A Alemanha tem se tornado um destino cada vez mais popular entre estudantes internacionais. O país europeu se junta a outras nações que são destinos comuns entre estudantes, como os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Se você quer fazer parte dos mais de 400 mil alunos estrangeiros na Alemanha, precisa conhecer a Universidade Técnica de Munique, a melhor do país. Vamos nessa?

Por que escolher a Universidade Técnica de Munique?

As universidades alemãs não são tão famosas quanto grandes nomes da Europa, como Oxford ou Cambridge. Porém, isso não quer dizer que o país não tenha instituições de excelência e muito tradicionais. Esse é o caso da Universidade Técnica de Munique, ou TUM na sigla em alemão.

Se você está pensando em ir estudar na Alemanha em qualquer nível, a TUM certamente é uma opção a ser considerada. Nós separamos aqui algumas razões que fazem da Universidade Técnica de Munique uma ótima escolha.

1. É uma universidade muito tradicional

A TUM foi criada em 1868 com o nome de Escola Técnica de Munique. O intuito era ser um polo de inovação. Quando foi fundada pelo rei Ludwig II da Baviera, a universidade tinha 350 alunos e menos de 50 professores. Na época, a universidade tinha apenas cinco departamentos.

Poucas décadas depois, no início do século XX, o número de alunos já havia ultrapassado a casa dos 2 mil. Na mesma época, as mulheres começaram a frequentar a universidade, mas o número de alunas não chegava a 1%.

A instituição ganhou o nome de Universidade Técnica de Munique apenas em 1970. Porém, a então Escola Técnica de Munique já oferecia diplomas até de doutorado. Na década de 1970 houve reestruturações, como a mudança das 6 faculdades para 11 departamentos.

Essa estrutura existe até hoje. A diferença é que, atualmente, mais de 48 mil alunos estudam na TUM. Desses, 38% vêm de outros países e 36% são mulheres, uma situação bem diferente daquela registrada no início da universidade.

(Foto: AHert/Wikimedia Commons)

2. Tem qualidade de nível mundial

Tradição nem sempre quer dizer qualidade, mas, no caso da TUM, essas duas características andam lado a lado. A Universidade Técnica de Munique está há anos na primeira posição entre as universidades alemãs segundo o QS World University Ranking. Além disso, na edição 2023 da classificação, a TUM conquistou o 49.º lugar mundial.

Outro fator que demonstra a qualidade da TUM são os prêmios recebidos e pesquisas desenvolvidas por pessoas ligadas à instituição. Apenas em 2020, a Universidade Técnica de Munique registrou 73 patentes. Ao longo dos anos, 17 pessoas ligadas à TUM foram agraciadas com um prêmio Nobel. O prêmio mais recente foi em 2017, quando o Prof. Dr. Joachim Frank recebeu o Nobel de química.

3. As taxas de empregabilidade são altas

A Universidade Técnica de Munique aparece no ranking Times Higher Education como uma das instituições com melhores taxas de empregabilidade do mundo. De acordo com o Global University Employability Ranking, a TUM é a 12.ª universidade mais valorizada por recrutadores de 22 países analisados.

Ainda segundo os dados da classificação, na Europa, a universidade alemã fica atrás apenas das universidades de Oxford e Cambridge nesse critério. A TUM se destaca frente às outras universidades alemãs, já que a próxima universidade da Alemanha nessa lista aparece apenas em 39.ª colocação.

Uma das áreas que mais geram oportunidades para os ex-alunos da TUM é o ramo de informática e tecnologia. Especialmente porque Munique é um grande polo desse setor. Isso sem contar que a Alemanha é um dos melhores países do mundo para trabalhar.

4. Possibilidade de estudar em inglês

O alemão é conhecido por ser um idioma difícil. Quem já não viu as piadas com as palavras tão longas que até parecem uma frase inteira? Além disso, o estudo do alemão não é tão acessível quanto o de outros idiomas como o inglês e o espanhol. Esse fator pode desmotivar as pessoas a escolherem a Alemanha como destino de intercâmbio.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que existem 77 opções de cursos na Universidade Técnica de Munique que são oferecidos totalmente em inglês. Na verdade, a própria universidade tem uma ferramenta que possibilita a consulta do idioma do curso escolhido.

É importante lembrar que pode ser importante aprender alemão mesmo que seu curso não seja lecionado no idioma. Isso porque o domínio da língua pode facilitar sua comunicação com os nativos e até ampliar suas possibilidades de emprego por lá.

5. Tem uma ótima localização

Um dos maiores atrativos da TUM é a sua localização. Munique é um importante centro financeiro, político e cultural da Alemanha. Nos últimos anos, a cidade que abriga quase 1,5 milhão de habitantes também se tornou uma referência para estudantes.

Na edição mais recente do QS Best Student Cities, a capital do estado alemão da Baviera ultrapassou Berlim e se tornou a melhor cidade para estudantes do país. No ranking mundial o desempenho foi ainda mais surpreendente, já que Munique conquistou a medalha de prata.

Entre os fatores que fizeram a cidade se destacar na classificação global estão as boas perspectivas de emprego, o custo moderado e, principalmente, a vontade dos estudantes de irem para lá. 

Quais são os melhores cursos da TUM?

A Universidade Técnica de Munique oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado. As áreas abordadas nesses cursos são os campos de Engenharia, Ciências Naturais, Ciências da Vida, Medicina, Ciências Políticas e Sociais, além de Gestão.

Ao todo são mais de 170 programas, dos quais mais de 40% são ofertados em inglês. Essas qualificações se dividem em 11 departamentos. São eles:

Como já era de se esperar pelo nome da instituição, a Universidade Técnica de Munique costuma ter um desempenho melhor em disciplinas ligadas às Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Segundo a classificação QS por disciplinas, os melhores cursos oferecidos na TUM são:

  1. Física e Astronomia: 16.º melhor do planeta;
  2. Engenharia Elétrica: 18.º melhor do mundo;
  3. Arquitetura: 21.º no mundo;
  4. Engenharia Mecânica: 21.º no planeta
  5. Química: 22.º melhor classificado mundial.

Como entrar na Universidade Técnica de Munique?

A Universidade Técnica de Munique considera como alunos internacionais todos aqueles que fizeram um curso de Ensino Médio fora da Alemanha. Essa regra é válida para todos os cursos de graduação. Já para os cursos de mestrado, é considerado um aluno internacional quem estudou fora da União Europeia durante a graduação.

É importante se lembrar dessa regra na hora de fazer a sua aplicação para a TUM. Isso porque o processo de seleção é diferente para alunos nacionais e internacionais. Se você fez o seu Ensino Médio no Brasil, seu diploma não é considerado suficiente para ingressar em um curso de graduação da Universidade Técnica de Munique.

Alunos brasileiros precisam completar um curso chamado “Studienkolleg”. Esse curso preparatório precisa ser feito por alunos de todos os países cujo diploma não é reconhecido na Alemanha. No caso de estudantes vindos do Brasil, existe uma maneira de não fazer o “Studienkolleg”, que é cursando um ano de graduação em uma universidade brasileira.

 

As inscrições para a Universidade Técnica de Munique são feitas de forma online tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. Todo o processo acontece na plataforma própria de aplicações da universidade, a TUMonline. Porém, no caso de alunos internacionais, é preciso fazer um cadastro preliminar no UniAssist.

O Serviço de Aplicação Universitária, ou UniAssist, é uma plataforma utilizada apenas por estudantes internacionais. Nela, você deve enviar as documentações necessárias para a sua inscrição para elas serem verificadas e adaptadas ao sistema alemão, como no caso de notas.

É importante notar que o UniAssist é uma inscrição complementar e deve ser feita em conjunto com a aplicação via TUMonline. Apenas a inscrição na plataforma oficial da Universidade Técnica de Munique vai te qualificar para ingressar em um curso na instituição.

Apesar de todo o registro no UniAssist ser online, para conseguir o seu VPD (uma espécie de certificado de documentação preliminar) será preciso enviar uma cópia física do seu diploma e sua tradução juramentada pelo correio. Por isso é muito importante se atentar aos prazos de inscrição da TUM.

Você pode obter o VPD  pelo UniAssist em qualquer época do ano, porém, você tem que estar com o documento em mãos quando se inscrever no TUMonline. Os prazos da Universidade Técnica de Munique são dia 15 de julho (semestre de verão) e 15 de janeiro (semestre de inverno).

O passo a passo para a inscrição é o seguinte:

  1. Consiga a qualificação mínima para ingresso no ensino superior na Alemanha;
  2. Faça seu registro no UniAssist e consiga o VPD;
  3. Submeta todos os seus documentos escolares relevantes, como histórico, diplomas, treinamentos e qualificações;
  4. Comprove seu nível de proficiência no idioma do curso (alemão ou inglês);
  5. Envie seu currículo e passaporte;
  6. Submeta documentações complementares, como comprovação de serviço militar, voluntariado, estágios etc;
  7. Envie uma carta de motivação ou essay (dependendo do curso).

Uma vez que você preencheu todo o formulário do TUMonline com as informações e documentos relevantes para o seu curso, basta aguardar. É hora da Universidade Técnica de Munique verificar todas as aplicações. Depois dessa primeira etapa, pode ser preciso, dependendo do programa, fazer um teste de aptidão ou enviar uma carta de recomendação.

A TUM notifica todos os alunos selecionados para uma vaga na faculdade. A partir da notificação é preciso confirmar seu interesse pela vaga e seguir todos os passos para a efetivação da sua matrícula, como o pagamento das taxas.

Quanto custa estudar na TUM?

Uma das maiores vantagens de estudar na Alemanha é que o país está entre os lugares onde é possível estudar de graça ou por um preço muito baixo. No caso da Universidade Técnica de Munique, os alunos não têm que pagar nenhuma taxa pelo curso em si no caso das graduações e cursos de doutorado.

Isso, porém, não quer dizer que você não tenha que pagar nenhum valor para a universidade. A TUM pede que seus estudantes paguem uma tarifa de matrícula que muda conforme o campus onde você estuda. Atualmente, os valores são os seguintes:

Essas taxas são pagas semestralmente em um prazo determinado pela TUM. No caso de alunos de mestrado executivo, podem ser cobrados outros valores. Para saber ao certo as tarifas nessas situações é preciso consultar o site do departamento onde você quer estudar.

(Foto: Christoph Riedl/Wikimedia Commons)

É possível conseguir uma bolsa?

Por mais que os valores cobrados pela TUM não sejam tão altos quanto os de outras universidades da Europa, é preciso considerar que estudar fora exige outros custos. Afinal, Munique está entre as cidades mais caras da Alemanha, segundo o Expatistan.

O lado positivo é que a Alemanha tem várias opções de bolsas para todos os níveis de ensino. Esses auxílios são, geralmente, voltados para te ajudar a cobrir seus custos de vida enquanto estiver por lá. Um dos principais critérios de seleção dessas bolsas é o desempenho acadêmico.

A cobertura das bolsas é bastante variada. Alguns auxílios duram apenas um ou dois semestres e têm valores modestos. Por outro lado, algumas alternativas, como é o caso do Erasmus, podem incluir até mesmo a sua passagem aérea.

Como fazer intercâmbio na Alemanha?

Ir para a Alemanha é uma grande oportunidade para conseguir educação de ponta e ampliar a sua perspectiva profissional. A Universidade Técnica de Munique pode ser sua porta de entrada para esse país incrível.

Porém, para conseguir uma boa oportunidade fora do país é preciso ter conhecimento, estratégia, preparação e, claro, dedicação e esforço. Se você estiver disposto(a) a dar o seu melhor, a mentoria M60 pode te oferecer os conhecimentos e a preparação necessários para que você conquiste seu intercâmbio.

São mais de mil aulas com especialistas que já estiveram fora do Brasil, além de mentorias semanais ao vivo para tirar todas as suas dúvidas sobre intercâmbio. Isso sem contar com o nosso suporte 24 horas e a plataforma exclusiva de bolsas! Aproveite essa chance e comece a mudar seu futuro fazendo nosso teste de perfil aqui.


Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.