Mais de 1.800 faculdades não exigem notas do SAT ou ACT nos EUA em 2023

No total, mais de 1.800 faculdades dos Estados Unidos não estão exigindo as notas do SAT ou do ACT para o ano letivo com inscrições no outono de 2023.

Dentre as instituições que não exigem testes padronizados, existem dois tipos: as universidades test-blind (que não recebem pontuações do ACT/SAT) ou aquelas que deixam o envio do resultado como opcional.

Os dados são da FairTest, uma organização educacional americana que aborda questões relacionadas à justiça e precisão na realização e pontuação dos testes dos alunos.

Inicialmente, a política test-blind das universidades foi motivada pela pandemia da Covid-19. E agora, mesmo com a flexibilização das regras de isolamento social, muitas universidades e escolas dos Estados Unidos não vão pedir as provas do ACT/SAT.

A lista engloba 1.835 universidades dos EUA e foi divulgada no final de 2022. Dentre as universidades, estão a Universidade do Texas (com teste opcional) e a Universidade da Califórnia (test-blind ou test free).

O diretor executivo da FairTest, Harry Feder, comentou sobre essa tendência. Para ele, a nova política reconhece que os resultados dos testes não são suficientes para medir o resultado acadêmico de forma geral:

"Essas escolas reconhecem que os resultados dos testes padronizados não medem o 'mérito' acadêmico. O que eles avaliam com bastante precisão é a riqueza familiar, mas esse não deveria ser o critério para entrar na faculdade."

Onde estudar sem o ACT/SAT?

De acordo com a FairTest, mais de 1.750 escolas terão políticas opcionais de ACT/SAT no outono de 2023. Nesse caso, os candidatos podem decidir se vão enviar as pontuações dos testes e considerá-las no processo de admissão de uma faculdade.

Outras 85 faculdades aceitam alunos sem o ACT ou SAT. Para essas universidades, os resultados dos exames padronizados dos candidatos não são considerados, mesmo que sejam enviados.

Ainda de acordo com o estudo, pelo menos 1.450 faculdades e universidades tornaram permanente aceitar alunos sem o SAT ou ACT. Além de outras 90 que estenderem a política até as admissões de outono de 2024.

Dentre as universidades listadas, estão diversas instituições renomadas, como:

via Giphy

Fazer ou não o SAT/ACT?

Com a nova política de testes padronizados opcionais ou que não serão considerados, muitos estudantes têm dúvidas se devem realmente fazer as provas do SAT e do ACT. Inclusive, já trouxemos aqui no blog algumas dicas para decidir se a aplicação test-blind é ideal para cada perfil de estudante.

Isso porque caso o aluno não envie as notas padronizadas, outros pontos da aplicação terão mais peso durante o processo seletivo. Por isso, saber qual é a aplicação certa para cada estudante é um passo fundamental para estudar nos Estados Unidos. Se você quer se preparar com a estratégia certa, não perca mais tempo! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!

Elaine Maciel

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

13 Fev 2023

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024