BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Trabalhar na Holanda: quais as melhores profissões

Para quem quer estudar fora ou está em busca de uma viagem para relaxar, a Holanda aparece como um destino bastante procurado. 

Além disso, o país europeu também pode reservar boas oportunidades de emprego. Para quem está interessado em trabalhar na terra das tulipas, separamos uma lista de profissões que têm uma demanda expressiva por lá. 

Assim, fica mais fácil de você saber se a sua área tem destaque nas vagas holandesas. Mas cabe ressaltar que, mesmo que sua profissão não esteja nessa lista, bons profissionais, atualizados e capacitados, com uma rede positiva de networking podem conquistar grandes oportunidades em qualquer lugar do mundo. 

Quais áreas econômicas são mais fortes na Holanda?

A Holanda é um país do noroeste europeu, onde existe uma grande comunicação na língua inglesa. São mais de 17 milhões de moradores por lá. Cerca de 250 mil pessoas estrangeiras imigraram para lá em 2021, segundo a CBS. 

Em relação à economia holandesa, ela é a 17.ª maior do mundo, de acordo com o Globo Atlas. Por ser um país bastante desenvolvido, a Holanda representa uma parcela significativa da economia europeia. 

Por isso, encontrar oportunidades de trabalho por lá pode ser uma boa chance de conquistar experiência fora do Brasil ou até mesmo de fixar residência na Europa

Os setores econômicos mais fortalecidos são, geralmente, aqueles que também apresentam maiores chances de empregabilidade. 

 

Na Holanda, os principais pontos da economia são: 

1. Agricultura e indústria alimentar

A Holanda é um dos maiores países do mundo na exportação de alimentos e produtos agropecuários. De forma geral, os principais itens são tomates, maçãs, flores e outros itens. Essa área é a responsável por empregar cerca de 4% da população. 

2. Indústria de energia

Além do gás natural, a energia nuclear e eólica se destacam na Holanda. É uma das principais exportações holandesas e a estimativa é que cerca de 25% de todo o gás natural da Europa venha da Holanda. 

3. Indústria metalúrgica

Essa é uma parte fundamental da produção manufaturada da Holanda. Nessa área se sobressaem os equipamentos, serviços e softwares. Também é importante citar que esse setor se relaciona diretamente com outros, como energia, saúde, automóveis etc. Por lá, o aço é exportado para mais de 160 países e os números indicam que a Holanda está entre os 20 maiores exportadores do produto.

4. Indústria química

A indústria química é um dos pilares econômicos da Holanda Por lá, várias empresas multinacionais se desenvolvem, como a Royal Dutch Shell e a DSM.  

5. Turismo

Em terras holandesas, o turismo é muito forte. Afinal, o país é conhecido por sua arte e tradições históricas. O setor turístico contribuiu com mais de 9,6% com a geração de emprego e mais de 5% do crescimento doméstico da economia. Os dados do World Atlas ainda indicam que a parte mais visitada é do Norte do país.

Assim sendo, na Holanda essas áreas têm uma grande demanda de funcionários, como engenheiros eletricistas, engenheiros químicos, agentes de turismo, dentre outros profissionais importantes para o funcionamento dessas áreas. 

Quais são as profissões com mais vagas na Holanda?

De acordo com as informações do InterNations, algumas profissões têm uma demanda mais expressiva na Holanda. A ONG cita as ocupações com maior número de oportunidades em Amsterdam, capital da Holanda. São elas:

1. TI e Ciências de Dados

Assim como é uma tendência mundial, profissionais da tecnologia da informação, ciências de dados e outras áreas correlatas são cada vez mais necessários. São profissionais como:

  • Gestor de TI;
  • Analista de Sistemas;
  • Bacharel em Sistemas de Informação.


trabalhar na Holanda(Lukas/Pexels)

2. Finanças

Diminuir os gastos e aumentar os lucros: uma boa e eficiente gestão traz resultados importantes, e daí vem a demanda por profissionais da área financeira. 

  • Gestão Financeira;
  • Ciências Econômicas (Economia);
  • Ciências Contábeis (Contabilidade);
  • Administração;
  • Engenharia de Produção.

3. Saúde e Ciências Médicas

Saúde é sempre uma demanda importante e na Holanda não seria diferente. Os profissionais de saúde são aqueles como:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Dentistas;
  • Fisioterapeutas.

trabalhar-na-holanda(Pixabay/Pexels)

4. Negócios

Nesse setor, podemos citar a grande urgência das empresas de uma boa administração para que resultados positivos sejam gerados. 

  • Marketing;
  • Vendas e gestão comercial;
  • Planejamento financeiro;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Recursos Humanos.

5. Trabalhadores industriais

Além de técnicos e especialistas, mão de obra qualificada é uma demanda importante para a área industrial. Como vimos, a indústria tem diversas faces na Holanda e pode ser uma boa oportunidade de emprego por lá. 

  • Informática;
  • Construção;
  • Logística;
  • Energia e telecomunicações;
  • Eletroeletrônica.

(Chevanon Photography/Pexels)

6. Profissionais de comunicação da mídia

A mídia desempenha papel fundamental para a sociedade e comunicação e essa pode ser uma boa oportunidade para os profissionais desse ramo. 

  • Jornalista;
  • Publicitário; 
  • Design.

7. Educação 

Os profissionais da educação também aparecem como uma demanda na Holanda. Vale reforçar que para quem tem um ótimo domínio da língua, ensinar português para estrangeiros pode ser uma boa chance na área, até mesmo de forma temporária. 

  • Professores;
  • Pedagogos;
  • Coordenadores educacionais.

Dessa forma, são várias oportunidades de emprego na Holanda. Por isso, o mais recomendado é se preparar para conquistar as oportunidades adequadas ao seu perfil.

As vagas mais qualificadas podem exigir que, além do inglês, você tenha domínio do holandês. Porém, outras oportunidades podem ser conquistadas apenas com a língua inglesa por lá. 

Ainda é importante lembrar que para trabalhar na Holanda, é necessário ter uma autorização de permanência: o visto de trabalho. No caso dos trabalhadores temporários, pode ser necessário um documento de trabalho, além do visto de residência.

Para trabalhar na Holanda, será necessário solicitar um visto no Consulado da Holanda no Brasil. Como em outros países, existem vários tipos de visto e, para trabalhar, é necessário um visto de trabalho!

Trabalhar na Holanda é possível

Trabalhar na Holanda como um estrangeiro é, sim, possível. Como você já sabe, a Holanda tem uma economia sólida e que por muitas vezes demanda profissionais qualificados e capacitados.

Assim como em outros intercâmbios, a chave para conquistar uma chance de emprego na Holanda é através da preparação. Hoje, os dados do IBGE indicam cerca de 12 milhões de desempregados no Brasil, por isso, muitos querem uma oportunidade fora. 

Para te auxiliar nesse processo de preparação até a conquista do emprego no exterior, você pode contar com mais de 900 aulas e professores especialistas. Essa é a nossa mentoria M60. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil.

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

15 Mai 2022

Postagens recentes