BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Work and Travel: como funciona este tipo de intercâmbio

Nem todo mundo tem dinheiro para ir pra fora do país, seja para estudar um novo idioma ou só para se divertir. Às vezes até parece que fazer um intercâmbio ou uma viagem para o exterior é só para gente rica, mas não seria bom poder viajar para outro país e pagar os seus custos de moradia e alimentação com o seu trabalho? É essa a proposta da modalidade Work and Travel ou work exchange. Hoje, você vai conhecer como funciona e quais são as principais vantagens de escolher este tipo de intercâmbio.

O que é Work and Travel?

work_and_travelCom o Work and Travel você pode conhecer o mundo todo gastando pouco (Christine Roy/Unsplash)

O Work and Travel é o melhor tipo de intercâmbio para quem quer desenvolver suas habilidades em uma língua gastando pouco e até ganhando um dinheirinho extra. Em alguns casos você troca sua hospedagem e alimentação por horas de serviço e, em outros, é possível até receber em dinheiro pelo trabalho prestado.

Essa modalidade de intercâmbio é de curta duração, indo de algumas semanas até, no máximo, seis meses. A ideia é, justamente, trabalhar e viajar. Normalmente seu trabalho varia entre uma e quatro horas, então você também terá tempo livre para visitar pontos turísticos e outras atrações.

Para aproveitar essa oportunidade é preciso ter pelo menos um nível intermediário no idioma do seu país de destino. É necessário saber um pouco de inglês para ir para os Estados Unidos, por exemplo. A diferença é que, essa modalidade não exige um teste de proficiência comprovando o seu nível de proficiência, como acontece em intercâmbios para estudos.

Embora seja mais comum nos Estados Unidos, o Work and Travel está presente em vários países. Ele é muito indicado para pessoas que querem melhorar seu domínio de um idioma, mas esses intercâmbios só podem ser feitos por quem tem mais de 18 anos.

Como o seu foco principal é a viagem e não estudar ou trabalhar em outro país, o visto que você vai precisar é, geralmente, o de turismo. Por isso, em sua entrevista para o visto é bom dizer que o motivo da sua viagem é lazer, sem mencionar que pretende trocar trabalho por moradia e alimentação. Também é importante só solicitar o visto quando já estiver com a oportunidade garantida.

Tipos de Work and Travel que você pode tentar

São muitos tipos de Work and Travel disponíveis em mais de 60 países. O que todos têm em comum é que eles ajudam a cobrir os seus custos de vida no país, principalmente alimentação e moradia. Em alguns casos você ainda pode ganhar um dinheiro extra e até sua passagem aérea. Mas lembre-se que não existe uma regra geral e os benefícios podem variar de uma oportunidade para outra.

Entre as oportunidades disponíveis estão:

  • Trabalhar como professor: você pode ensinar português ou inglês para pessoas de regiões carentes, que não têm acesso a professores de idiomas. Essa modalidade é muito comum em países do continente africano.
  • Trabalhar em hotel, resort ou hostel: nesse caso os intercambistas trabalham na manutenção ou recepção do local em troca de hospedagem e alimentação e até salários.
  • Guia de turismo: essa modalidade é muito comum em locais com praia ou floresta. O guia vai trabalhar orientando os turistas em trilhas, ou auxiliar na produção de eventos e, de quebra, ainda pode aproveitar esses destinos turísticos.
  • Também é possível encontrar oportunidades de Work and Travel para casas de família. Você pode cuidar de crianças e animais ou se responsabilizar pela limpeza e organização da casa que você vai morar com a sua família anfitriã.

Existem alguns sites que indicamos para quem busca esse tipo de oportunidade. No Worldpackers, por exemplo, você pode filtrar sua busca de acordo com a região que você quer trabalhar, qual ramo de trabalho você prefere e até encontrar anfitriões com boas avaliações. 

Quais são as principais vantagens do Work and Travel?

Ao fazer um Work and Travel você aproveita todas as vantagens de fazer uma viagem internacional com experiências ainda mais profundas. Alguns exemplos são:

Melhorar seu nível de inglês

Quando você trabalha em outro país, acaba tendo contato com a língua local o tempo todo, seja ouvindo ou falando. Esse contato integral é uma excelente oportunidade de imersão no idioma, seja em inglês ou em qualquer outro. A imersão é tão vantajosa que existem até cursos dentro do Brasil que tentam simular essa experiência. Entre os benefícios estão aumentar sua autoconfiança para se expressar na língua estrangeira e te dar uma vivência próxima ao de uma criança, que aprende na prática. 

É isso que acontece com quem decide ir trabalhar em um hotel, por exemplo, já que inevitavelmente a interação com outras pessoas na língua local acaba acontecendo, o que permite até mesmo praticar a linguagem formal e informal do idioma. Caso você decida passar por essa experiência, aumentará consideravelmente seu nível do idioma, ganhando vocabulários que não teria acesso se estivesse apenas viajando por lazer.

Conhecer novas culturas

Não importa se você for trabalhar como professor, como atendente em um hotel, como guia de turismo ou na casa de uma família, o Work and Travel é uma ótima forma de conhecer novas culturas.

Se você for trabalhar no ramo de turismo, poderá conhecer pessoas de vários lugares do mundo, sejam os clientes da empresa que você estiver prestando serviços ou até seus colegas de trabalho. Além disso, como os alojamentos são normalmente compartilhados, você vai poder construir amizades com as pessoas que morarem com você.

Já se optar por trabalhar na casa de uma família, você terá a oportunidade perfeita de entender como é a vida cotidiana no país que você escolheu. Nesses casos, você pode cuidar das crianças ou dos animais e vai estar presente na rotina dessas pessoas durante todo o dia.

Ganhar dinheiro enquanto se diverte

Em algumas modalidades de Work and Travel você ganha não só sua comida e alojamento, mas também dinheiro. Os pagamentos são feitos na moeda local. Nos Estados Unidos, por exemplo, eles variam entre 6,50 e 16 dólares por hora e você ainda tem a chance de ganhar gorjetas.

Como você já tem alguns gastos cobertos, é possível economizar uma parte desse dinheiro. Para isso é preciso pensar bem com o que você vai gastar e o que vai fazer no seu tempo livre. Comprar comidas a la carte vai sair mais caro do que um fast food, por exemplo. Você pode dar preferência também para passeios gratuitos. Fazendo essas pequenas economias, pode até sobrar um dinheirinho quando você voltar para o Brasil.

Intercâmbio com a UDI

Se você ficou interessado em fazer um intercâmbio Work and Travel, comece a se preparar agora mesmo com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Os nossos mentores já viveram várias experiências no exterior e vão te ajudar a encontrar a melhor oportunidade para realizar o seu sonho. Faça o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

30 Mar 2021

Postagens recentes