Você já parou pra pensar que algumas universidades ao redor do mundo são mais antigas que o Brasil? Ou seja, quando os portugueses chegaram no nosso país pela primeira vez essas instituições já funcionavam a todo vapor, formando profissionais nas mais diversas áreas de ensino. Mas quais são exatamente as universidades mais antigas do mundo? É isso que você vai descobrir agora!
Antes de começar é importante dizer que, em comum, essas instituições foram as responsáveis por estabelecer as bases da academia moderna e o que entendemos hoje em dia por ensino universitário e produção acadêmica. Embora existam muitos lugares famosos de aprendizado no mundo antigo (principalmente na Grécia, China e no mundo islâmico), as instituições que aparecem nessa lista atuam como uma ponte entre esse período e o moderno sistema de ensino superior que conhecemos agora. Elas são responsáveis, por exemplo, por algumas das maiores descobertas humanas existentes e, portanto, tiveram um efeito incalculável no mundo como o conhecemos hoje.
8 universidades mais bonitas do mundo
Por fim, também vale lembrar que todas essas instituições que aparecem no ranking ainda estão em operação até hoje. Algumas podem ter fechado temporariamente devido a fatores externos, como a ocorrência de guerras, mas sempre existiram em seu formato original.
Todas elas também estão sujeitas à definição moderna do que constitui uma universidade. É por isso que a Universidade de al-Qarawiyyin, no Marrocos (que é considerada a mais antiga do mundo pela UNESCO e pelo Guinness Book of World Records) não aparece por aqui, já que muitos estudiosos argumentam que, em seu formato original, a instituição era na verdade uma madrasa - uma casa de estudos islâmicos - e só passou a atender aos critérios de uma universidade após a sua reestruturação em 1963.
Também colocamos na lista a posição atual que essas universidades ocupam no ranking das 1000 melhores universidades do mundo do QS World University Rankings 2021. Obs: você irá notar abaixo que enquanto algumas universidades aparecem em uma posição única no ranking (2º lugar, 5º lugar, etc.), outras são classificadas em grupos (grupo 601-650, por exemplo). Isso acontece porque, no ranking da QS, as instituições só são classificadas individualmente até a 200ª posição. As demais universidades depois limite passam a ser classificadas em grupos.
25 universidades mais antigas do mundo
Agora que está tudo entendido, vamos a lista!
25. Universidade de Rostock
Ano da fundação: 1419
Localização: Rostock, Alemanha
Posição no ranking da QS World University 2021: 701-750
A Universidade de Rostock é a terceira mais antiga da Alemanha e de toda a região norte do Velho Continente, que inclui partes do território alemão, além dos países bálticos e dos países nórdicos. Para você ter ideia do quão antiga ela é, basta dizer que a instituição foi a quinta fundada durante o Sacro Império Romano-Germânico, que foi dissolvido em 1806. A instituição oferece cursos em alemão e inglês (na pós-graduação) e atualmente atende a cerca de 14 mil estudantes.
Universidade de Rostock
24. Universidade de St. Andrews
Ano da fundação: 1413
Localização: St. Andrews, Reino Unido
Posição no ranking da QS World University 2021: 96
A universidade por onde já passaram o casal real William e Kate é a mais antiga de toda Escócia e a terceira mais antiga de língua inglesa (as outras duas ainda irão aparecer por aqui). Atualmente a instituição é dividida em 18 escolas organizadas em quatro faculdades e não tem um campus único, já que seus prédios estão espalhados pela pequena cidade de St. Andrews. Aliás, a instituição é o centro pulsante da cidade, já que 1/3 de sua população tem algum envolvimento com ela, seja através dos seus quase 9 mil alunos, ou dos seus 1137 professores e 1576 funcionários técnicos.
Universidade de St. Andrews
23. Universidade de Leipzig
Ano da fundação: 1409
Localização: Leipzig, Alemanha
Posição no ranking da QS World University 2021: 483
Considerando anos consecutivos de existência, a Universidade de Leipzig é a segunda mais antiga da Alemanha, tendo sido fundada em 1409 pelo príncipe-eleitor da Saxônia Frederico I de Wettin durante o Sacro Império Romano-Germânico. Por lá já passaram nomes importantíssimos para a história da Alemanha e do mundo, como a atual chanceler Angela Merkel, já apontada várias vezes como a mulher mais poderosa do planeta; o filósofo Friedrich Nietzsche; e o escritor Johann Wolfgang von Goethe, uma dos maiores representantes da literatura alemã e do Romantismo europeu
O atual prédio principal da Universidade de Leipzig é uma espécie de releitura moderna do antigo prédio demolido em 1968 pelo governo socialista
22. Universidade de Turim
Ano da fundação: 1404
Localização: Turim, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 521-530
Criada por iniciativa do príncipe Ludovico de Acaia em 1404, a Universidade de Turim é enorme, com quase 70 mil alunos. É dividida em 13 faculdades e 55 departamentos, além de outras unidades decentralizadas em outras cidade da região do Piemonte. Segundo o ranking da QS, é uma das 15 melhores universidades da Itália.
Instalações modernas da Universidade de Turim
21. Universidade de Heidelberg
Ano da fundação: 1385
Localização: Heidelberg, Alemanha
Posição no ranking da QS World University 2021: 64
Além de ser a instituição de ensino superior mais antiga da Alemanha, a Universidade de Heidelberg é também a terceira melhor do país, de acordo com a QS. Fica atrás apenas da Universidade Técnica de Munique e da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians. Foi a terceira universidade estabelecida durante o Sacro Império Romano sob as instruções do Papa Urbano VI. Com quase 29 mil alunos, atualmente é dividida em 12 faculdades e oferece programas em alemão, francês e inglês — esses dois últimos no campo da pós-graduação.
Biblioteca da Universidade de Heidelberg
20. Universidade de Viena
Ano da fundação: 1365
Localização: Viena, Áustria
Posição no ranking da QS World University 2021: 150
Fundada pelo duque Rudolf IV da Áustria (sob a jurisdição papal do Sacro Império Romano), a Universidade de Viena é a instituição de ensino mais antiga, e também mais resiliente, diga-se de passagem, entre os países de língua germânica. Desde a sua criação, ela já passou pela Reforma Protestante, pelos cercos otomanos do século XVI e pela anexação nazista. Atualmente, oferece mais de 180 cursos em uma ampla variedade de assuntos, divididos em 15 faculdades e 4 centros de ensino.
Universidade de Viena
19. Universidade Jaguelônica
Ano de fundação: 1364
Localização: Cracóvia, Polônia
Posição no ranking da QS World University 2021: 326
A mais antiga instituição educacional da Polônia, a Universidade Jaguelônica foi fundada pelo rei Casimiro III, o Grande, a fim de estabelecer uma classe educada no Reino da Polônia. Está em operação desde então, exceto entre 1939 e 1945, quando a instituição foi fechada por ocupantes nazistas e toda a sua equipe foi deportada para o campo de concentração de Sachsenhausen. Nicolau Copérnico, o lendário matemático/astrônomo da Renascença que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar, está entre seus ex-alunos mais notáveis.
Universidade Jaguelônica
18. Universidade de Pavia
Ano da fundação: 1361
Localização: Pavia, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 601-650
A primeira de muitas instituições italianas modernas nesta lista, a Universidade de Pavia originalmente serviu como centro educacional do norte medieval da Itália e permanece assim desde então. Apesar de vários fechamentos forçados durante esse período, sua encarnação moderna continua a prosperar, com mais de 20 mil estudantes atualmente matriculados.
Universidades de Pavia
17. Universidade Carolina de Praga
Ano de fundação: 1348
Localização: Praga, República Tcheca
Posição no ranking da QS World University 2021: 260
Criada no Reino da Boêmia sob a direção do Papa Clemente VI, a Universidade Carolina de Praga (Charles University) é regularmente reconhecida como uma das instituições acadêmicas mais renomadas do mundo. Assim como a Universidade Jaguelônica, sofreu muito sob a ocupação nazista e a opressão soviética. As manifestações estudantis que ocorreram na instituição em 1989 foram fundamentais para instigar a Revolução de Veludo, uma revolução não agressiva que contribuiu para a deposição do governo comunista na Checoslováquia, que mais tarde viria a se dividir entre República Tcheca e Eslováquia.
Universidade Carolina de Praga
16. Universidade de Pisa
Ano da fundação: 1343
Localização: Pisa, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 383
Embora seja mais conhecida pela sua famosa torre inclinada, a cidade de Pisa também abriga uma das universidades mais antigas do mundo, tendo formado cinco papas, dois presidentes italianos e três ganhadores do Nobel. É considerada uma das melhores e mais importantes instituições acadêmicas da Itália moderna.
Reitoria da Universidade de Pisa
15. Universidade de Florença
Ano da fundação: 1321
Localização: Florença, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 432
Originalmente o Studium Generale da região (implementado pela República Florentina), a localização da universidade em uma cidade culturalmente importante é destacada por suas várias conexões com o Renascimento. Leonardo da Vinci realizou estudos de anatomia no campus, enquanto Dante Alighieri, criador da Divina Comédia, está entre seus ex-alunos mais famosos.
Studium Generale era um título atribuído pela Igreja Católica ou por reis e imperadores do período medieval para universidade da época. Receber esse título indicava a excelência internacional da instituição e a colocava entre os locais de ensino mais prestigiados do continente.
Reitoria da Universidade de Florença
14. Universidade de Perúgia
Ano de fundação: 1308
Localização: Perúgia, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 751-800
Uma das primeiras universidades públicas gratuitas a serem criadas nas cidades-estados italianas, a Universidade de Perúgia mantém uma sólida experiência e reputação em Artes, Medicina e Direito. Se você estuda Contabilidade provavelmente já ouviu falar de um dos seus ex-alunos mais famosos, Luca Pacioli, também conhecido como o pai do sistema contábil moderno.
Universidade de Perúgia
13. Universidade de Roma "La Sapienza"
Ano da fundação: 1303
Localização: Roma, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 171
Frequentemente referida como "La Sapienza", a Universidade de Roma é uma das maiores instituições de ensino da Europa, com mais de 110 mil alunos matriculados. Originalmente conhecida pelo esplendor e grandeza de seu campus (que foi posteriormente destruído durante o saque de Roma em 1527), a universidade moderna formou várias figuras influentes, incluindo os cineastas Bernardo Bertolucci e Federico Fellini.
Universidade de Roma
12. Universidade Complutense de Madrid
Ano de fundação: 1293
Local: Madrid, Espanha
Posição no ranking da QS World University 2021: 206
Amplamente considerada a instituição educacional de maior prestígio da Espanha, a Universidade Complutense de Madrid foi criada por decreto real pelo rei Sancho IV de Leão e Castela, um dos governantes mais poderosos da Europa Medieval. Numerosos ganhadores do Prêmio Nobel e políticos internacionais estudaram por lá e a instituição tem uma forte relação histórica com o desenvolvimento da indústria espanhola.
Reitoria da Universidade Complutense de Madrid
10. Universidade de Macerata (empate)
Ano da fundação: 1290
Localização: Macerata, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: não aparece na lista
Localizada dentro das pitorescas muralhas medievais do centro histórico da cidade, a Universidade de Macerata é uma pequena instituição perto da costa do Adriático, especializada principalmente em Ciências Humanas e Sociais. Mesmo com o seu tamanho reduzido, alguns cursos da instituição também são oferecidos em inglês. É uma opção única e encantadora para quem deseja estudar no exterior.
Universidade de Macerata
10. Universidade de Coimbra (empate)
Ano de fundação: 1290
Localização: Coimbra, Portugal
Posição no ranking da QS World University 2021: 357
Originalmente criada em Lisboa, a Universidade de Coimbra passou por várias mudanças, instalando-se em Coimbra em 1537 e permanecendo lá desde então. É uma universidade de pesquisa de vanguarda na Europa e pelos seus corredores já passaram muitas figuras públicas portuguesas (e brasileiras). O campus principal da instituição, com suas ricas histórias, tradições e edifícios, conquistou um lugar na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO em 2013.
Universidade de Coimbra
9. Universidade de Valladolid
Ano da fundação: 1241
Localização: Valladolid, Espanha
Posição no ranking da QS World University 2021: não aparece na lista
Outra instituição castelhana famosa, a Universidade de Valladolid é conhecida pela grande arquitetura gótica e barroca de seus edifícios, bem como por suas fortes associações culturais com a música e teatro locais. Seu sistema de bibliotecas também é de grande importância, com quase 1 milhão de documentos (muitos dos quais são considerados cultural e historicamente significativos).
Universidade de Valladolid
8. Universidade de Siena
Ano de fundação: 1240
Localização: Siena, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 651-700
Com seu corpo discente representando quase metade dos população geral da cidade, Siena tem uma forte tradição de ser um centro acadêmico. Embora vários papas medievais tenham estudado lá, a universidade moderna agora é mais conhecida por seus programas em direito, medicina e economia.
A própria universidade afirma ter sido fundada em 1240. No entanto, alguns historiadores contestam isso, com estudos que demonstram que a instituição pode ter sido fundada em 1246 ou em 1357.
Universidade de Siena
7. Universidade de Nápoles Federico II (1224)
Ano de fundação: 1224
Localização: Nápoles, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 392
Criada por seu homônimo, o Sacro Imperador Romano Frederico II, na tentativa de desenvolver uma classe de advogados e burocratas de elite para elaborar e defender leis, a Universidade de Nápoles evoluiu para uma das maiores e mais poderosas universidades da Itália moderna. Entre os seus ex-alunos mais famoso está São Tomás de Aquino, que na verdade foi um dos primeiros alunos da instituição.
Universidade de Nápoles Federico II
6. Universidade de Pádua
Ano da fundação: 1222
Localização: Pádua, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 216
Fundada por um grande grupo de professores e estudantes da Universidade de Bolonha, nas proximidades, a Universidade de Pádua formou algumas das figuras mais influentes da Europa Medieval, particularmente nas ciências e nas artes. Hoje, continua sendo uma instituição influente e prestigiada, oferecendo cursos em mais de 30 departamentos.
1222 é menção mais antiga da universidade encontrada em registros históricos. No entanto, muitos historiadores acreditam que a instituição provavelmente é ainda mais antiga.
Reitoria da Universidade de Pádua
5. Universidade de Cambridge
Ano de criação: 1209
Localização: Cambridge, Reino Unido
Posição no ranking da QS World University 2021: 7
Assim como Pádua, a Universidade de Cambridge também foi fundada por acadêmicos de uma de suas universidades rivais (neste caso, Oxford). Desde então, evoluiu para se tornar uma das maiores e mais famosas instituições de ensino do mundo. Além de suas inúmeras contribuições para a ciência, arte e política, também inspirou o povoado de Cambridge, Massachusetts, onde um ex-aluno da instituição, John Harvard, ajudou a fundar a Universidade de Harvard (a mais antiga dos EUA), em 1636.
Universidade de Cambridge
4. Universidade de Paris
Ano de fundação: 1150
Localização: Paris, França
Posição no ranking da QS World University 2021: confira abaixo
Altamente influente como modelo estrutural para muitas das outras universidades nesta lista (e notável por seus programas de humanidades), a Universidade de Paris tem uma história geral tão tumultuada quanto a própria França. Foi fechada em 1793 após a Revolução Francesa, antes de ser reaberta em 1806 por Napoleão Bonaparte. Muitas figuras francesas famosas estudaram por lá, como Voltaire, Honoré Balzac, Jean-Paul Sartre e Marie Curie.
Após as reformas educacionais nacionais em 1970, a Universidade de Paris foi dividida em 13 universidades autônomas, designadas Universidade de Paris I a XIII (entre elas a famosa Paris IV-Sorbonne). Várias delas se fundiram entre 2018 e 2019. Essas 13 universidades, no entanto, ainda são consideradas herdeiras da original, e é por isso que estão representadas nessa lista.
Entre as universidades que surgiram a partir do desmembramento (e posterior refusão de algumas unidades) da Universidade de Paris, as que aparecem no ranking da QS são:
- Universidade Sorbonne (surgida a partir da fusão da Universidade Paris IV Paris-Sorbonne e da Universidade Paris VI Pierre e Marie Curie): 83
- Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne: 287
- Universidade Paris II Panthéon-Assas: 541-550
Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne
3. Universidade de Salamanca
Ano da fundação: 1134
Localização: Salamanca, Espanha
Posição no ranking da QS World University 2021: 601-650
Fundada por Alfonso IX no reino medieval de Leon, a Universidade de Salamanca é a universidade mais antiga do mundo hispânico. Ela desempenhou um papel fundamental na "descoberta" (e subsequente colonização) do Novo Mundo, tendo formado os consultores de geografia de Cristóvão Colombo. Apesar de muitas das suas faculdades terem sido destruídas por Napoleão Bonaparte no século XVIII, ela continua sendo uma das universidades de ensino e pesquisa mais bem classificadas da Espanha até hoje.
Universidade de Salamanca
2. Universidade de Oxford
Ano de criação: 1096
Localização: Oxford, Reino Unido
Posição no ranking da QS World University 2021: 5
A universidade mais antiga do mundo de língua inglesa, Oxford é regularmente reconhecida como uma das principais instituições acadêmicas do planeta. Fez contribuições imensamente significativas para o avanço humano ao longo de sua história e continua a ser uma instituição líder hoje em dia. Curiosamente, só foi fechada duas vezes durante todo esse tempo, inclusive em 1209, quando a execução de dois acadêmicos gerou um êxodo de estudantes e professores (levando à criação da Universidade de Cambridge). Durante a Guerra Civil Inglesa, permaneceu aberta como uma fortaleza monarquista.
Universidade de Oxford
1. Universidade de Bolonha
Ano da fundação: 1088
Localização: Bolonha, Itália
Posição no ranking da QS World University 2021: 160
Embora alguns historiadores afirmem que ela não evoluiu para uma organização padrão universitária até a década de 1150, é geralmente aceito que a Universidade de Bolonha é a líder entre as universidades mais antigas do mundo. A instituição ganhou uma excelente reputação no período medieval, principalmente na área de Direito. E embora tenha perdido importância ao longo dos séculos, ainda é regularmente classificada como uma das 200 melhores universidades do planeta. Durante o Renascimento, muitos nomes famosos estudaram por lá, incluindo Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Torquato Tasso, Carlo Goldoni e Thomas Becket.
Universidade de Bolonha
Universidade do Intercâmbio
E aí, em qual dessas universidades mais antigas do mundo você gostaria de estudar? Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma oportunidade por lá! Quer saber como? Então clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!