O Swedish Institute, também conhecido como Instituto Sueco, vai abrir as inscrições para mais de 300 bolsas de mestrado! A oportunidade vale para alunos internacionais que vão começar seus estudos de pós-graduação no país europeu em agosto de 2023.
A bolsa é do tipo full-ride, ou seja, vai garantir o pagamento das anuidades do mestrado, além de oferecer cerca de 5 mil reais por mês para os gastos de vida, como alimentação e moradia na Suécia!
Portanto, se você quer fazer seu mestrado na Europa com TUDO pago, essa bolsa de estudos pode ser uma grande chance!
Podem participar alunos de 40 países, além do Brasil! Assim sendo, brasileiros podem ser elegíveis para estudar de graça na Europa durante o mestrado. Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa bolsa de estudos?
Vamos conhecer mais sobre essa bolsa de estudos, como se inscrever e quem é elegível a seguir.
O que é a bolsa de estudos do Instituto Sueco?
As bolsas de estudo do Instituto Sueco são voltadas para profissionais globais.
O Swedish Institute Scholarships for Global Professionals é um novo programa de bolsas que substitui as Bolsas de Estudo do Instituto Sueco (SISS).
A grande mudança entre as oportunidades é que o novo programa vai oferecer bolsas para um número maior de mestrados nas universidades suecas no semestre de outono de 2023.
A bolsa de estudos tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de futuros líderes globais que vão contribuir para a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuirão para um desenvolvimento positivo dos seus países de origem.
Dessa forma, o ideal é que o programa de mestrado esteja diretamente relacionado a alguns dos tópicos da Agenda 2030 da ONU. Por isso, os interessados na bolsa de estudos devem ter em mente quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável. São eles:
- Erradicação da pobreza;
- Saúde e bem Estar;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Energia limpa e acessível;
- Água potável e saneamento;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implementação.
Os cerca de 350 bolsistas escolhidos para 2023 vão poder estudar em diversas instituições suecas de ensino superior e universidades suecas.
Dentre as instituições parceiras do Instituto Sueco que são elegíveis para a bolsa de mestrado para estrangeiros, podemos destacar:
- Blekinge Institute of Technology;
- Chalmers University of Technology;
- Dalarna University;
- Halmstad University;
- Jönköping University;
- Karlstad University;
- Karolinska Institutet;
- Kristianstad University;
- KTH Royal Institute of Technology;
- Luleå University of Technology;
- Lund University;
- Malmö University;
- Mälardalens University;
- Stockholm University;
- Swedish University of Agricultural Sciences;
- Södertörn University;
- Umeå University;
- University of Borås;
- University of Gothenburg.
Além de várias outras universidades suecas, chama a atenção que os programas de mestrado são para as mais diversas áreas, desde biomedicina, política até tecnologia, artes e design. A lista completa dos programas participantes para 2023 está no site oficial.
O que a bolsa de estudos cobre?
A bolsa de estudos para brasileiros na Suécia vai cobrir as mensalidades completas, custo de vida de SEK 11.000 (cerca de R$ 5 mil reais) por mês, seguro e uma bolsa de viagem única de SEK 11.000 até SEK 15.000 (entre 5 e 7 mil reais) para garantir as passagens aéreas.
Vale reforçar que a bolsa é destinada a programas de mestrado em período integral de um ou dois anos e vai valer por todo o curso. Não há bolsas adicionais para membros da família.
A única taxa que é de responsabilidade do aluno é a tarifa de inscrição universitária para fazer a aplicação para os programas de mestrado. Enquanto a bolsa vai arcar com custos de vida e anuidades completas, essa é uma ótima chance de estudar na Europa de graça ou gastando muito pouco!
Quem pode se inscrever?
Todos os alunos internacionais que possuem graduação podem se inscrever para a bolsa de mestrado. Além desse critério básico, é necessário ter um mínimo de 3 mil horas de experiência de trabalho comprovada e histórico de liderança ou envolvimento com questões sociais.
Os estudantes devem, obrigatoriamente, ser cidadãos de um dos países elegíveis. Além do Brasil, podem se inscrever alunos das seguintes nações:
- Armênia;
- Azerbaijão;
- Bangladesh;
- Bolívia;
- Bielorrússia;
- Camboja;
- Camarões;
- Colômbia;
- Equador;
- Egito;
- Etiópia;
- Gâmbia;
- Geórgia;
- Gana;
- Guatemala;
- Honduras;
- Indonésia;
- Jordânia;
- Quênia;
- Libéria;
- Malauí;
- Moldávia;
- Marrocos;
- Mianmar (Birmânia);
- Nepal;
- Nigéria;
- Paquistão;
- Peru;
- Filipinas;
- Ruanda;
- África do Sul;
- Sri Lanka;
- Sudão;
- Tanzânia;
- Tunísia;
- Uganda;
- Ucrânia;
- Vietnã;
- Zâmbia;
- Zimbábue.
O aluno deve ser responsável pelo pagamento da taxa de inscrição nas universidades suecas (o valor varia de acordo com a instituição), ter seguido as etapas de admissão e ser aprovado em um dos programas de mestrado elegíveis até 30 de março de 2023.
Como se inscrever?
O primeiro passo para se inscrever para a bolsa de estudos é aplicar para um dos programas de mestrado elegíveis. A inscrição é feita pela plataforma virtual das universidades suecas até 16 de janeiro de 2023.
Depois de enviar a inscrição para um ou mais programas de mestrado, o aluno receberá um número de inscrição pessoal composto por oito dígitos. Esse número deve ser salvo, pois deverá ser informado ao se inscrever na bolsa de estudos.
O aluno deve enviar os documentos necessários digitalmente através do portal de inscrição online entre 10 de fevereiro e 28 de fevereiro de 2023, às 10h59 no horário de Brasília. Os bolsistas serão divulgados no dia 30 de março e as aulas são previstas para começarem em agosto deste ano.
Para concorrer à bolsa de estudos, será preciso apresentar:
- CV (currículo no modelo das universidades suecas);
- Cartas de referência (que também devem estar no template obrigatório);
- Comprovação válida de trabalho;
- Cópia do passaporte;
- Carta de motivação.
Além desses documentos, pode ser necessário apresentar outros para a inscrição no programa de mestrado.
Para alguns programas, será preciso ter uma graduação específica em alguma área de interesse. Por exemplo, para mestrado em biologia, é preciso ter estudado ciências. Em todos os casos, será obrigatório comprovar o diploma na graduação.
A maioria dos programas de mestrado das Universidades da Suécia exige nível 6 de inglês. Isso equivale a uma pontuação geral de 6,5 no IELTS ou a uma pontuação de 90 no TOEFL.
Aumente suas chances de fazer mestrado fora do Brasil
Curtiu saber mais sobre a bolsa de estudos do Instituto Sueco? Que tal começar a sua preparação agora e sair na frente na hora de aplicar para as universidades internacionais? Com conteúdo didático e revisão dos seus documentos, a Escola M60 pode fazer a diferença na sua inscrição! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!