BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

10 universidades americanas que você deveria colocar na sua wishlist

Todo mundo conhece universidades como Harvard, Yale, Princeton, UCLA, UCBerkeley e outras instituições famosas muito citadas quando se fala sobre as melhores faculdades dos EUA. Mas o país é tão grande e tem tantas opções que existem por lá diversas universidades pouco conhecidas aqui no Brasil que também são conhecidas por sua qualidade de ensino.

Pensando nisso, no texto de hoje vamos te mostrar algumas universidades americanas que você deveria pelo menos colocar na sua wishlist antes de decidir onde você vai realizar o seu sonho de estudar por lá. 

Essas faculdades, embora não sejam tradicionalmente classificadas em posições tão altas na maioria dos rankings, são instituições que demonstram consistentemente excelência em seu currículo e nas oportunidades oferecidas para os alunos.

A métrica mais importante utilizada para selecionas as universidades que você verá aqui é o resultado do aprendizado. Ou seja, você vai ver instituições que são conhecidas por ajudarem seus alunos a ascenderem aos cargos mais altos em suas áreas, bem como conquistarem salários iniciais competitivos após a formatura.

Também foram analisadas as oportunidades curriculares específicas que essas universidades oferecem. Algumas delas, inclusive, têm cursos específicos significativamente mais fortes do que os oferecidos pelas famosas Ivy Leagues! 

Por fim, vale lembrar que todas as universidades que você verá a partir de agora são públicas, o que significa que elas são consideravelmente mais baratas que as as instituições privadas do país. 

10 universidades americanas que você deveria colocar na sua wishlist

1. Universidade Wayne State

Com sede em Detroit, Michigan, a Wayne State University é a terceira maior universidade do estado e lar de um importante programa médico com mais de 1.000 alunos. 

A oportunidade está no cerne da experiência da Wayne State. Por lá atuam mais de 400 organizações estudantis e, além disso, a instituição é afiliada a mais de 100 universidades em todo o mundo.

Poucas universidades no meio-oeste amercano adotam a tecnologia da mesma forma que a Wayne State, que é a casa do TechTown, um parque de pesquisa de negócios e tecnologia que criou quase 2.000 empregos entre 2007 e 2017. Falando em tecnologia, a Wayne State foi a primeira universidade dos EUA a oferecer um programa de Engenharia de Direção de Carros Elétricos. 

Wayne StateWayne State University (Foto/Del arte)

2. Universidade East Carolina

Uma importante universidade localizada em Greenville, na Carolina do Norte, a East Carolina University é conhecida principalmente pelos seus programas na área de STEM.

O que é STEM e por que isso é tão importante?

Quase 12 mil dos 28 mil alunos da instituição estão matriculados em cursos relacionado à essa área, e o principal motivo é que as perspectivas de emprego para um graduado em STEM na faculdade são muitas altas. Recém-graduados por lá geralmente conseguem empregos em grandes corporações de tecnologia com bastante facilidade. 

Devido ao status significativo da East Carolina University em tecnologia, muitas descobertas e avanços importantes ocorreram por lá. Isso inclui, por exemplo, a primeira cirurgia de válvula cardíaca assistida por robô nos Estados Unidos, que foi realizada por um professor da faculdade. 

3. Universidade Southern Illinois, Carbondale

Campus mais antigo do sistema da Southern Illinois University, a SIU Carbondale é uma das menos de 300 faculdades americanas (entre mais de 5 mil) designadas como instituições com alta atividade de pesquisa pela Classificação Carnegie de Instituições de Ensino Superior.

A atitude progressiva em relação aos alunos com uma variedade de origens de aprendizagem sempre esteve na vanguarda dessa universidade. Em 1978, por exemplo, a escola fundou o primeiro programa dos Estados Unidos a oferecer apoio a estudantes universitários com deficiências de aprendizagem específicas.

O legado e o impacto desse esforço tiveram um resultado extremamente positivo, já que atualmente quase todas as universidades do país oferecem suporte para alunos de todas as origens de aprendizagem.

Se você se interessou pela Southern Illinois, fique sabendo que o forte de lá são os cursos na área de Tecnologia e Ciências Agrárias. 

4. Universidade de Massachusetts, Dartmouth

A UMass Dartmouth tem muitos programas universitários reconhecidos a nível nacional. Inclusive a Charlton School of Business, a escola de negócios da instituição, já foi considerada pela Princeton Review como uma das melhores escolas de negócios dos Estados Unidos. 

Outro reconhecimento feito por publicações importantes (dessa a vez a US News) coloca a Universidade de Massachusetts, Dartmouth como um dos destaques do país em excelência em mobilidade social. Isso significa que a instituição é uma das melhores dos EUA na capacitação de alunos de todas as origens econômicas e sociais.

Assim como a SIU Carbondale, a UMass Dartmouth também é classificada pela Carnegie entre os 5% de universidades do país com alto nível de desenvolvimento de pesquisa.

DartmouthUMass Dartmouth (Foto:@UMassD/Twitter)

5. Universidade Georgia Southern 

Localizada em Statesboro, no estado da Geórgia, a Georgia Southern University é uma das poucas universidade americanas que contam com uma reserva natura dentro do seu campus! Esse lugar é utilizado como "laboratório vivo" pelos professores e alunos no estudo e preservação da biologia e da vida selvagem.

Ainda nessa questão ambiental, uma das áreas de maior destaque da universidade é a de Energia Renovável. Através do Laboratório de Energias Renováveis e Motores da instituição, os seus alunos e professores fizeram avanços com impactos econômicos e também de consumo de energia nas comunidades do estado. 

Essa excelência no campo da energia renovável contribuiu para que a instituição tenha sido eleita pela Princeton Review como uma das melhores "faculdades verdes" dos Estados Unidos. 

6. Universidade do Colorado, Denver

A Universidade do Colorado, Denver é conhecida por diversas coisas, entre elas o Anschutz Medical Center, um completo hospitalar que atende mais de 500 mil pacientes por ano e respeitado por ter um dos 15 melhores programas de atenção primária médica do país. Ou seja, brigando de igual pra igual com universidades muito maiores e mais famosas.

Embora o programa de Saúde Pública dessa instituição esteja entre os melhores dos EUA, não é só na Medicina que ela se destaca. A Universidade do Colorado, Denver é também uma das poucas faculdades do país que têm um programa de Música com foco na música popular contemporânea. O curso, conhecido como MEIS (Music Entertainment and Industry Studies) é focado em música, composição e performance e foi projetado para formar músicos preparados para os tempos modernos. 

DenverUniversidade do Colorado, Denver (Foto: Nove1986/Wikipedia)

7. Universidade West Virginia

Uma faculade que já formou 25 bolsistas Rhodes, 45 bolsistas Goldwater, 24 bolsistas Truman e 64 bolsistas Fulbright... É assim, com esses números dignos de uma Ivy League, que a West Virginia University, localizada na cidade de Morgantown, Virgínia Ocidental, se destaca. 

Com esse histórico impressionante de formar alguns dos alunos mais brilhantes e talentosos do país, a universidade também é conhecida por sua vida vibrante dentro do campus. No entanto, o que torna a WVU verdadeiramente especial são as pessoas. Os alunos de lá destacam o  quão próxima é a conexão que têm com seus professores, apesar de estarem em uma faculdade com mais de 30 mil alunos. 

8. Universidade de Nevada, Reno 

A Universidade de Nevada, Reno está na vanguarda da pesquisa contemporânea em Engenharia Civil graças ao seu incrível Laboratório de Estrutura em Grande Escala, uma instalação gigantesca utilizada para testar modelos de grandes proporções e padrões de terremotos.

Mas a Engenharia é apenas uma das especialidades da Universidade de Nevada, Reno. Outro de seus destaques está em uma área totalmente diferente: o Jornalismo. Sua Escola de Jornalismo Donald W. Reynolds, fundada em 1984, produziu seis vencedores do prêmio Pulitzer em seus 37 anos de existência!

Além disso, um dos jornais estudantis mais bem avaliados em todo o ensino superior americano é o The Nevada Sagebrush, uma publicação que existe há mais de 125 anos e emprega mais de 40 pessoas

Cada vez mais essa instituição tem ganhado destaque dentro dos EUA, e recentemente ela foi eleita pela Washington Monthly como uma das 100 melhores universidades do país.

Em 2019, a Universidade de Nevada, Reno também foi eleita pela Classificação como uma das 130 melhores faculdades dos EUA em número de pesquisas significativas.  

9. Universidade Florida Atlantic

Ao longo da última década, a Florida Atlantic University cresceu significativamente. No último índice de Mobilidade Social do US News, a instituição localizada na cidade de Boca Raton ficou entre as 50 melhores do país. Esse ranking avalia as universidades dos EUA que mais ajudam seus estudantes a terem sucesso na faculdade e na carreira, independente de suas origens econômicas e sociais.

Além disso, a FAU também é uma das escolas mais diversificadas do país. Desde que a faculdade aumentou seu total de matrículas para 30 mil, ela tem acolhido alunos de mais de 140 países e de todos os estados americanos. 

A universidade também se destaca pela sua ótima relação aprendizagem x emprego. Isso porque a maioria significativa de todos os alunos formados encontra trabalho ou admissão em programas de pós-graduação cerca de 1 ano após a formatura.

10. Universidade Western Michigan

A Western Michigan University, localizada na cidade de Kalamazoo tem vários programas frequentemente listados entre os melhores do país. Mas talvez o mais conhecido deles seja o de Aviação, amplamente considerado um dos cinco melhores dos Estados Unidos. Com mais de 30 veículos aeronáuticos disponíveis para seus alunos, a Western Michigan oferece treinamento prático e experimental para futuros pilotos e técnicos.

Curiosamente, a Western Michigan também tem um dos programas de Performance de Jazz mais prestigiosos do país. Em 2018, dois alunos foram colocados entre os 10 melhores no Downbeat Music Awards, a competição mais abrangente do país para músicos universitários de jazz. 

Western Michigan UniversityFoto/Wikipedia

Aliás, as Belas Artes de um modo geral são essenciais para a experiência de Western Michigan, que tem impressionantes 1.400 apresentações por ano em música, teatro e dança. Mas embora a vida estudantil por lá seja bastante ativa, o que torna essa universidade realmente especial são os resultados de aprendizagem. 

Impressionantes 91% dos alunos encontram emprego, serviço militar ou voluntariado em tempo integral dentro de três meses após a formatura.

Quer estudar nos Estados Unidos?

O texto de hoje te deu ainda mais vontade de estudar nos Estados Unidos? Então que tal descobrir mais algumas coisas interessantes sobre as universidades do país? Clicando aqui você vai descobrir quais são as 10 universidades americanas que mais aceitam alunos transferidos de outras instituições. Já aqui você conhecer as 10 universidades americanas com as maiores médias salariais de alunos recém-formados. Para finalizar, clique aqui para desbravar as 11 universidades americanas que mais aceitam estudantes estrangeiros.

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

14 Nov 2021

Postagens recentes