Ir estudar no México pode ser uma escolha inusitada. Não é comum ouvir falar de brasileiros que foram fazer faculdade por lá. Mas você sabia que os mexicanos têm a segunda melhor universidade da América Latina? Neste texto vamos te apresentar a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), uma das mais respeitadas do continente.

Por que a UNAM é tão importante?

No Brasil é muito difícil ouvirmos falar de outras universidades latino-americanas. A única coisa que sabemos é que a USP está entre as melhores do nosso lado do continente americano.

O que muitos ignoram é que algumas universidades dos países da América Latina superam em muito a qualidade das universidades espanholas ou portuguesas. Esse é o caso da Universidade Nacional Autônoma do México. Estudar na UNAM tem muitas vantagens. Nós vamos te apresentar algumas delas aqui!

via GIPHY

1. É uma das universidades mais antigas da América Latina

Um dos pontos mais interessantes da Universidade Nacional Autônoma do México é a sua tradição. Fundada em 1551, ela é uma das universidades mais antigas de toda a América. Para se ter uma ideia, Harvard, a universidade mais antiga dos EUA só foi criada em 1636.

Apesar de ter sido criada em 1551, a então Pontifícia Universidade Real do México só abriu suas portas em 1553. Inicialmente a instituição tinha um forte vínculo com a igreja, já que seguia a tradição escolástica. Esse foi um modelo importado das universidades europeias que inspiraram a nova instituição.

10 melhores universidades da Europa

A tradição religiosa permaneceu mesmo depois da proclamação da independência mexicana. Nesse momento, a UNAM adotou o nome de Universidade Pontifícia do México. Mais tarde, o título de “pontifícia” também foi abandonado, tornando-se Universidade do México.

Uma das maiores lutas da universidade foi pela independência. Mesmo após se desvincular da Igreja a UNAM ainda era sujeita ao controle político do governo do México. Essa realidade só mudou nos anos 1920, quando a universidade ganhou sua autonomia. Por isso, desde então, ela adotou o nome de Universidade Nacional Autônoma do México.

2. É a melhor universidade do México

A Universidade Nacional Autônoma do México é considerada pelo QS World University Ranking como a 105.ª melhor instituição de ensino superior do planeta. Nesta posição, a UNAM fica na frente das melhores universidades do Brasil, da Espanha e de Portugal.

Na verdade, a única universidade latino-americana que tem uma qualidade superior à da UNAM é a Universidade de Buenos Aires (UBA). Até a Universidade de São Paulo (USP) ficou para trás, tendo conquistado apenas a 121.ª posição.

Qual é o ranking das melhores universidades do Brasil?

Ainda que esteja em segundo lugar na América Latina, a UNAM é a melhor universidade do México. A instituição mais próxima da qualidade da Universidade Nacional Autônoma do México é o Tecnológico Monterrey, uma universidade privada mexicana.

3. Seu campus é um patrimônio da UNESCO

Além da importância histórica, a UNAM também é um Patrimônio Mundial da Humanidade. A Cidade Universitária, localizada na Cidade do México, é uma das cinco universidades do mundo a receber este título da UNESCO.

A honraria foi concedida em 2007 para homenagear a arquitetura na UNAM, que reflete a união entre elementos arquitetônicos, de urbanismo, paisagismo e Belas Artes. O prédio foi construído entre 1949 e 1952 e foi projetado por mais de 60 arquitetos, artistas e engenheiros.

Uma de suas características mais marcantes são os desenhos que cobrem toda a fachada do prédio principal. Essas imagens refletem a cultura e a tradição do México, principalmente as que datam da época anterior à colonização do país. Para a UNESCO eles representam um legado da tradição moderna da América Latina. Chique, né?

(Foto: Pixabay)

4. Tem uma grande infraestrutura

Sem dúvidas, poder estudar em um lugar esteticamente bonito, como é o caso da UNAM, é bem legal. Porém, beleza não significa necessariamente qualidade, né? Mas se você for para a Universidade Nacional do México não vai ter o que reclamar da infraestrutura.

Um dos exemplos disso é que o campus universitário da UNAM tem quase 3 milhões de metros quadrados de área construída. Sem contar as áreas externas dos prédios. Isso é espaço suficiente para abrigar os:

E não para por aí. A UNAM é considerada a maior universidade da América Latina. Isso porque a Universidade Nacional Autônoma do México atende quase 370 mil alunos anualmente. O corpo acadêmico também é enorme, com mais de 41 mil pessoas. Desse total, cerca de 8 mil são professores.

5. Tem altos índices de empregabilidade

Ao todo, mais de 15 mil estudantes se formam anualmente em algum dos cursos superiores da UNAM, sejam licenciaturas, mestrados, especializações ou doutorados. Mesmo com um número tão expressivo de formados, a Universidade Nacional Autônoma do México é uma referência quando o assunto é empregabilidade.

A instituição Quacquarelli Symonds publica anualmente uma lista com as universidades que mais preparam seus alunos para o mercado de trabalho. Isso envolve tanto o ensino prático, a respeitabilidade junto aos empregadores e também o quanto os alunos dominam as soft skills, ou habilidades interpessoais.

Em 2022, a UNAM ficou em 83.º lugar no ranking mundial do QS Graduate Employability Ranking. O resultado é ainda melhor se comprarmos a universidade apenas com outras instituições da América Latina. Neste caso, ela ficou em 3.º lugar na região.

Quais são os melhores cursos da UNAM?

Se você sonha em estudar no México, a UNAM oferece uma ampla gama de cursos para escolher. São 132 programas de graduação e 178 de pós-graduação (entre especializações, mestrados e doutorados).

5 melhores cidades para estudar espanhol no México

Com uma variedade tão grande é normal que a universidade tenha mais destaque em algumas áreas que em outras. Um dos fatores que mostram isso é a concorrência dos cursos. Segundo a UNAM, estes 13 cursos representam 63% das candidaturas:

Para conseguir uma vaga em um desses cursos é preciso acertar pelo menos 75% das questões da prova de ingresso para a UNAM! Ainda assim, segundo o QS World University Ranking by Subject, nem todos estes estão entre os melhores oferecidos pela instituição.

O QS by Subject avalia 51 disciplinas específicas e 5 grandes áreas do conhecimento. De acordo com essa classificação, a UNAM é a 24.ª melhor instituição do planeta para fazer cursos do campo das Artes e Humanidades. Ela também se classificou entre as 50 melhores do mundo em Ciências Sociais e Gestão.

Mas se engana quem pensa que a UNAM não é uma boa opção para quem quer fazer cursos de Ciências Exatas ou de Ciências da Saúde. Na verdade, a instituição é a 165.ª do planeta para estudar Ciências da Vida e Medicina. Os 10 melhores cursos oferecidos na UNAM são:

  1. Línguas Modernas - 15.ª no ranking mundial;
  2. Arqueologia - 16.ª no ranking mundial;
  3. Antropologia - 27.ª no ranking mundial;
  4. Engenharia de Minas  - 30.ª no ranking mundial;
  5. Desenvolvimento - 33.ª no ranking mundial;
  6. Direito - 34.ª no ranking mundial;
  7. Sociologia - 35.ª no ranking mundial;
  8. Engenharia de Petróleo - 38.ª no ranking mundial;
  9. Geografia - 41.ª no ranking mundial;
  10. Educação - 49.ª no ranking mundial.

Como estudar na UNAM?

Agora você já sabe o que faz da Universidade Nacional Autônoma do México uma das mais importantes instituições de ensino superior da América Latina. Mas o que você precisa fazer para estudar na UNAM?

1. Revalidar seu diploma

A primeira coisa que você precisa saber é que o diploma do ensino médio brasileiro não é considerado válido para o ingresso na universidade. Apenas são considerados diplomas de países parceiros. Por isso, você precisará validar seu diploma antes de começar a aplicação.

Os diplomas de Ensino Médio podem ser revalidados diretamente na UNAM entre segunda e sexta-feira das 9 às 13 horas da Diretoria de Revalidação de Diplomas. Para isso, é preciso levar os seguintes documentos:

Além disso, é preciso apresentar um certificado de proficiência em espanhol no Centro de Ensino de Estrangeiros da UNAM. Após esse processo, é preciso se cadastrar para o Concurso de Seleção da universidade.

2. Faça a prova de ingresso da UNAM

Esse concurso é composto, basicamente, por um exame de seleção. A prova tem 120 perguntas sobre as disciplinas estudadas no Bachillerato, ou seja, o Ensino Médio mexicano. A quantidade de questões de cada assunto varia conforme a área do seu curso, porém, as disciplinas cobradas são:

A prova é de múltipla escolha, com quatro alternativas para cada pergunta. A lógica é bem parecida com a dos vestibulares aqui no Brasil. Ou seja, quem acertar mais questões da prova conquista uma vaga para o curso desejado. 

via GIPHY

3. Cumpra os pré-requisitos

A maioria dos cursos da UNAM exige apenas que você tire uma boa nota na prova de seleção. Porém, em alguns casos, para ingressar no curso você vai precisar cumprir outros critérios.

Esses requisitos extras variam de acordo com o curso que você deseja estudar. Por exemplo, quem quer fazer uma licenciatura em língua estrangeira (como inglês, alemão ou francês) precisa ter conhecimento prévio do idioma.

Da mesma forma, as pessoas que pretendem fazer uma graduação em música ou em teatro, precisam demonstrar habilidade na área. Para isso você pode ter que apresentar um certificado, participar de outras provas de avaliação ou até de entrevistas.

E na pós-graduação?

Para os candidatos de pós-graduação o processo seletivo da UNAM é bastante diferente. Isso porque cada um dos 41 programas é livre para fazer seus próprios editais de seleção. Da mesma forma, são eles que determinam se farão chamadas anuais ou semestrais para novos alunos.

Mesmo assim, é possível identificar algumas semelhanças entre os processos da UNAM. Ao contrário da graduação, não existe uma prova geral que se aplica a todos. Além disso, você provavelmente terá que enviar:

Quanto custa estudar no México?

Uma das grandes vantagens de escolher a UNAM é sua localização. O México está entre os países mais baratos para se estudar no exterior. A principal razão para isso é o seu custo de vida moderado, além dos preços acessíveis das universidades locais.

via GIPHY

Segunda a calculadora de custos de vida Expatistan, morar no México é apenas 4% mais caro do que no Brasil. Para fazer uma comparação, morar na Espanha significaria gastar 49% a mais do que a média brasileira.

Intercâmbio na Espanha: o que você precisa saber antes de ir

Além da qualidade mais elevada, estudar na melhor universidade do México fica mais em conta do que na Universidade de Barcelona, a melhor da Espanha. Na UNAM as tarifas universitárias são cobradas semestralmente, mas não ultrapassam a casa dos 2 mil dólares anuais.

Por outro lado, ao contrário do que observamos em outros lugares do mundo, a UNAM não oferece moradias estudantis. Também não há a possibilidade de pagar uma taxa fixa para refeição. Porém, no campus, existem muitos restaurantes e é fácil encontrar moradias de estudantes próximas à universidade.

Tem como estudar no México de graça?

Como financiar o intercâmbio é sempre uma preocupação de quem deseja ir estudar fora. O México pode não ter tantas bolsas quanto os Estados Unidos, mas a UNAM é uma instituição que oferece muito apoio aos seus estudantes.

25 melhores bolsas de estudo no exterior

Cerca de dois terços dos estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México conta com alguma bolsa da universidade. Existem várias categorias de auxílios. Alguns oferecem desconto na taxa semestral, outros te ajudam a se bancar na cidade e até a comprar equipamentos eletrônicos.

Quais os melhores lugares para fazer intercâmbio na América Latina?

A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) é uma excelente opção para quem quer estudar fora do Brasil. Mas a América Latina está cheia de boas opções tanto de instituições quanto de países interessantes para fazer intercâmbio. Duvida? Então clique aqui para conhecer os melhores lugares da América Latina para estudar!