada um dos cursos é só clicar nos links.
Qual é o desempenho da Universidade de Salamanca nos rankings?
Se você chegou até aqui, com certeza deve ter pensado nisso. Será que a Universidade de Salamanca é a melhor universidade da Espanha? A resposta é NÃO, pelo menos de acordo com os dois principais rankings de avaliação universitária do mundo.
Conheça as melhores universidades da Espanha
No QS Worl University Rankings 2021, por exemplo, a Universidade de Salamanca se classifica como a 17ª melhor universidade da Espanha. Já a nível mundial, se posiciona no grupo 601-650, ao lado de instituições como o Smith College, nos Estados Unidos; e a Universidade Ulster, no Reino Unido.
As áreas de estudo mais bem avaliadas da universidade nesse mesmo ranking são, respectivamente, Linguagens Modernas, História, Política, Artes e Humanidades, Comunicação e Estudos de Mídia, Direito, Educação, Agricultura e Linguística.
Reitoria da Universidade de Salamanca (Foto: Turol Jones/Flickr)
Já no THE World University Rankings 2021, a Universidade de Salamanca aparece como a 31ª melhor da Espanha e no grupo 801-1000 a nível mundial.
Esses números, no entanto, não significam que a Universidade de Salamanca não tenha uma boa qualidade de ensino, pelo contrário!
Universidade do Intercâmbio
Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Salamanca e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!