Se você pensa em estudar Música, Dança ou Teatro no exterior, muito provavelmente já deve ter ouvido falar na Juilliard School, considerada uma das melhores instituições de ensino do mundo na área de Artes Performáticas.
E a melhor parte dessa história é que é possível estudar nessa universidade localizada em Nova York e ainda receber uma ótima bolsa pra isso. Descubra abaixo como!
Como e quando surgiu a Juilliard School?
A história da Juilliard School começa em 1905, ano de fundação da instituição. Naquela época, ainda com o nome de Institute of Musical Art, a escola foi criada com o objetivo de fazer com que os alunos que que iam para Europa em busca dos melhores cursos de Música permanecessem nos Estados Unidos. Isso acontecia porque, no início do século XX, o país ainda não tinha uma escola top de linha nessa área.
Em 1926 aconteceu uma fusão entre o Institute of Musical Art e a Juilliard Graduate School. Durante alguns anos, essas duas escolas compartilharam do mesmo corpo dirigente mas permanecendo como identidades distintas. A fusão total em uma instituição de identidade única (tal qual conhecemos hoje em dia) aconteceu apenas em 1946.
Mas o nome atual veio apenas em 1969, com o propósito de deixar claro para todos que a escola já não era focada apenas na formação de músicos, mas também de atores, dramaturgos, diretores e roteiristas.
Prédio da Julliard School (Foto: Ajay Suresh/Flickr)
Onde fica a Juilliard School?
Desde os seus primeiros anos a Juilliard School sempre esteve na cidade de Nova York, fazendo parte do imaginário histórico da cidade. De sua fundação até hoje, a instituição já ocupou diferentes endereços na Big Apple, mas sua localização atual fica na região do Lincoln Center, um complexo de edifícios que funciona como sede de doze companhias artísticas, entre eles o Metropolitan Opera e a Orquestra Filarmônica de Nova York (que funciona no edifício David Geffen Hall).
Além desses dois famosos símbolos culturais de Nova York, a Juilliard School também é vizinha da Biblioteca Pública de Artes Performáticas de Nova York e do David H. Koch Theater, entre outros.
Quantos alunos e professores frequentam a Juilliard School?
Atualmente a Juilliard School tem pouco mais de 1100 alunos, sendo 850 estudantes de graduação e 290 estudantes de programas pré-graduação. Para dar conta de todos esses alunos, a instituição emprega cerca de 330 professores em tempo integral e parcial.
O que é preciso para entrar na Juilliard School?
O primeiro passo para se aplicar na Juilliard é criar uma conta na página da escola. Depois disso o aluno deve se certificar se atende a todos os critérios do programa que pretende estudar na instituição.
Na maioria dos casos, o processo de admissão se assemelha ao de programas de outras universidades americanas, com a exigência de diploma do ensino médio, GPA, notas em testes padronizados como ACT ou SAT e teste de proficiência em inglês para estudantes estrangeiros.
A grande diferença é que, além disso tudo, o candidato também deve demonstrar que já possui experiência prática na área que pretende seguir na Juilliard. No caso dos programas de Dança, por exemplo, o candidato deve provar que tem pelo menos três anos de treinamento. Além disso, também deve estar treinando pelo menos 10 horas por semana no momento da aplicação.
Quais cursos têm na Juilliard School?
Como já dissemos, a Juilliard é dividida em três elementos centrais: Música, Drama e Dança.
A divisão de Dança foi criada em 1951 e atualmente oferece o bacharelado em Belas Artes (com duração de quatro anos) e um diploma na mesma área (com um ou dois anos). Os alunos de Dança da instituição se especializam em Ballet, Dança Moderna ou Dança Contemporânea.
Já a divisão de Drama, estabelecida em 1968, oferece um Bacharelado ou Diploma em Belas Artes (com foco em Atuação ou Dramaturgia) e um mestrado em Belas Artes, desde 2012.
Por fim, a divisão de Música é a maior da escola e conta com os seguintes programas:
- Bacharelado ou Diploma em Música
- Mestrado em Música ou Pós-graduação em Música
- Artist Diploma (diploma de formação intensiva para estudantes de alto desempenho artístico com duração de um ano)
- Doutorado em Artes Musicais
As especializações acadêmicas oferecidas em Música são: Piano Colaborativo, Metais, Composição, Harpa, Violão, Estudos de Jazz, Performance Histórica, Voz, Regência Orquestral, Percussão, Órgão, Piano, Cordas e Sopros. Os programas de piano colaborativo, Performance Histórica e Regência Orquestral são apenas para o nível de graduação. Já os subprogramas de Estudos de Ópera e Performance Musical oferecem apenas Artist Diploma.
Pre-College
Além desses programas de nível superior, a Juilliard também conta, desde 1969, com uma Divisão Pré-Universitária que oferece cursos para alunos matriculados no ensino fundamental e médio.
Todos os alunos de pre-college estudam solfejo e teoria musical, além de seu instrumento principal. Quem opta por estudar Vocal também deve estudar Dicção e Performance. Da mesma forma, os pianistas devem estudar a execução do piano. Tocadores de cordas, metais e sopros, além de percussionistas, também participam da orquestra.
O Pre-College da Juilliard também conta com duas orquestras: a Pre-College Orchestra (PCO) e a Pre-College Symphony (PCS). A colocação nessas orquestras é por idade e os alunos podem optar por estudar Regência, Coro ou Música de Câmara.
Quanto custa estudar na Juilliard School?
O valor da taxa de matrícula cobrado pela Juilliard é de 51230 dólares (por ano). Mas o valor anual total para estudar por lá irá depender basicamente de cinco coisas:
- Se o estudante irá viver dentro ou fora das dependências da escola;
- Se o estudante que optar por viver nas dependências da escola escolher dividir um quarto com outro colega ou ter um quarto individual;
- Se o estudante for novato ou um aluno continuado (que não seja um estudante iniciante e esteja matriculado em um programa cuja inscrição não tenha sido caducada nem cancelada);
- Se o estudante não viver nas dependência da escola, mas dentro dos limites da cidade de Nova York;
- Se o estudante não viver nas dependências da escola, e em outra cidade que não seja Nova York, o que implica na necessidade de viajar todos os dias para assistir as aulas.
Além dos custos com as taxas, acomodação e alimentação, que são os maiores, os estudantes também devem arcar com gastos relacionados a seguro saúde, taxa de orientação, livros e transporte. Com isso, os custos estimados totais em cada um dos casos acima são os seguintes:
Categoria | Valor |
Estudantes novatos que vivem dentro da Juilliard em quarto individual | $84,502 |
Estudantes continuados que vivem dentro da Juilliard em quarto individual | $83,072 |
Estudantes novatos que vivem dentro da Juilliard em quarto duplo | $79,572 |
Estudantes continuados que vivem dentro da Juilliard em quarto duplo | $78,382 |
Estudantes que vivem fora da Juilliard mas ainda em Nova York | $76,798 |
Estudantes que vivem fora da Juilliard e fora de Nova York | $63,698 |
Quais famosos já estudaram na Juilliard School?
Diversos grandes nomes do mundo das Artes já passaram pelos corredores da Juilliard School. Entre eles, alguns dos nomes mais destacados são:
- Morena Baccarin (turma de 2000): atriz brasileira
- Christine Baranski (turma de1974): atriz
- Nina Simone (fez algumas aulas de Piano no verão de 1950): cantora, compositora e pianista
- Jessica Chastain (turma de 2003): atriz
- Robin Williams (turma de 1973): ator
- Viola Davis (turma de 1993): atriz
- Laura Linney (turma de 1990): atriz
- Kevin Spacey (turma de 1979): ator
- Anthony Mackie (turma de 2001): ator
- Patti LuPone (turma de 1972): atriz e cantora
- Sara Ramirez (turma de 1997): atriz
- Beau Willimon (turma de 2008): desenvolvedor e showrunner das quatro primeiras temporadas de House of Cards
- Elizabeth Meriwether (turma de 2005): criadora da série New Girl
- Martyna Majok (turma de 2015): dramatista vencedora do Prêmio Pulitzer
- David Lindsay-Abaire (turma de 1997): dramaturgo e roteirista vencedor do Prêmio Pulitzer e várias vezes indicado ao Tony Awards
- Nick Jones (turma de 2011): escritor e produtor das quatro primeiras temporadas de Orage is The New Black
- Audra McDonald (turma de 1993): atriz e cantora vencedora de seis Tony Awards
- Miles Davis (estudou apenas um semestre): lendário trompetista e compositor
- Barry Manilow: cantor e compositor
Como funciona a política de bolsas da Juilliard School?
A Juilliard School conta com um comitê de bolsas que tem a responsabilidade de decidir quais alunos receberão auxílio da instituição com base em uma combinação de dois fatos: necessidade financeira e mérito artístico.
10 melhores conservatórios de música dos EUA
A universidade deixa bem claro que, embora não possa atender a todas as necessidades de todos os inscritos, faz todo o possível para ajudar o maior número possível de alunos, sejam eles americanos ou estrangeiros.
Ao examinar a necessidade financeira de um aluno, o comitê de avaliação da universidade considera a renda e os ativos do aluno e dos pais, disponibilidade de fundos externos e circunstâncias especiais, como perda de emprego. Já o mérito artístico é determinado com base na audição de admissão do aluno e no seu histórico acadêmico.
Não é possível estimar o valor exato da bolsa que cada aluno pode receber, pois essa decisão é baseada na necessidade relativa de cada candidato e no mérito em comparação com outros alunos admitidos a cada ano. No entanto, para estimar o valor potencial do auxílio, a instituição disponibiliza uma calculadora de valores que pode ser acessada aqui. Clique para fazer uma simulação.
Foto/Don Ramey Logan
O mesmo valor recebido no primeiro ano do curso pode ser recebido nos anos posteriores, desde que o aluno continue se aplicando para o auxílio e demonstre um progresso acadêmico satisfatório.
Vale lembrar que todos os estudantes internacionais são elegíveis para as bolsas de estudo da Juilliard e aqueles que possuírem o visto F-1 ou J-1 também são elegíveis para programas de trabalho e outras oportunidades no campus. No entanto, a instituição praticamente não oferece nenhum empréstimo estudantil para estrangeiros, com exceção do programa Anna Schoen-Ren Loan for Vocal Arts students, que é um empréstimo exclusivo para estudantes de Artes Vocais que não tiverem suas necessidades financeiras atendidas pelas bolsas da instituição.
15 tipos de visto americano para brasileiros
Com jurus fixo de 5%, esse empréstimo é prioritário para estudantes internacionais e não acumula enquanto o aluno estiver na faculdade, mas os fundos são limitados e devem ser solicitados por escrito.
Kovner Fellowship Program
Estabelecido em 2014, o Kovner Fellowship é um programa de bolsas baseado em mérito que cobre o custo total estimado de frequência na Juilliard School, e isso inclui, além da taxa da matrícula no curso escolhido, hospedagem, alimentação e despesas adicionais.
Os estudantes selecionados para esse programa são escolhidos por um comitê de seleção especial com base nas recomendações do corpo docente e nos seguintes critérios:
- Mérito artístico
- Histórico acadêmico de sucesso
- Capacidade pessoal de curiosidade intelectual
- Compromisso com o valor da arte na sociedade e
- Potencial para liderança na área
A cada edição do programa, aproximadamente 54 bolsistas de graduação e pós-graduação são selecionados. São elegíveis os seguintes candidatos:
- Estudantes novatos admitidos nos programas de graduação, mestrado ou pós-graduação (Graduate Diploma) em Música
- Alunos de graduação em Música ingressantes no terceiro ou quarto ano do curso
- Estudantes de mestrado ou pós-graduação em Música ingressantes no segundo ano do curso
É importante lembrar que os programas em Dança, Drama, Jazz, Artist Diploma e doutorado em Artes Musicais não são elegíveis para essa bolsa.
Não há uma inscrição e nem mesmo entrevista para a Kovner Fellowship. Isso significa que, ao se aplicar para a universidade, o estudante passa a concorrer automaticamente ao programa.
6 melhores escolas de Artes dos EUA
Após ouvir as audições de admissão, o corpo docente recomenda os candidatos para consideração ao comitê de Seleção do Kovner Fellowship, que se reúne em meados de março de todos os anos para avaliar os candidatos a partir de aspectos como cartas de recomendação, redações de admissão, recomendações do corpo docente e histórico escolar.
O auxílio da Kovner Fellowship é renovado a cada ano, mas essa renovação depende do cumprimento de todos os requisitos acadêmicos e do desempenho dos bolsistas. Também espera-se que os bolsistas do programa contribuam para a comunidade da Juilliard de maneiras que defendam e promovam os valores e a missão da instituição.
Universidade do Intercâmbio
Você quer conquistar uma bolsa em uma universidade americana mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que você não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).