BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Universidade Nacional de Seul: a melhor da Coreia do Sul

A Universidade Nacional de Seul é a mais importante instituição de ensino superior de toda a Coreia do Sul. Situada na capital sul-coreana, a universidade é a 36.ª melhor do mundo, segundo a lista do QS World University Ranking. Mas o que é preciso para estudar nesta renomada instituição? Será que ela é uma universidade acessível? E que cursos você deve fazer por lá? Vamos responder essas e outras perguntas neste texto!

O que a Universidade Nacional de Seul pode te oferecer?

A Universidade Nacional de Seul (SNU) é uma das mais novas entre as melhores universidades do mundo. Ela foi fundada em 1946 e foi a primeira universidade de ensino e pesquisa da Coreia depois que o país se tornou independente. Nem todo mundo sabe, mas a Coreia já foi disputada pela China, pela Rússia e pelo Japão, e foi uma colônia japonesa do início do século XX até a década de 1940.

Mas a ocupação não foi pacífica. Uma das formas de resistência do povo coreano foi por meio da educação. O imperador Gojong queria promover a independência do país estabelecendo um sistema de ensino superior moderno. Por isso, entre 1895 e 1904 ele criou quatro centros de educação superior:

  • Escola de Direito (1895);
  • Escola de Medicina (1899);
  • Escola de Agricultura, Comércio e Engenharia (1901);
  • Escola de Enfermagem (1904).

Quando a Coreia de fato conseguiu sua independência, com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Universidade Nacional de Seul foi criada com o propósito de capacitar os líderes que guiariam o país independente. Porém, esses planos foram atrasados. Quatro anos depois, eclodiu a Guerra Civil da Coreia que afetou bastante a universidade.

Em 1954, a Universidade Nacional de Seul precisou ser reconstruída. Além de uma reforma física, que contou com a ajuda financeira de países aliados, a instituição também passou por uma reconstrução intelectual. Entre 1954 e 1962, 218 professores foram enviados para treinamento nos Estados Unidos.

Museu de Arte da Universidade Nacional de SeulMuseu de Arte da Universidade Nacional de Seul (Foto: Dalcrose/Flickr)

Foram quase 10 milhões de dólares investidos na capacitação de docentes de áreas vistas como estratégicas, como Agricultura, Engenharia, Medicina e Administração Pública. O investimento deu resultado e hoje a Coreia do Sul tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, tanto em nível básico quanto superior. E a líder entre as universidades sul-coreanas é justamente a Universidade Nacional de Seul.

Apesar do nome, atualmente, a SNU possui instalações não só na capital da Coreia do Sul, como também em cidades vizinhas. Somando seus cinco campi, dois colégios de ensino básico, florestas universitárias, laboratórios, centros de pesquisa e outras instalações, a Universidade Nacional de Seul tem mais de 8.500 quilômetros quadrados de extensão.

Toda essa estrutura abriga 15 faculdades e 12 escolas de pós-graduação. Ao todo, 5.533 professores e pesquisadores atuam na universidade. Eles atendem mais de 31 mil alunos. Destes, cerca de 2 mil vêm de outros países para fazer cursos em nível de graduação, pós-graduação, programas de verão e treinamento de idiomas.

Para incentivar a chegada de novos alunos internacionais, a SNU oferece mais de 800 disciplinas em inglês. A universidade também busca parcerias em outros países. Ela já firmou acordos de ensino e pesquisa com 860 instituições ao redor do mundo e centenas de seus alunos passaram períodos fora da Coreia do Sul. Entre as vantagens de estudar na Universidade Nacional de Seul estão:

1 - Educação de ponta

Nós já falamos que a Universidade Nacional de Seul é a 36.ª melhor instituição de ensino superior do mundo. A nota total dada pelo QS World University Ranking de 2022 é de 81,7 pontos, sendo que algumas categorias, como reputação acadêmica e reputação no mercado de trabalho, conseguiram quase 100 pontos cada.

Essa nota é resultado de uma equipe altamente qualificada. Na SNU, 95,6% dos docentes são doutores, ou seja, atingiram o mais alto nível de qualificação.

Até para entrar na universidade é preciso ter um ótimo desempenho acadêmico. Os calouros da SNU representam os 2,5% dos alunos que tiraram as melhores notas do Exame Nacional de Ingresso Universitário (similar ao nosso Enem).

2 - Muito investimento

Para ter uma educação de qualidade, é preciso investir. A Universidade Nacional de Seul é uma organização pública sem fins lucrativos, o que significa que ela investe (em cursos e em pesquisas) todo o valor que recebe, do governo, das mensalidades ou de doações.

O orçamento anual da SNU ultrapassa a marca de 1 bilhão de dólares (mais de 5 bilhões de reais). É um valor semelhante ao da Universidade de São Paulo (USP), embora ainda pequeno quando comparado ao de Harvard, que é cinco vezes maior.

3 - Qualidade de pesquisa

Um dos principais diferenciais da Universidade Nacional de Seul é seu importante desempenho no campo da pesquisa acadêmica. O Índice de Qualidade de Capacidade de Pesquisa coloca a SNU como equivalente às melhores 10 a 30 universidades dos Estados Unidos. Os maiores destaques vão para as áreas de Engenharia e Ciências Naturais. As pesquisas feitas na Universidade Nacional de Seul nesses campos ficam entre as 20 mais referenciadas do mundo segundo o Índice de Citação Científica.

4 - Boas chances de emprego

A Universidade Nacional de Seul tem uma nota de 96,5 de reputação no mercado de trabalho no QS World University Ranking. Isso quer dizer que os empregadores veem com bons olhos quem se formou por lá. Essa percepção também contribuiu para que a SNU conquistasse a 28.ª posição mundial e a primeira na Coreia do Sul entre as universidades com melhor desempenho no ranking de empregabilidade da QS. 

Além da inquestionável excelência de ensino, um dos motivos que contribui para essas taxas da universidade é sua boa relação com seus ex-alunos. A Universidade Nacional de Seul formou CEOs de grandes empresas sul-coreanas, membros do governo, do Parlamento e da Suprema Corte do país, que podem garantir boas oportunidades para os atuais estudantes.

5 - Ambiente agradável

A Universidade Nacional de Seul se propõe a ser um ambiente com bastante presença cultural. Dois dos museus mais importantes da Coreia do Sul ficam dentro da universidade. Além disso, a biblioteca da SNU conta com mais de 5 milhões de exemplares em suas prateleiras e a instituição promove palestras e aulas abertas ao público constantemente.

Mas, além do aspecto cultural e intelectual, a universidade oferece centros de medicina, de aconselhamento, de recreação e de esportes. Os alunos também podem desfrutar de muitos espaços de convivência por lá.

Quais cursos têm na Universidade Nacional de Seul?

A Universidade Nacional de Seul conta com um total de 15 faculdades e 12 escolas especializadas em pós-graduação.

As faculdades são divididas em departamentos (83, no total) que oferecem cursos tanto de graduação quanto de mestrado e doutorado.

As especialidades da universidade no campo da pesquisa são as áreas de Engenharia (27.ª melhor do mundo e segundo lugar na Coreia do Sul) e Ciências Naturais (melhor do país e 32.ª melhor do planeta), mas a SNU também tem bom desempenho em outros campos.

Faculdade de Música da Universidade Nacional de SeulFaculdade de Música da Universidade Nacional de Seul (foto: Maru4u/Wikimedia Commons)

Em Ciências da Vida e Medicina, a Universidade Nacional de Seul é a que tem o melhor desempenho da Coreia do Sul e a 28.ª melhor do mundo. Em Ciências Sociais e Gestão, a SNU também ganhou a medalha de ouro entre as instituições coreanas e o 31.º lugar global. O pior desempenho é na área de Artes e Humanidades, que ficou com o 38.º lugar no planeta, o que também não é nada ruim.

O QS World University Ranking by Subject também avalia as melhores universidades de acordo com seu desempenho em 51 disciplinas em todos os cinco grandes campos do conhecimento. Os cursos que tiveram o melhor desempenho na Universidade Nacional de Seul foram:

Melhores cursos da Universidade Nacional de Seul segundo o QS by Subject

Disciplina QS

Posição no Ranking Mundial

Posição na Coreia do Sul

Nota

Políticas Sociais e Administração

11

1

85,3

Educação Física e Esportes

15

1

83,8

Línguas Modernas

19

1

86,3

Farmácia

21

1

83,3

Ciências Materiais

22

2

80,2

Engenharia Mecânica

26

2

78,2

Medicina

28

1

84,5

Engenharia Química

29

2

80,7

Engenharia Elétrica e Eletrônica

30

2

78,8

Geografia

31

1

79,3

Arquitetura e Urbanismo

31

1

74,9

Química

31

2

81,7

Sociologia

33

1

79,7

Direito

33

1

77

Comunicação e Estudos Midiáticos

34

1

82,6

Física e Astronomia

36

1

81,7

Odontologia

37

1

71,2

Enfermagem

38

1

82,8

Linguística

38

1

75

Educação

38

1

74,9

Estatística

39

-

76,5

Ciências Biológicas

39

1

81,8

Arte e Design

39

1

68,9

Negócios e Administração

41

1

78,1

Ciências da Computação e Sistemas de Informação

41

2

76

Agricultura e Floresta

42

-

74,1

Arqueologia

42

1

74,2

Ciências Veterinárias

45

1

79,7

Economia

45

1

75,4

Política

46

1

65,7

Matemática

47

1

79,6

Contabilidade e Finanças

50

-

74,6

Ciências do Meio Ambiente

55

1

83,2

Deu para ver que a Universidade Nacional de Seul é boa em praticamente tudo que faz, né? A grande maioria dos cursos da universidade se encontra entre os 50 melhores do mundo, com destaque para as áreas de Políticas Sociais e Administração; Educação Física e Esportes e Línguas Modernas, que conseguiram ficar entre as 20 melhores do mundo. Outras áreas também foram avaliadas pelo QS, mas não receberam nota, por isso não estão nesta tabela.

Como entrar na Universidade Nacional de Seul?

A Universidade Nacional de Seul tem um programa especial de seleção para alunos internacionais. Para eles, existem duas categorias de estudantes estrangeiros: os que não têm nenhuma relação sanguínea com a Coreia e os que são filhos de coreanos (neste caso vale também quem é filho de pessoas naturalizadas coreanas por casamento). Em ambas as situações é preciso ter feito o Ensino Médio fora do país. Ou seja, para ingressar como aluno internacional é preciso:

  • Ter se formado no Ensino Médio ou equivalente;
  • Não ter estudado na Coreia do Sul durante o Ensino Médio;
  • Não ser coreano por nascença.

Todos os alunos internacionais aceitos na SNU devem ingressar no curso como calouros. Isso quer dizer que a universidade não aceita alunos vindos por transferência nem aceita créditos realizados em instituições internacionais.

É importante destacar que isso só se aplica a cursos incompletos. Seus diplomas de graduação na faculdade e no Ensino Médio podem ser, sim, revalidados com uma Apostila de Haia quando você for aprovado(a).

O processo de inscrição para cursos de graduação e pós-graduação são parecidos. O período para inscrições é um pouco apertado e acontece na primeira quinzena de julho (entre 5 e 15 de julho, normalmente). É necessário enviar os seguintes documentos através do sistema eletrônico da universidade:

  • Diploma comprovando formação necessária (Ensino Médio, graduação ou mestrado);
  • Histórico escolar completo (com tradução juramentada);
  • Carta de recomendação;
  • Comprovante de pagamento de taxa de inscrição (61 dólares para graduação e 78 para pós-graduação);
  • Certificado de exame de proficiência em coreano (TOPIK) ou em inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Materiais Suplementares que comprovem até 10 atividades extracurriculares, honors e/ou notas das provas de padrão internacional como o SAT, AP, IB e o ACT (opcional).

O processo de aplicação é bastante simples. Basta ir na página de admissões no site da Universidade Nacional de Seul, criar o seu perfil, fazer o registro dos seus dados pessoais e acadêmicos e enviar a documentação solicitada em formato digital (escaneada).

A seleção é feita, principalmente, com base no GPA, ou seja, a média das notas escolares. Mas também são considerados os materiais suplementares e a carta de recomendação, que demonstram como você é como estudante.

Quanto custa estudar na Universidade Nacional de Seul?

No Brasil estamos acostumados a universidades públicas que não cobram taxas e mensalidades. Embora isso também aconteça em alguns outros países que oferecem ensino superior gratuito, este não é o caso da Coreia do Sul. Porém, por ser uma universidade nacional, a SNU tem tarifas mais baratas do que as universidades particulares.

Quanto custa fazer faculdade no exterior?

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde as tarifas são cobradas anualmente, os estudantes da Coreia do Sul pagam taxas semestrais para as universidades. Na Universidade Nacional de Seul, é preciso pagar também uma taxa de admissão na primeira matrícula de cerca de 150 dólares. Porém, em média, é preciso pagar 6 mil dólares por semestre para estudar na Universidade Nacional de Seul.

Quanto custa fazer faculdade na Universidade Nacional de Seul

Departamento

Preço em dólar (por semestre)

Agricultura e Ciências da Vida (geral)

5.657

Agricultura e Ciências da Vida (Agricultura, Ecologia e Desenvolvimento Rural)

4.646

Artes

6.949

Ciências Naturais (geral)

5.657

Ciências Naturais (Ciências Matemáticas)

4.661

Ciências Naturais (pré-medicina e pré-veterinária)

5.842

Ciências Sociais

4.646

Direito

4.646

Ecologia Humana (Estudos de Crianças e Comércio)

4.646

Ecologia Humana (Comida, Nutrição, Roupas e Tecidos)

5.657

Educação (Ciências Naturais e Física)

5.657

Educação (Linguagem, História e Ciências Sociais)

4.646

Educação (Matemática)

4.661

Enfermagem

5.657

Engenharia

5.703

Farmácia

6.949

Humanidades

4.646

Medicina

9.581

Medicina Veterinária

8.834

Negócios

4.646

Os cursos de pós-graduação na Universidade Nacional de Seul são mais caros do que os de graduação, mas não existe uma variação entre as taxas cobradas para os níveis de mestrado e doutorado.

Quanto custa fazer pós-graduação na Universidade Nacional de Seul

Departamento

Preço em dólar (por semestre)

Administração Pública (diurno)

5.616

Administração Pública (noturno)

4.493

Agricultura e Ciências da Vida (geral)

6.871

Agricultura e Ciências da Vida (Agricultura, Ecologia e Desenvolvimento Rural)

5.616

Artes

8.467

Ciências Naturais (Ciências Matemáticas, História e Filosofia)

5.630

Ciências Naturais (Programas Interdisciplinares)

6.871

Ciências Sociais

5.616

Ciência e Tecnologia

7.626

Direito

5.616 ou 12.012

Ecologia Humana (Estudos de Crianças e Comércio)

5.616

Ecologia Humana (Comida, Nutrição, Roupas e Tecidos)

6.871

Educação (Ciências Naturais e Física)

6.871

Educação (Linguagem, História e Ciências Sociais)

5.616

Educação (Matemática)

5.630

Enfermagem

6.871

Engenharia

6.917

Farmácia

8.467

Humanidades

5.616

Medicina (Básica)

8.606

Medicina (Clínica)

10.775

Medicina Veterinária (Básica)

9.387

Medicina Veterinária (Clínica)

10.156

Meio Ambiente

6.871

Negócios

5.616

Odontologia (Básica)

8.606

Odontologia (Clínica)

10.775

Saúde Pública (diurno)

6.871

Saúde Pública (noturno)

5.495

Além das taxas cobradas pelos cursos, também é possível pagar por alojamentos. Alunos internacionais podem escolher entre ter um quarto individual ou dividi-lo com um colega. Ao todo são 434 vagas.

Quartos individuais custam 316 dólares por mês e os duplos cobram apenas 74 dólares mensais. O refeitório universitário oferece três refeições diárias por uma média de 3 dólares cada.

Campus da Universidade Nacional de Seul(foto: jgmarcelino/Flickr)

Bolsas de Estudos na Universidade Nacional de Seul

As taxas para estudar na Coreia do Sul podem ser mais baratas do que de outros países, como os Estados Unidos, mas elas ainda são bastante elevadas e a maioria das pessoas no Brasil não conseguem pagar 12 mil dólares (mais de 60 mil reais) por ano.

25 melhores bolsas de estudos no exterior

Por sorte, existem uma série de bolsas aceitas pela Universidade Nacional de Seul que podem cobrir não só o valor dos cursos como também sua alimentação e, em alguns casos, até a passagem aérea. Algumas das opções de bolsas na SNU são:

Bolsa

Vantagens

Quem pode participar

Bolsa para alunos internacionais

Valor do curso

Alunos internacionais de qualquer programa de graduação ou pós-graduação

Bolsa Silk-Road

Valor do curso, treinamento na língua coreana, auxílio para os custos de vida, passagem aérea

Alunos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais (História, Cultura, Política, Economia e Língua Coreana)

Programa de Bolsas do Governo Coreano (KGSP)

Valor do curso, treinamento na língua coreana, auxílio para os custos de vida, passagem aérea

Todos os cursos oferecidos para alunos internacionais

Bolsa Global SNU

Valor do curso e auxílio para os custos de vida

Todos os alunos internacionais da SNU em nível de graduação ou pós-graduação

Bolsa Glo-Harmony

Valor do curso e auxílio para os custos de vida

Alunos de países em desenvolvimento segundo a OCDE (como o Brasil)

Existem outros tipos de bolsas que cobrem parcialmente as taxas universitárias no primeiro ano de estudos ou nos anos seguintes.

Muitas vezes para conseguir qualquer uma das bolsas coreanas é preciso ter um excelente desempenho acadêmico. Além disso, também é possível conseguir bolsas para fazer cursos de idiomas na Universidade de Seul.

Apesar de existirem cursos de várias línguas, se a sua intenção for estudar coreano no país, será relativamente fácil conseguir uma bolsa na universidade.

Intercâmbio com a UDI

Se você quer ir para a Universidade Nacional de Seul ou sonha em estudar em alguma das melhores universidades do mundo, você precisa conhecer a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio! Com ela você aprende todos os detalhes de como conseguir uma oportunidade internacional com mentores que já viveram esta experiência. Junte-se a milhares de alunos que realizaram o sonho de uma educação no exterior e faça o seu teste de perfil clicando aqui!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

27 Jul 2021

Postagens recentes
UDI News | Edição de Janeiro

Sua melhor fonte de informações sobre intercâmbios, bolsas de estudos e outras oportunidades fora do Brasil acabou de chegar!

Ana Clara Reis
19 Jan 2025