Por dentro do sistema educacional americano: parte 2

No último post falamos sobre a estrutura do sistema educacional americano focando nos primeiros anos de formação do estudante americano até a fase do processo de seleção para ingresso no Ensino Superior. Hoje vamos falar sobre como funciona a estrutura dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Sistema educacional americano no Ensino Superior

Primeiro Nível: Graduação

Um estudante que está cursando uma faculdade ou universidade e não obteve um diploma de bacharel, está estudando em nível de graduação. Normalmente, leva cerca de quatro anos para obter um diploma de bacharel. E para isso é preciso estudar em uma faculdade comunitária ou em uma universidade ou faculdade de quatro anos.

Nos dois primeiros anos de estudo, o aluno geralmente tem que fazer uma grande variedade de aulas em diferentes disciplinas como Literatura, Ciência, Ciências Sociais, Artes, História, etc. Ou seja, o estudante obtém um conhecimento geral com base em vários assuntos antes de se concentrar em um campo específico de estudo.

Muitos estudantes escolhem estudar em uma faculdade comunitária para completar os dois primeiros anos dessas disciplinas gerais introdutórias. E após isso ganham um título de Associate degree e optam por serem transferidos para uma universidade ou faculdade de quatro anos.

Para saber mais sobre as diferenças entre faculdade, universidade e faculdade comunitária nos Estados Unidos clique aqui.

O que é major?

Um "major" é o campo específico de estudo no qual a graduação do estudante é focada. Por exemplo, se ele optar por um major em Direito ao final do curso será um bacharel em Direito. Esse aluno será obrigado a fazer um certo número de cursos nessa área para atender aos requisitos de graduação do seu curso. O estudante deve escolher seu major no início do seu terceiro ano na faculdade.

Uma característica muito original do sistema de Ensino Superior americano é que um estudante pode mudar o seu “major” quantas vezes quiser. É extremamente comum alunos americanos mudarem de curso em algum momento de seus estudos de graduação. O sistema educacional americano é muito flexível. Mas tenha em mente que essas mudanças podem resultar em mais cursos. E isso significa mais tempo e dinheiro.

Para saber mais sobre majors e minors clique aqui.

Segundo Nível: Pós-Graduação (Mestrado)

No Estados Unidos é muito comum os estudantes optarem por fazer o Mestrado logo após a graduação. Esse grau é geralmente obrigatório para cargos de nível superior em Engenharia, Biblioteconomia, Educação e Saúde Comportamental.

Além disso, estudantes internacionais de alguns países só podem estudar no exterior em nível de pós-graduação. Mas felizmente esse não é o caso do Brasil.

Um programa de Pós-Graduação é geralmente uma divisão de uma universidade ou faculdade. Para conseguir ser admitido é preciso fazer o Exame de Registro de Pós-Graduação (GRE). Certos programas de Mestrado exigem testes específicos, como o LSAT para as faculdades de Direito, o GRE ou o GMAT para as Escolas de Negócio, e o MCAT para as faculdades de Medicina.

Geralmente o Mestrado pode ser feito em 1 ou 2 anos.

Terceiro Nível: Pós-Graduação (Doutorado)

Muitas escolas de Pós-Graduação consideram a obtenção de um Mestrado o primeiro passo para obter um Doutorado. Mas em outras escolas, os alunos podem se preparar diretamente para um Doutorado sem obter um Mestrado. Pode levar três anos ou mais para obter um grau de Doutorado. Para estudantes internacionais, esse tempo pode aumentar para até cinco ou seis anos.

Nos primeiros dois anos do programa, a maioria dos doutorandos se matricula em aulas e seminários. Pelo menos mais um ano é gasto em condução de pesquisas e para escrever a tese, que deve ser um artigo inédito.

A maioria das universidades americanas que oferecem cursos de Doutorado exigem que seus candidatos tenham conhecimento de leitura de duas línguas estrangeiras.

Agora você já conhece toda a estrutura do sistema educacional americano. Desde os primeiros anos da infância até os estudos de Pós-Graduação. Seu sonho é estudar por lá? Então o ideal é procurar pela ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

27 Fev 2019