A série Vikings foi criada por Michael Hirst para o canal History e estreou em 2013. Após 6 temporadas, a história acompanha a trajetória de Ragnar Lodbork e seus filhos. A trama se passa no começo da era viking, marcada pelo ataque de Lindisfarne, em 793.
Além de fazer muito sucesso com batalhas épicas, a série Vikings conquistou muitos fãs pela representação de um período histórico bastante interessante! O interesse dos fãs é tão grande que a produção vai ganhar um spin-off na Netflix, chamado de Vikings: Valhalla, uma sequência que se passa um século depois do final da sexta e última temporada.
Se você é um fã da série, ou tem curiosidade de saber onde se passa a história e quais belos cenários foram utilizados nas filmagens, confira agora quais são os locais de Vikings para visitar! E, pode ficar tranquilo: não tem nenhum spoiler nesse texto!
History via Giphy
Onde foi gravada a série Vikings?
A maioria dos locais que serviram de cenário para as gravações da série Vikings estão localizados no condado de Wicklow, na Irlanda. O local é situado a cerca de 50 quilômetros ao sul de Dublin (capital irlandesa).
Essa pequena região da Ilha Esmeralda conta com belos cenários, muitos tons de verde e inúmeras paisagens. Justamente por isso, a região foi transformada em Inglaterra, França ou Noruega, conforme a situação da série exigia nas filmagens!
O que permitiu essa adaptação a diversos pontos da Europa é que as florestas do condado de Wicklow têm áreas quase intocadas e árvores antigas. Ou seja, o cenário perfeito para criar uma sensação de natureza selvagem ideal para as batalhas, muitas vezes brutais, de Vikings. Montanhas, lagos e cachoeiras completam a cena perfeita para a história que se passa no século VIII.
Cachoeira Skógafoss na Irlanda
Uma das imagens mais impressionantes nas cenas é a cachoeira Skógafoss, localizada na Irlanda. Essa é uma das maiores quedas d'água na região e uma boa notícia é que pode ser facilmente visitada pelos turistas. A beleza é tanta que na série foi utilizada como terra dos Deuses!
Outros pontos da Irlanda, principalmente lagos, foram usados para as cenas de Kattegat. Um exemplo é o lago Lough Tay nas Montanhas Wicklow. Para se ter uma ideia, toda a vila havia sido construída ao lado direito do pequeno lago, porém depois foi desmontada e reconstruída nos estúdios de gravação!
As filmagens ao ar livre nessas terras, apesar de muito belas, ainda são editadas digitalmente. A proposta é adicionar montanhas nevadas e outros elementos escandinavos à cena.
History via Giphy
Condados na Noruega
Outras filmagens adicionais foram realizadas na Noruega Ocidental. Essa região engloba o sudoeste do país e conta com três condados: Rogaland, Vestland e Møre og Romsdal. A terra conhecida como terra dos Vikings não poderia ter ficado de fora das filmagens. Os cenários foram marcados por montanhas, vales, geleiras, florestas e fiordes.
Marrocos na África
Além desses cenários clássicos, os produtores investiram pesado nas gravações. Em cenas que Björn está descobrindo novas regiões do mundo na quinta temporada, as gravações de fato ocorreram no Marrocos. O deserto do Saara perto de Erfoud e Errachidia representou territórios mediterrânicos e norte-africanos.
History via Giphy
Florestas no Canadá
Cenas também do filho da escudeira Lagertha durante sua expedição solitária foram gravadas no Canadá — que, por curiosidade, é onde normalmente era feita a pós-produção dos episódios. Imagens da terceira temporada foram captadas em uma floresta na região nordeste de Ontário, próximo ao Aeroporto Sault Ste. Marie.
Além dos belos cenários, também é possível visitar os locais que foram aparecendo ao longo dos anos na série! Vamos conferir alguns dos lugares da série que não são fictícios e podem ser visitados.
1. Old Uppsala na Suécia
O lugar da Suécia aparece logo na primeira temporada como cenário de um importante festival religioso. Com seus templos, ofereceu uma visão interessante da cultura viking. Apesar da série contar com uma certa liberdade e não ser tão precisa historicamente, a representação desse local seguiu os fatos confirmados.
O local chama atenção porque seria de onde vem Odin. Os sacrifícios humanos citados no show, de fato ocorreram na Uppsala da vida real.
2. Winchester na Inglaterra (Wessex)
Winchester era a capital do Reino de Wessex, ou seja, um dos locais mais importantes da série. É aqui que vive seu governante, o rei Ecbert — inimigo dos vikings. Na 4.ª temporada, também foi pano de fundo para um épico saque viking. Dentre os cenários da Inglaterra, com certeza esse não poderia ficar de fora!
3. Sicília na Itália
A ilha italiana aparece na 5.ª temporada, quando Björn estava explorado pelas terras mediterrâneas. Além de outros lugares que aparecem, a morada de Euphemius é um dos que se destacam. É a maior ilha do Mar Mediterrâneo, além de ser a maior região da Itália. Também chama a atenção que por lá se pode conhecer até mesmo ruínas de templos gregos.
4. Paris na França
Paris foi um dos locais mais importantes apresentados em Vikings. Sem spoiler, mas acredite que a batalha que acontece aqui foi uma das maiores da série e mudou drasticamente o arco de muitos personagens, como o irmão de Ragnar, Rollo. Nos dias atuais, a cidade é um importante polo de arte, moda, gastronomia e cultura.
5. Algeciras na Espanha
Na série, Floki e Helga decidem viajar para mais ao sul. Por isso, a importância de trazer Algeciras nessa lista. A cidade é portuária na Espanha e justamente pela localização geográfica, se tornou ponto importante da Europa. Hoje, são mais de 120 mil moradores.
Vikings apresenta belos cenários e locais reais
Mesmo que a série já tenha chegado ao fim, é uma ótima pedida para se encantar pela história e ainda por belos cenários. Uma viagem pela Irlanda em campos bem verdes, quedas d'água de cair o queixo e lagos impressionantes!
Além das imagens poderosas, a série pode te apresentar a diversos locais, como a romântica Paris, só que representados em outra época. Por isso, é uma ótima pedida para se divertir e ainda quem sabe, planejar uma viagem pelos locais incríveis onde Vikings foi gravada.