Onde aprender inglês online e grátis: melhores cursos e plataformas

Tempo estimado de leitura: 4-5 minutos

Aprender inglês nunca foi tão acessível quanto nos dias de hoje. Com o avanço da tecnologia e a variedade de plataformas disponíveis, é possível encontrar cursos de inglês online e gratuitos que atendem diferentes perfis, objetivos e níveis de conhecimento. A chave é saber onde buscar.

Seja você um iniciante ou alguém que quer aperfeiçoar o idioma, a seguir vamos apresentar algumas das melhores plataformas que oferecem conteúdo gratuito e de alta qualidade, de forma totalmente online.

O que você vai aprender:

• Duolingo
  • ChatGPT
  • BBC English Learning
  • Cambridge English
  • ESOL
  • Aprenda inglês com um intercâmbio gratuito ou com bolsa

Melhores cursos e plataformas para aprender inglês online e grátis

1. Duolingo

O Duolingo é uma das plataformas mais populares quando se trata de aprender um novo idioma, e com o inglês não é diferente. Utilizando uma abordagem baseada em gamificação, a plataforma torna o aprendizado divertido e interativo. Cada lição é apresentada em pequenos desafios e os usuários são recompensados com pontos e níveis, estimulando a continuidade. O aplicativo é intuitivo, permite escolher o nível de proficiência e é acessível tanto para quem está começando do zero quanto para aqueles que já têm algum domínio da língua.

Além de ser gratuito, o Duolingo tem a vantagem de ser prático, podendo ser acessado de qualquer lugar pelo celular ou computador. Suas lições abrangem desde o vocabulário básico até estruturas mais avançadas de frases, e sua metodologia adaptativa ajusta o nível de dificuldade conforme o usuário progride.

Duolingo: vale a pena aprender um idioma por lá?

2. ChatGPT

O ChatGPT, embora não seja uma plataforma de ensino específica de idiomas, é uma ferramenta poderosa para quem deseja praticar inglês. Utilizando inteligência artificial, ele pode ser utilizado para criar exercícios personalizados, responder perguntas sobre gramática, sugerir temas de conversação e até corrigir textos. Quer você esteja escrevendo um texto ou simulando uma conversa real, o ChatGPT ajuda a melhorar tanto o seu vocabulário quanto a fluência na prática.

Um dos grandes benefícios é a possibilidade de interatividade: você pode pedir para criar quizzes, solicitar explicações sobre termos gramaticais complexos ou até mesmo simular entrevistas e diálogos do dia a dia. Dessa forma, a ferramenta é um complemento valioso para quem deseja expandir suas habilidades linguísticas.

Como aprender inglês com o ChatGPT: guia para alavancar seus estudos

3. BBC English Learning

A BBC oferece um portal completo e gratuito para quem deseja aprender inglês, o BBC English Learning. Com uma vasta gama de recursos, que vão desde vídeos, quizzes e artigos até podcasts e transmissões ao vivo, a plataforma abrange diferentes níveis de conhecimento. Um dos grandes diferenciais da BBC é que o aprendizado é conectado com temas da vida real, o que ajuda a desenvolver o inglês de forma prática e contextualizada.

O portal é ideal para aqueles que preferem aprender de forma mais independente e que gostam de explorar diferentes tipos de materiais. Além disso, muitos dos recursos são voltados para a preparação de exames de proficiência, tornando-o uma excelente opção para quem quer aprender inglês com foco acadêmico ou profissional.

Inglês corporativo: expressões que você precisa aprender

4. Cambridge English

A Cambridge English é mundialmente conhecida pela excelência na preparação para exames de proficiência, como o TOEFL e o IELTS, e também disponibiliza materiais gratuitos para aprender inglês online. O site oferece não apenas aulas e conteúdos preparatórios, mas também atividades interativas, jogos e desafios que ajudam a reforçar o aprendizado.

Se você está se preparando para uma certificação ou apenas quer melhorar sua gramática e vocabulário, os recursos da Cambridge são altamente recomendados. O site oferece conteúdos voltados para diferentes níveis, desde iniciantes até avançados, e é uma opção robusta para quem busca aprendizado gratuito e de qualidade.

Como se preparar para o Toefl e para o Ielts em 2024

5. ESOL (English for Speakers of Other Languages)

O ESOL é uma plataforma rica em materiais voltados tanto para alunos quanto para professores. Com uma vasta gama de cursos e conteúdos gratuitos, o English for Speakers of Other Languages oferece exercícios práticos, vídeos e atividades que cobrem os níveis mais básicos até os mais avançados.

Um dos grandes diferenciais do ESOL é o foco em aprendizado para contextos específicos, como inglês voltado para o ambiente de trabalho ou viagens. Além disso, a plataforma se destaca por oferecer materiais didáticos adaptados a diferentes idades, desde crianças até adultos, tornando-a uma das melhores opções gratuitas para quem deseja aprender inglês online.

Teste: Inglês de emergência para viagens

Aprenda inglês com um intercâmbio de idiomas gratuito ou com bolsa

Seja você um iniciante ou alguém buscando aperfeiçoar suas habilidades no idioma, as opções de cursos de inglês online e gratuitos são amplas e acessíveis. Cada uma dessas plataformas oferece um formato único de aprendizado, permitindo que você escolha aquela que melhor se adapta ao seu perfil e necessidades.

Mas, para além disso, vale ressaltar que uma das maneiras mais eficazes de aprender inglês é através de um intercâmbio.

A imersão em um ambiente onde o inglês é falado constantemente pode acelerar seu aprendizado e proporcionar uma experiência rica culturalmente. A Escola M60 oferece uma preparação completa para quem deseja conquistar uma oportunidade no exterior, seja por meio de bolsas de estudo ou programas gratuitos.

Faça agora o seu Teste de Perfil clicando AQUI e descubra como começar sua jornada internacional sendo um dos nossos mentorados!

Foto de capa por Ling App na Unsplash

09 Out 2024